Defesa forte e ataque fraco – ANÁLISE TÁTICA INTERNACIONAL 0X0 CORINTHIANS

Por Jhonata Souza

WhatsApp Image 2019-08-12 at 12.19.03

No último domingo (11), dia dos pais, Internacional e Corinthians se enfrentaram no Beira-Rio pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro com o placar  como começou, em 0x0. O Colorado foi escalado por Odair da seguinte maneira: Lomba; Bruno, Moledo, Cuesta e Uendel; Rithely (Nico Lopez), Nonato (Sarrafiore) e Patrick; D’Alessandro, Sóbis (Wellington Silva) e Guerrero. Já Carille escalou o Timão com os seguintes jogadores: Cássio; Michel Macedo, Manoel, Gil e Avelar; Gabriel; Pedrinho (Ramiro), Urso, Sornoza (Matheus Jesus) e Clayson (Everaldo); Vagner Love.

PRIMEIRO TEMPO                      

Foi um primeiro tempo bem abaixo do Corinthians e que lembrou o time antes da pausa em alguns momentos, já que se postou de forma muito organizada na defesa, mas, deixou bastante a desejar no ataque. Nos primeiros 25 minutos o Timão subiu suas linhas para pressionar a saída de bola do Inter e até conseguiu forçar o erro do adversário em alguns momentos, só que ai a equipe esbarrou nos seus próprios erros na hora de criar alguma jogada de perigo.

Nas vezes que tentou trabalhar a posse o Corinthians buscou bastante o lado direito com trocas de passes entre Michel, Pedrinho, Urso e Gabriel. Isso deixou bem claro a falta que Fagner faz para a equipe. Só na reta final da primeira etapa que o alvinegro conseguiu uma chance real de gol com Junior Urso que se enrolou na hora da finalização. Alguns dos problemas do Corinthians na hora de criar as jogadas:

  • Uma partida ruim de Sornoza
  • Clayson e Pedrinho presos demais nas pontas
  • Falta de aproximação entre os jogadores
  • Muitos erros de passes
  • Love não conseguindo dar sequência aos ataques

Se o ataque deixou a desejar, a defesa foi muito bem. O Timão se postou de forma bem compacta em campo trazendo as suas linhas para perto do gol e fechando muito bem o meio com o intuito de forçar o Inter a jogar pelos lados de campo, por lá a equipe colorada se viu em vários momentos tendo o cruzamento como opção, o que acabou consagrando a zaga Corinthiana. Destaque para as boas partidas de Urso e Gabriel que foram importantes no momento defensivo.

WhatsApp Image 2019-08-12 at 12.25.54Corinthians postado sem dar espaços na defesa.

SEGUNDO TEMPO

O panorama não teve grandes mudanças na segunda etapa. O Corinthians continuou se defendendo para buscar o gol via contra ataque. A defesa continuou muito bem e cedendo poucos espaços para o Inter. Destaque especial para a dupla de zaga formada por Gil e Manoel, ambos além de proteger bem a área souberam lidar e neutralizar Paolo Guerrero. Um jogo que só comprava a evolução do sistema defensivo alvinegro.

O Corinthians tentou ter mais a bola na segunda etapa. Clayson e Pedrinho começaram a circular mais pelo campo e ajudar na circulação da posse. Mesmo assim o Corinthians continuou tendo dificuldades em criar quando o Inter estava com a sua defesa postada. As melhores jogadas vieram via contra ataques, pois o colorado deu muitos espaços para o Timão puxar os contra golpes. E novamente a equipe esbarrou em erros na tomada de decisão e em gestos técnicos para conseguir criar lances claros de perigo ao gol de Marcelo Lomba.

As opções de Carille na hora das substituições mostraram claramente que o treinador estava satisfeito com o empate. Ramiro e Matheus Jesus entraram com o intuito de aumentar o poder defensivo da equipe, enquanto que Everaldo no lugar Clayson não mudou as características do ataque. O ponta entrou puxando bons contra ataques, mas, pecou bastante na hora de finalizar as jogadas.

WhatsApp Image 2019-08-12 at 12.26.04Estatísticas do jogo via Footstats.

Empatar no Beira-Rio não é um resultado ruim, porém da maneira que foi jogo ficou aquele gosto amargo que poderia ter conquistado um resultado melhor. O jogo mostrou que a titularidade de Sornoza e Love tem de ser repensada, que hoje o Corinthians tem um sistema defensivo confiável e que Carille precisa repensar a postura do time alguns momentos, pois ser conservador demais em alguns jogos grandes e o que está impedindo o Corinthians de entrar na vez na briga por mais um titulo brasileiro.

@jhonny14souza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s