Sabe de Kane?! – ANÁLISE TÁTICA TOTTENHAM 3 X 1 ASTON VILLA

Por Alif Oliveira

WhatsApp Image 2019-08-12 at 18.28.42

Na estreia da Premier Legue 19/20, o Tottenham recebeu o Aston Villa ainda com a ausência de alguns jogadores importantes para o funcionamento de seu sistema como Dele Alli, o reforço Lo Celso e com Eriksen começando a partida no banco de reservas.

A equipe começou a partida no seu habitual 4-3-1-2 da temporada passada, com Harry Winks na base da jogada oferecendo o primeiro passe para seus companheiros, Ndombele com seu grande vigor físico e capacidade de se desmarcar com um drible e conduzindo dando apoio pela direita, Sissoko com seu vigor físico pela esquerda e Lamela fazendo a criação recebendo a bola entrelinhas para ativar Lucas e Kane. O Aston Villa partiu de um 4-1-4-1 alterando para um 4-5-1 como um modo de reagir a imposição que a equipe da casa iria lhe propor, nisso, o plano era lançar bolas longas e nas costas dos volantes e laterais para chegar com perigo ao gol de Lloris.

WhatsApp Image 2019-08-12 at 18.28.53Encaixes feitos pela equipe do Tottenham marcando em bloco-alto buscando o erro na saída do Aston Villa/Imagem:Instat.

O Tottenham criou boas oportunidades para abrir o placar logo no começo, onde se parecia bem na partida tomando o partido das ações buscando o corredor esquerdo com Sissoko e Rose buscando o cruzamento para os homens que chegavam na área. O Aston Villa aos 8 minutos da primeira etapa, abriu o placar depois de um lançamento longo pela esquerda encontrando John Me Ginn infiltrando nas costas do volante dos Spurs, e depois disso, resolveu fechar e baixar suas linhas ainda mais em busca de anular as ações ofensivas dos comandados de Pochettino.

Em desvantagem no marcador, o Tottenham precisava quebrar essa linha de marcação, e para isso meio de campo não apresentava uma imposição tão forte para quebrar essa linha, fazendo com que a equipe tivesse dificuldade para reagir depois do gol tomado logo no princípio da partida. Com o excesso de jogadores por dentro, a opção de usar os corredores era necessário mas isso não foi criado em oportunidade pois Rose pela esquerda e Walker-Peters pela direita não conseguiam dar espaço necessário para abrir a defesa rival, permanecendo a equipe com dificuldades na criação de jogadas.

WhatsApp Image 2019-08-12 at 18.29.03Muitos jogadores por dentro sobre as linhas do Aston Villa, dificultando a criação de oportunidades para os Spurs/Imagem:Instat/Edição:Alif Oliveira.

Pochettino resolveu reagir e mudar a plataforma para o 3-2-5 para o time ter vantagem numérica no ataque, e para isso contava com Winks mudando a direção para o corredor vazio, e tringualações pelos dois corredores com Rose-Ndombele-Kane pela esquerda e Walker Peters-Sissoko-Lucas pela direita, ocasionando em boas situações de perigo ao goleiro Tom Heaton.

WhatsApp Image 2019-08-12 at 18.29.153-2-5 formado para tentar gerar vantagem numérica em meio ao 4-5-1 adversário. Imagem:Instat/ Edição:Alif Oliveira.

A formação se manteve para o início da segunda etapa, mas a saída de Harry Winks pelo cansaço deu a oportunidade para Eriksen entrar e mudar o jogo e a  com seu toque refinado e a plataforma para o 4-2-3-1, abrindo Lamela pela esquerda, Kane centralizado e Lucas pela extrema direita. O dinamarquês tinha a liberdade de circular por toda a zona de finalização desde pegando a bola com os volantes ou até ficando por trás do ceantrovante.

Agora, o jogo externo dos Spurs iria ser facilitado com os extremos espetados  vindo por dentro abrindo corredor para as ultrapassagens dos laterais buscando a área para quem estivesse chegando.

O primeiro gol saiu aos 27 minutos depois de um escanteio cobrado por Eriksen pela direita, Lucas ajeitando na sobra para Ndombele finalizar com maestria tirando do goleiro. O segundo aos 40 minutos depois de cruzamento de Lucas pela direita, a bola rebate na defesa e Kane aproveita para virar o placar.

O terceiro gol é o principal e o mais bonito, onde o time recupera a bola e inicia o contra-ataque com Sissoko conduzindo com maestria de cara para o gol e dando a bola para o raio Harry Kane dar números finais na partida.

@Alif_OR14

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s