Destaques da 1ª rodada da PL + projeção dos jogos da 2ª

Por João Vitor Splendore Bonamin

WhatsApp Image 2019-08-16 at 18.33.52

A Premier League, a liga mais badalada do mundo, começou na semana passada, na sexta-feira, com a vitória do Liverpool sobre o Norwich por 4×1. No fim de semana tivemos 9 jogos muito bons, com muitos detalhes técnicos/táticos. A seguir, 10 destaques, + a projeção dos confrontos deste fim de semana:

1) Fabinho e Wijnaldum (Liverpool 4×1 Norwich)

Fabinho e Wijnaldum, peças chaves para Jürgen Klopp, começaram muito bem a PL. A combatividade deles e as ações após a perda da bola, em campo alto, são extremamente vitais para que a equipe mantenha o controle/domínio das partidas – roubam/recuperam muitas bolas desta forma. Neste 1º jogo, Fabinho esteve essencialmente bem neste sentido. Também comandou a instalação dos reds no campo de ataque e apoiou bastante a dupla de zaga na saída de bola. A melhorar a coordenação da defesa que, quebrando linhas para pressionar, teve problemas com T. Pukki, ameaçando em profundidade. Na quarta-feira, contra o Chelsea, isto se repetiu.

2) O indomável Manchester City (West Ham 0x5 Man City)

O Manchester City, impiedoso, massacrou o West Ham em Londres: 0X5. Brutal a exibição de Raheem Sterling, mais por dentro do que o habitual – marcou um hat-trick. De Bruyne transitando e Mahrez e Gabriel Jesus, supresas no XI inicial, também foram muito bem. Um dos pontos a se atentar é o encaixe de Rodri, que precisa se acostumar com o ritmo e a dinâmica do futebol inglês e se perfilar melhor nas saídas – tem somado algumas perdas sob pressão.

3) Pouco repertório no Selhurst Park (Crystal Palace 0x0 Everton)

No primeiro 0x0 da rodada, faltou repertório para ambas as equipes. Os comandados de Roy Hogdson não somaram muitas saídas no 1t, contra um Everton que se impunha e instalava-se no campo de ataque com os laterais (Coleman – um dos melhores em campo, diga-se – e Digne), mas que não conseguia tantos arremates. Na 2ª etapa, cresceram, com Benteke conseguindo dar sequência às jogadas (bolas longas) e com Meyer tendo bons minutos pela esquerda. Zaha, que entrou depois, também melhorou o cenário, mas não foi o suficiente.

4) A ótima estreia do Burnley (Burnley 3×0 Southampton)

O Burnley começou muito bem a temporada, com um 3×0 contra um time que deve ser um adversário direto na luta por posições na tabela. Os gols saíram todos no 2T, a partir da falha do dinamarquês Vesteergard. Barnes marcou 2 e Pieters deu 2 assistências. Tarkowski e Mee fizeram uma bela partida. Gudmundsson, que marcou o 3º gol, também foi muito bem (inclusive defendendo/recompondo, dobrando a marcação pelo lado).

Hasenhuttl, que não teve muitos reforços, terá o Liverpool como adversário na 2ª rodada – o alento é que o jogo é em casa. Redmond, que foi o melhor da equipe no 1º jogo (atuando por trás de Che Adams no 3-4-2-1, juntamente com Danny Ings), precisará estar num bom dia.

5) O heroico Billy Sharp (Bournemouth 1×1 Sheffield United)

Billy Sharp, que é muito identificado com o Sheffield, entrou no 2T e marcou o gol de empate contra o Bournemouth, já nos minutos finais. Heroico, o ídolo/capitão trouxe o primeiro (e valioso) ponto para o time na campanha, fora de casa. Incrível como competiram bem e como são organizados coletivamente, compensando toda a limitação técnica existente. Tendo isto em conta, o resultado foi ruim para os Cherries. Individualmente, destacáveis Aké e Mepham (que marcou o gol da equipe), com muito peso na saída de bola. Fraser desequilibrou (através do drible) quando a equipe marcou, mas esteve abaixo, num todo; no Sheffield, bem Stevens (ala-esquerda, no 5-3-2) e Lundstram (interior direito – MCD).

Ambos terão confrontos parelhos: o Bournemouth encara o Aston Villa, em Londres, e o Sheffield recebe o Palace. Precisarão ter cuidados com a bola longa, com o brasileiro Wesley e Benteke, respectivamente.

6) Graham Potter debutando muito bem (Watford 0x3 Brighton)

A vitória do Brighton por 3-0, fora de casa, contra o bom Watford de Javi Gracia foi talvez o resultado mais surpreendente da rodada. O Watford, que manteve o quadrado no meio-campo (4-2-2-2), esteve desacertado. O Brighton, no 5-4-1/5-2-3, foi bem efetivo e teve alguns nomes em evidência. Merecem ser pontuadas a jogada de Pröpper no 0-2 e a assistência espetacular de Dunk (um belíssimo passe em profundidade) para Maupay, um grande reforço, no 0-3.

Em casa, o Brighton enfrentará o West Ham, que sempre começa muito mal o campeonato, e o Watford sairá para jogar contra o Everton. A ver se a equipe de Graham Potter terá mais uma boa exibição e se o Watford se recuperará. Jogos interessantes e bem equilibrados também.

7) Ndombelé, um ótimo reforço para os Spurs (Tottenham 3×1 Aston Villa)

Ndombelé foi um dos protagonistas do que foi, talvez, o melhor jogo da rodada. No 1t, entre linhas, no 4-3-1-2 da equipe, já deixava detalhes, mas cresceu mesmo a partir da entrada de Eriksen, quando passou a ter mais liberdade para se movimentar, buscar a bola mais atrás e associar-se. Foi chave para a virada, marcando o gol de empate, no 2T. Espetacular a partida de Björn Engels e Tyrone Mings, a dupla de zaga do Aston Villa, defendendo a área – seguraram a vantagem por um longo tempo. Wesley acabou não tendo a estreia dos sonhos.

Neste fim de semana, o Tottenham enfrentará o City no Ettihad. Jogaço. Pochettino terá que encontrar soluções para o lado esquerdo da defesa, que falhou no gol do Villa (Rose e Davinson Sánchez tem muitas limitações). Vertonghen não atuou por opção.

8) A pressão pós-perda do Leicester (Leicester 0x0 Wolves)

Apesar dos gols não terem saído (e nem muitas oportunidades terem sido criadas, de fato), foi bom o duelo entre Leicester e Wolverhampton, no King Power Stadium. Vale destacar a pressão pós-perda do Leicester, que tomava a iniciativa. Deste modo, evitaram que o adversário somasse saídas, através dos lançamentos de Rúben Neves – só conseguiram algumas no início do 2T. Diogo Jota, parceiro de Raúl Jiménez no ataque, errou bastante.

9) O duelo entre Steve Bruce e Emery (Newcastle 0x1 Arsenal)

Boa vitória do Arsenal na largada do campeonato, fora de casa, com gol de Aubameyang (e assistência de Maitland-Niles). A equipe de Steve Bruce – que é bastante contestado – não deixou más sensações. Armada no 3-5-2, com Almirón por trás de Joeliton – uma dupla que promete muito -, organizou-se bem defensiva e ofensivamente. Os encaixes e as perseguições e os bons lançamentos (ligações diretas) merecem destaque. No Arsenal, o bom nível da linha defensiva, que é certamente o que mais preocupa para a temporada, foi algo bem positivo. Chambers, individualmente um dos maiores destaques, gera curiosidade. Se consolidará, enfim, com o decorrer dos jogos? Entre outras questões pertinentes, Martinelli, que entrou no fim, terá bons minutos e já será um nome importante em 19-20? A ver.

Arsenal e Burnley abrirão esta rodada, amanhã, 8h30. O Newcastle enfrentará o Norwich, um duelo que, pelas características das equipes, promete ser um dos mais interessantes do fim de semana (Ofensividade x Reatividade).

10) 4X0 foi muito (Manchester United 4×0 Chelsea)

O jogo mais aguardado da rodada acabou tendo um placar não condizente com o que foi a partida. O Chelsea foi superior na maior parte do tempo, mas foi castigado pela falta de sorte e pontaria. Sem Kanté, sofreu nas transições defensivas, o que, por outro lado, é o ponto forte do United, que tinha Martial (como 9) e Rashford atacando as costas rivais e simplesmente Paul Pogba lançando. Bem satisfatório o nível de Wan-Bissaka e Harry Maguire, reforços luxuosos de Ole Gunna Solksjaer. Lindelöf e Shaw, que completam a linha defensiva, foram muito bem também. A equipe dá um salto muito importante neste sentido.

O Chelsea, que jogou bem contra o Liverpool na quarta-feira (Kanté, Pedro e Pulisic fizeram uma bela partida), enfrentará o Leicester no domingo, fora de casa. Jogo duro, mas Frank Lampard precisa da vitória, para ganhar confiança. United terá uma bela prova de fogo, contra o Wolves, fora também. Mais 2 jogos muito bons. Imperdível a PL.

Aproveite nossas dicas e aposte:

WhatsApp Image 2019-08-16 at 21.00.28
Aposte agora.

@jvsb28

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s