Ged(eus)oz abençoou – ANÁLISE TÁTICA VITÓRIA 2 x 1 PONTE PRETA

Por Ícaro Caldas Leite

WhatsApp Image 2019-07-29 at 19.38.08

Vindo de uma derrota com sabor bastante amargo por ter saído na frente no estádio do Café, em Londrina, a equipe rubro negra estava bastante desmotivada para o jogo contra, então a vice líder da competição, a Ponte Preta. 

Novamente debaixo de chuva, o Vitória conseguiu sair com os 3 pontos do Barradão. A chuva na capital baiana e em dia de jogo do Leão parece que leva tudo o que vem atrasando o time rubro negro e deixa limpo. 

Análise

Talvez sofrer o gol antes dos 15 minutos tenha deixado o Vitória ligado dentro do jogo, o time em poucos minutos tinha levado uma bola na trave e uma cabeçada errada que quase levava perigo após uma saída errada de Martín. 

Antes disso, a equipe não deixava a Ponte criar muitas chances, o Vitória subia a marcação e dificultava a saída de bola do adversário, que também não criava muita coisa por baixo, era mais na base chuveirinho para área.

Em primeiro lugar vale ressaltar que, no primeiro tempo, o Vitória mudou seu sistema sem a bola. Por causa de muitas idas dos laterais e pontas da equipe Ponte-pretana e também pelo desgaste físico, Chiquinho saiu da lateral esquerda (posição de origem) e foi para o meio campo. 

Candido leChiquinho meio campo

Isto é, antes dessas mudanças o Leão se defendia no seu tradicional 4-1-4-1 com o Baraka entre as linhas de defesa e meio campo, e o Anselmo Ramon à frente da linha de meio campo. 

4-1-4-1 vitoria x ponte.png

Com a mudança tática no decorrer da partida, ele saiu do 4-1-4-1 sem a bola e foi para o 4-4-2 com: Gedoz e Anselmo à frente das duas linhas de 4 e o Chiquinho como um meia esquerda aberto. 

vitoria 442

Quando a bola estava no seu pé existiam grandes dificuldades para o Vitória construir o jogo, apostava muito na individualidade de Wesley que não levou muito perigo no primeiro tempo, muita bola por alto ou por baixo para Anselmo fazer a parede e tentar uma tabela ou chutar de longe. 

Amplitude ecvFalta de amplitude ecvVitória tinha como objetivo abrir o campo (amplitude), mas não era sempre que isso ocorria porque Gedoz não ficava aberto e nem o Chiquinho apoiava tanto.

Ainda por cima, em mais uma bola parada nesta série B, o rubro negro baiano conseguiu marcar o gol de empate numa cobrança onde a barreira da Ponte abriu-se facilmente e a bola pegou um trajeto perfeito. 

Apenas 4 minutos depois de marcar o empate, a virada veio após um erro de saída dos visitantes, roubada de bola de Baraka e uma jogada de futsal entre Gedoz e Anselmo Ramon. 

Na volta do intervalo, a equipe consertou no aspecto defensivo e sofreu pouco. Ainda sem o zagueiro Everton Sena, Ramon e Bruno Bispo deram conta do recado mesmo sofrendo um gol que estava impedido. 

Entretanto Osmar Loss fez algumas mudanças que geraram críticas de alguns torcedores e uma parte da imprensa. Ele colocou dois laterais em campo (Capa e Van), tirando Gedoz (o melhor time na partida), Wesley (colocando Ruy) e Chiquinho.

O seu objetivo era negar o corredor, algo que estava muito exposto no primeiro tempo. Com as mudanças, o time teve diversas chances de aumentar o placar, mas pecou na ineficiência do centroavante da equipe, Anselmo Ramon. 

Vendo que nem sempre é possível propor o jogo dentro de casa, recuar o time e contra atacar também é uma virtude. 

Lançamentos dos meio-campistas para os pontas ou laterais, com a bola nas costas do lateral esquerdo, o Vitória utilizou muito bem, mas pecou na finalização. 

Amanhã, às 19:15, o rubro negro enfrentará o Figueirense no Orlando Scarpelli, tentando buscar mais uma vitória, visto que a equipe catarinense enfrenta uma crise gigantesca com técnico que pediu demissão hoje, jogadores que sequer estão treinando e só vão para a partida.

@caldasicaro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s