Trabalho consistente – ANÁLISE TÁTICA SANTOS 3 x 1 AVAÍ

Por Rodrigo Costa

WhatsApp Image 2019-07-29 at 08.39.43

Para o duelo contra o lanterna do Brasileirão, Avaí, Jorge Sampaoli escalou o time com uma “surpresa”, Derlis González voltou ao time titular após muitos jogos, com isso a equipe foi Éverson; Ferraz, Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Sánchez, Alison e Pituca; Derlis, Sasha e Soteldo.

Na construção, fase em que o time inicia as jogadas, o Santos tinha os dois zagueiros, os dois laterais abertos e Alison centralizado, já na criação, momento em que o time está com a bola no campo de ataque, os laterais afunilavam, deixando os flancos (lados) para os pontas velozes (por isso a entrada de Derlis).

WhatsApp Image 2019-07-29 at 11.34.02Fonte: LineupBuilder Edição: Rodrigo Costa.

O Santos buscava criar triangulações constantes pelos dois lados. Pela esquerda: Jorge + Pituca + Soteldo e pela direita: Ferraz + Sánchez + Derlis. Os interiores (Sánchez e Pituca) atuavam entre as linhas do Avaí, com o uruguaio tentando infiltrações em vários momentos (2 gol saiu assim). Outra jogada corriqueira foram as inversões de bola. A equipe trabalhava a bola por um lado e invertia, para o homem livre (geralmente inversões para Soteldo, pela esquerda) que estava no mano a mano contra o adversário. O venezuelano foi o destaque do primeiro tempo.

WhatsApp Image 2019-07-29 at 11.34.10Fonte: Globoesporte.com Edição: Rodrigo Costa.

Defensivamente, o Santos pressionava bastante o Avaí, de maneira intensa e constante, inclusive quando perdia a bola, o perde-pressiona. A entrada de Alison foi nesse sentido, pois o jogador “comandava” a pressão ao adversário subindo as linhas de marcação.

WhatsApp Image 2019-07-29 at 11.34.17Fonte: Globoesporte.com Edição: Rodrigo Costa.

Em bloco médio, quando a equipe recuava para se defender a partir da linha do meio campo, os pontas recuavam para formar um 4-1-4-1 ou 4-5-1 dependendo do posicionamento do Alison. O Avaí, não se fechou totalmente, apesar de tentar jogar no contra-ataque, também tentava propor o jogo, inclusive no gol, que saiu quando Pituca estava fora de campo, por isso a equipe catarinense teve méritos para conseguir encontrar espaços e então empatar.

WhatsApp Image 2019-07-29 at 11.34.23Fonte: Globoesporte.com Edição: Rodrigo Costa.

No intervalo, Felipe Jonatan entrou na vaga de Alison, com isso Pituca passou a ser o primeiro homem do meio campo, mais marcador, e Felipe passou a ser meiocampista, onde Pituca estava atuando. Nessa função, o jogador foi o destaque da segunda etapa, atuando entre as linhas adversárias e buscando constantemente infiltrações (aconteceu isso no terceiro gol).

WhatsApp Image 2019-07-29 at 11.34.30Fonte: Globoesporte.com Edição: Rodrigo Costa.

Com isso, Sánchez ficou mais recuado, como segundo homem de meio campo e Jorge ficou mais por trás, na base das jogadas, inclusive como terceiro zagueiro na fase de construção, dando liberdade para Felipe se movimentar e buscar espaços mais a frente.

Marinho entrou na vaga de Soteldo, aparentemente por questões físicas. Desse jeito, o camisa 11 inverteu de lado com Derlis González, para atuar como ponta invertido, com a possibilidade de cortar para o meio e criar perigo. Essas alterações melhoraram o Santos, que já estava bem no jogo, e o placar só não foi maior por causa da bela partida do goleiro Lucas Frigeri, do Avaí, com alguns defesas salvadoras.

WhatsApp Image 2019-07-29 at 11.34.44Fonte: Globo. Edição: Rodrigo Costa.

Antes do terceiro gol, o Avaí conseguiu ter mais posse de bola no campo de ataque, mas sem conseguir criar perigo para a defesa santista a não ser em chutes de longa distância. Portanto, o Peixe manteve os mesmos mecanismos do primeiro tempo, com pressão intensa ao portador da bola, apesar de em alguns momentos recuar para marcar em bloco médio, por causa do avanço do Avaí. Com a vitória, o Peixe assume a liderança do campeonato com dois pontos de vantagem para o Palmeiras. Trabalho extremamente consistente de Jorge Sampaoli e do Santos.

@costa_rodrigo95

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s