Início positivo – ANÁLISE TÁTICA LIVERPOOL 4 x 1 NORWICH

Por Daniel Klabunde

Primeira partida da temporada, nada melhor que uma vitória, ainda mais em casa. Com alguns atletas importantes voltando de férias recentemente como Alisson, Firmino, Salah e Shaqiri, que participaram apenas duas semanas da pré-temporada, e Mané que está apenas uma semana com seus companheiros, Klopp mandou à campo uma escalação mais conservadora, apostando em peças mais “confiáveis”, como Henderson e Wijnaldum no meio fazendo parceria com o brasileiro Fabinho.

A novidade ficou por conta da escalação de Gomez na zaga, já usado contra o City no último final de semana, deixando Matip na reserva neste início de campeonato.

WhatsApp Image 2019-08-11 at 10.49.40Imagem: TacticalPad.

Como de costume, o Liverpool começa aplicando a sua marcação pressão no campo do adversário, obrigando os canários a usarem o seu goleiro como apoio para a saída de bola. O Norwich utilizou várias vezes a nova regra, onde o jogador não precisa sair da área para receber o passe do goleiro no tiro de meta, e assim gerando superioridade numérica com o auxílio do goleiro Tim Krul.

Essa pressão faz com que os homens de ataque dos reds continuem no ataque por alguns segundos, possibilitando maior velocidade no contra-ataque após a recuperação da bola no meio campo, caso aconteça.

20190811_1042327124227568759046769.jpgSuperioridade numérica na saída de bola do Norwich usando o goleiro. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde.

Na defesa dos Reds uma movimentação errada de Gomez ocasionava infiltrações de Pukki que levava muito perigo ao gol de Alisson. Novamente se acostumando com a função, Gomez estava efetuando algumas perseguições equivocadas, e assim quebrando a linha de defesa e deixando espaço para que Pukki infiltrasse e recebesse a bola em condições de finalizar.

Essa movimentação de Pukki fazia com que o time conseguisse sair da pressão e adquirisse campo para a transição ofensiva.

20190811_1042593711181517217474693.jpgGomez faz perseguição errada e abre espaço para a infiltração de Pukki. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde.

Triângulações bem executadas com aproximação de Firmino nos lados do campo, propiciando infiltrações de Salah e Origi, levando muito perigo ao gol adversário. Uma destas triangulações resultou no gol de Salah, o segundo dos reds na partida.

20190811_1043205401778602037790438.jpgFirmino sai da referência e busca a triangulação com Salah e Arnold. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde.

As movimentações acionando os laterais, muito usadas na temporada passada, continuam a ser executadas no time de Klopp. Movimentações que colocaram Arnold e Robertson no topo das assistências e que atormentam os defensores rivais.

WhatsApp Image 2019-08-11 at 10.50.22Arnold recebe com espaço e tempo para olhar na área e efetuar o lançamento.
WhatsApp Image 2019-08-11 at 10.50.33 (1)Origi se movimenta trocando de posição com Firmino e recebendo o lançamento de Arnold para marcar o 4º gol dos Reds. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde.

Apesar de alguns erros defensivos o Liverpool dominou toda a primeira etapa, com mais posse de bola (56%) e mais finalizações no gol (4), destas finalizações 3 foram concluídas com sucesso, somadas ao gol contra de Hanley, deram números ao primeiro tempo.

Na segunda etapa os reds acabam diminuindo um pouco a intensidade com o placar favorável em 4×0, e porque já haviam perdido o goleiro Alisson que saiu lesionado no fim da primeira etapa.

Com isso o Norwich começa a ganhar campo e pressionar o time de Anfield, mas sem muito sucesso nas suas investidas, até que aos 19 minutos Pukki consegue marcar o gol de honra dos canários.

Uma primeira apresentação moderada para os comandados de Klopp, precisando corrigir alguns problemas defensivos muito pelo posicionamento de Gomez, defensor que começou muito bem a temporada passada mas que sofreu com lesões, tem nova chance e provavelmente será o titular ao lado de Virgil van Dijk.

@dktricolor

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s