Oportunidades de mercado – ANÁLISE DE JOGADORES SEP

Por Breno Barbosa

WhatsApp Image 2019-08-12 at 08.58.28

“Todos jogadores de qualidade são observados e interessam. Sempre buscamos oportunidades de mercado”, Alexandre Mattos. Quando questionado sobre uma especulação, o diretor Alexandre Mattos responde com às mesmas palavras e trabalha de forma minuciosa nos bastidores para reforçar o elenco. O primeiro semestre de 2019 foi positivo, apesar de alguns tropeços importantes. Desta forma, a diretoria agiu rapidamente no mercado e trouxe três contratações para o decorrer da temporada.

VÍTOR HUGO – ZAGUEIRO – 28 ANOS – 1,87CM –CANHOTO

WhatsApp Image 2019-08-14 at 12.41.44Imagem: César Greco/Palmeiras.

O primeiro reforço é um velho conhecido, trata-se do defensor Vítor Hugo, campeão da Copa do Brasil 2015 e Campeonato Brasileiro 2016. O zagueiro foi contratado perante a Fiorentina-ITA, o verdão desembolsou cerca de R$23 milhões e assinou por 5 temporadas.Vítor Hugo é uma peça importante ao elenco, pois tem experiência, qualidade e identidade com o clube.

WhatsApp Image 2019-08-14 at 12.40.47Imagem: Instat. 
  • Confira alguns dados do zagueiro Vitor Hugo. Interessante notar sua predominância pelo lado esquerdo.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

  • JOGO AÉREO: Vitor Hugo tem muita qualidade nos lances aéreos defensivos e ofensivos. O zagueiro tem ótimo posicionamento, impulsão, agilidade e precisão para cabecear. Ele tem uma grande imposição nessas jogadas e consegue ser absoluto na bola aérea.
  • MARCAÇÃO: O jogador faz ótimas coberturas e perseguições, tem intensidade na marcação e leva superioridade na maioria dos embates individuais.
  • POSICIONAMENTO: O atleta se locomove muito bem dentro de campo, orienta os setores e não deixa o oponente explorar esses espaços. Os lançamentos longos, também, são características que destaco em “Torugo” (Como o defensor é conhecido pelos palmeirenses).
WhatsApp Image 2019-08-14 at 12.40.55Imagem: Instat.
  • A tabela mostra a comparação de números entre Vitor Hugo e os outros defensores de time.

Apesar da dupla Luan e Gustavo Gómez viver um grande momento, o Vítor Hugo tem potencial para conquistar sua vaga nos onze inicias. Com o novo camisa 4, o técnico Felipão ganha repertório na sua defesa e pode optar até com três zagueiros, o ideal seria encaixa-lo aos poucos e esperar esse processo de readaptação. Para o jogo físico e aéreo de Felipão, o Vítor Hugo é uma “arma” importantíssima e cumpre bem essas funções.

HENRIQUE DOURADO – ATACANTE –29 anos – 1,84CM – CANHOTO

WhatsApp Image 2019-08-14 at 12.41.35Imagem: César Greco/Palmeiras.

Contratado por empréstimo até Dezembro, o centroavante é uma aposta para o restante do ano e mais um jogador que reencontra o Alviverde. Henrique “Ceifador” recuperou-se recentemente de uma lesão grave, no qual impossibilitou que disputasse o Campeonato Chinês. Henrique Dourado representa a famosa frase de Mattos “oportunidade de mercado”, pois o clube não gastará com sua chegada e Felipão ganha mais uma peça para o setor ofensivo.WhatsApp Image 2019-08-14 at 12.41.02Imagem: Instat

  • Confira alguns dados do centroavante Henrique Dourado. Não tem muita mobilidade, porém abre espaços para infiltrações, consegue fazer bem o papel de pivô e principalmente, o atacante precisa ser potencializado para ter um alto percentual de finalização.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  • COBRANÇA DE PÊNALTI: Ceifador é um exímio cobrador de pênaltis e finaliza com qualidade. Tem muita frieza nas cobranças e pode ser importante na fase final da Libertadores.
  • DISPUTAS AÉREAS E FÍSICAS: O atacante se impõe nas jogadas aéreas, ele incomoda os zagueiros do adversário e protege bem a bola. O jogador pode ser uma boa peça para realizar o pivô, tirar o time do sufoco e segurar a bola no campo ofensivo. Henrique Dourado também anotou vários gols de cabeça.
  • POSICIONAMENTO: O centroavante ocupa bem os espaços e consequentemente aproveita os rebotes do goleiro para marcar seus gols. O Ceifador pode não ser um primor técnico, entretanto finaliza muito bem.

Não considero a melhor opção, mas tem atributos que podem ser utilizados a favor da equipe e surpreender nesses meses restantes. Num possível 4-4-2, o Alviverde pode ter dois centroavantes, tendo Henrique Dourado como referência no comando ofensivo. Pode atuar também no tradicional 4-2-3-1, como peça mais avançada da equipe.

LUIZ ADRIANO – ATACANTE –32 ANOS –1,83CM –DESTRO

WhatsApp Image 2019-08-14 at 12.41.28Imagem: César Greco/Palmeiras.

A famosa “cereja do bolo” chama-se Luiz Adriano, o centroavante assinou contrato até 2023 e está gerando muitas expectativas dentro do clube. Com passagem no futebol europeu, o atacante assumiu a camisa 10 e tem a responsabilidade de ser o “homem gol” do técnico Felipão. Dos cinco centroavantes do elenco, Luiz Adriano é o que mais agrega nas outras fases do jogo e tem muita técnica, isso possibilita um ataque rápido e com várias movimentações.

WhatsApp Image 2019-08-14 at 12.47.04Imagem: Instats.
  • Confira às estatísticas do novo centroavante palmeirense. Luiz Adriano movimenta-se bastante no último terço, tem qualidade para associar e puxar contragolpes, além da precisão nos arremates.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  • FINALIZAÇÃO: O centroavante tem muito repertório nas conclusões e poder de definir partidas. É um jogador que pode somar muito no último terço e gerar desequilíbrio positivo.
  • MOVIMENTAÇÃO: O atleta associa-se com seus companheiros, tendo qualidade nos passes e servindo como opção aos companheiros. Tem agilidade, desmarca-se bem e abre espaços para infiltrações dos seus colegas de time.
  • PRESSÃO: Luiz Adriano desempenha o papel de marcação pressão no campo ofensivo, recuperando a posse próximo do gol oponente. É obediente taticamente e demonstra intensidade em campo.

Luiz Adriano tem enorme qualidade, experiência e condições para ser destaque no time de Scolari. O processo de adaptação é fundamental, pois a demanda de jogos é alta e o camisa 10 precisa está entrosado com o restante do elenco. Aos poucos deve assumir o protagonismo da equipe e dividir às responsabilidades com os principais jogadores do Verdão.

WhatsApp Image 2019-08-14 at 12.47.18Imagem: Instats.

A tabela compara os cinco centroavantes do Palmeiras.

Um dos principais candidatos aos títulos do Brasileirão e Libertadores, o Palmeiras trouxe boas peças e está com um elenco ainda mais qualificadado.

@brenobmarketing

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s