Classificação confirmada – ANÁLISE TÁTICA LIBERTAD 0 x 3 GRÊMIO

Por Daniel Klabunde

WhatsApp Image 2019-08-04 at 10.47.41

Oitavas de finais da Libertadores da América, jogo de volta na fria e ventosa Asuncion no Paraguai, sérvio para confirmar um classificação já desenhada em Porto Alegre, onde o tricolor havia vencido por 2×0 e com um jogador a menos.

A partida no Paraguai seria para Renato Portaluppi segurar as suas peças marcando em bloco médio/baixo e usar seus velocistas Éverton e Alisson para contra atacar. Mas logo aos 6 minutos de partida o Grêmio consegue um pênalti, uma mão na bola do lateral direito Ivan Piris, Jean Pyerre cobra e abre o placar, aumentando ainda mais a vantagem gremista.

Agora com 3 gols de saldo o tricolor tem ainda mais tranquilidade para trabalhar o jogo, mantendo a posse quando esta com a bola e marcando sem a necessidade de fazer pressão.

Como já comentado no Twitter pelo @mwgremio, pudemos ver tanto na primeira partida quanto nesta que Matheus fica mais posicionado na frente da defesa enquanto Maicon tem mais liberdade para subir ao ataque, muito pela sua qualidade no passe.

WhatsApp Image 2019-08-05 at 11.03.14Maicon posicionado mais a frente em momento de ataque. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde.

Uma boa notícia, já que o tricolor gaúcho estava sofrendo muito com a transição defensiva, muito pela falta de velocidade dos volantes e distância que estavam ficando dos zagueiros.

Outra boa notícia da noite foi André que voltou a marcar gols pelo time, se movimentando bem e se posicionando bem, ficou com duas bolas que sobraram de rebatidas da defesa adversária, e desta vez não desperdiçou nenhuma, dois chutes à gol e dois gols assinalados.

WhatsApp Image 2019-08-05 at 11.03.26André sai da posição onde fica originalmente, dando alguns passos para trás, aproveita o rebote da zaga e conclui de primeira para ampliar o placar. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde.

André foi o melhor da partida, tendo uma boa atuação, com boas movimentações e os dois gols, assim como citado pelo @mwgremio em um twitte. Além destes dados ainda ganhou 6 duelos pelo chão de 9 disputados, isso é ótimo para um atacante que trabalha para os pontas, onde sua função é fazer o pivô e gerar espaço para os companheiros.

Mais uma movimentação implantada por Renato neste time do Grêmio, onde os jogadores marcavam no esquema 3-4-3 em bloco médio, tendo o lateral onde estava a bola se juntando aos homens de meio, enquanto o lateral do lado contrário se juntava aos zagueiros, não surtindo efeito era feita a transição para o 4-1-4-1 habitual em bloco baixo.

WhatsApp Image 2019-08-05 at 11.03.40Formação em bloco médio no 3-4-3 com Leo Gomes se juntando aos homens de meio. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde.

Uma ótima partida dos comandados de Renato Portaluppi no Paraguai, não se acomodando no resultado conquistado em Porto Alegre e não sofrendo muitos perigos durante os 90 minutos.

Que venha a 13º quarta de final…

@dktricolor do @barra1903

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s