Superioridade incontestável –ANÁLISE TÁTICA BENFICA 5X0 SPORTING

Por Henrique Mathias

WhatsApp Image 2019-08-07 at 00.45.08

No jogo que abriu a temporada em Portugal, Benfica e Sporting duelaram em partida válida pela Supertaça de Portugal. O confronto colocou frente a frente dois trabalhos com diferentes panoramas no que diz respeito a aposta nas categorias de base e nas escolhas das peças. Enquanto Bruno Lage e o Benfica tem apostado em suas pratas da casa, colocando o talento a frente da experiência e rodagem (foi com Lage que João Felix se transformou num fenômeno europeu e rendeu 120 milhões de euros aos cofres do clube), o Sporting com Marcel Keizer tem feito a escolha de buscar peças na América do Sul e em equipes menores de Portugal, ao invés de apostar na formação do clube.

O jogo começou uma surpresa já na escalação. Keizer optou por escalar o Sporting no 5-4-1, apostando uma defesa com 3 zagueiros, algo que ele não testou em nenhum momento da pré-temporada. Desta maneira, o Sporting entrou em campo com: Renan Ribeiro no gol; Thierry Correia na lateral direita, Luís Neto / Sebastian Coates / Jeremy Mathieu formando o trio de zaga e Marcos Acuña completando a defesa na lateral esquerda. No meio campo tivemos Raphinha pelo lado direito, Wendel e Doumbia como volantes e Bruno Fernandes pelo lado esquerdo. Já BasDost foi o comandante do ataque Leonino.

O Benfica entrou em seu esperado 4-4-2, esquema Lage utilizou na temporada anterior e que testou em toda a pré-temporada. OdisseasVlachodimos no gol; Nuno Tavares na lateral direita, Ferro e Ruben Dias como dupla de zaga e Alejandro Grimaldo na lateral esquerda. No meio campo tivemos Pizzi pela direita, Florentino Luís e Gabriel como dupla de volantes e Rafa Silva pela esquerda. No ataque tivemos Raul de Tomas formando a dupla de ataque com Seferovic.

O começo de jogo foi bastante positivo para o Sporting, que conseguiu um melhor encaixe em seu jogo atuando com uma linha de 3 centrais. Diferente do que aconteceu em toda a pré-temporada, onde a equipe jogou no 4-2-3-1 e encontrou muitas dificuldades para somar peças na saída de bola e sofreu demais para conectar suas peças em campo ofensivo, o jogo fluiu muito bem com Correia-Acuña abrindo o campo, Mathieu centralizando a saída de bola pelo lado esquerdo e Bruno Fernandes retornando ao campo defensivo para organizar a equipe. O Benfica sofreu para encaixar sua pressão alta, acabou marcando de maneira descoordenada e precisou de boas intervenções de Vlachodimos para não sofrer o gol.

WhatsApp Image 2019-08-07 at 00.45.08 (1)WhatsApp Image 2019-08-07 at 00.45.06 (1)

WhatsApp Image 2019-08-07 at 00.45.07

Depois dos 10 minutos iniciais, o Benfica conseguiu superar o impacto inicial da mudança de sistema do rival, setorizando muito bem sua marcação e apertando a saída de bola do Sporting pelo lado esquerdo. Como a conexão com a peça em lado contrário, Rapinha não estava surtindo muito efeito, Florentino Luís começou a tomar as rédeas da partida. O jovem volante do Benfica foi o responsável por buscar a bola com os zagueiros e dar início a construção ofensiva de sua equipe.

WhatsApp Image 2019-08-07 at 00.45.06

O jogo seguiu de maneira equilibrada, com uma leve superioridade do Benfica até os instantes finais do primeiro tempo, quando Pizzi achou um passe espetacular para Rafa Silva nas costas de Luís Neto e o ponta dos encarnados marcou o primeiro gol da partida.

No segundo tempo, com a vantagem do placar e já bem conscientes das ideias de Keizer, Bruno Lage ajustou muito bem o funcionamento de sua dupla de ataque, pressionou forte a saída de bola rival e o Benfica atropelou o Sporting.

O primeiro ponto a se destacar é que Raul de Tomas não é João Felix. Está longe da qualidade técnica do agora jogador do Atlético de Madrid, nunca foi um atleta de muitos toques longe da pequena aréa e sim um cara com uma cota de gols mais elevada. Contudo, nesse primeiro teste para valer em sua nova equipe, o espanhol conseguiu somar muitos em termos de movimentação sem a bola, criando situações excelentes para Rafa Silva e Pizzi com as infiltrações e também deixando alguns toques de qualidade, em termos de passes em profundidade.

WhatsApp Image 2019-08-07 at 00.45.07 (2)

WhatsApp Image 2019-08-07 at 00.45.07 (3)

Raul de Tomas e Seforovic como dupla mais avançada no primeiro frame e depois o movimento de Raul, o camisa 9, pelo lado direito, criando espaço para Pizzi infiltrar.

O segundo ponto é falar que o 2×0 do Benfica nasceu da pressão alta. Rafa Silva, Pizzi e Seferovic foram agressivos quando Mathieu tentava sair jogando, Rafa recuperou a bola e tocou para Pizzi marcar o segundo gol. Pouco tempo depois do 2×0, o Benfica aumentou o placar com Alejandro Grimaldo em cobrança de falta espetacular.

Com uma larga vantagem no placar, o Benfica ficou completamente à vontade para tocar a bola, aproveitar a busca do Sporting por pressionar alto sem muita coordenação para aumentar o marcador. Florentino Luís continuou sendo o homem que organizava a saída de jogo, com Pizzi circulando de área a área e Raul de Tomas abrindo os espaços.

WhatsApp Image 2019-08-07 at 00.45.07 (1)

O Sporting foi puro coração, insistindo muito nos cruzamentos laterais e até conseguiu ameaçar o goleiro do Benfica, mas não era mesmo dia dos leões. Pizzi marcou o quarto gol do Benfica e Chiquinho completou a goleada já aos 90 de jogo.

O Benfica leva desta partida uma confirmação de que o trabalho está sendo bem executado. A equipe venceu a ChampionsCup, principal torneio da pré-temporada europeia e estreou para valer em 2019/2020 goleando o maior rival. Já para o Sporting ficam algumas ideias positivas, como a profundidade que a equipe alcançou nos minutos iniciais jogando com linha de 5 e dois alas que subiram bastante, mas também ficam muitas dúvidas sobre a profundidade do elenco e do quão complicada pode ser a temporada se Bruno Fernandes estiver mesmo de saída do clube.

@RiqueMathias

Anúncios

Um comentário sobre “Superioridade incontestável –ANÁLISE TÁTICA BENFICA 5X0 SPORTING

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s