SalVARdor – ANÁLISE TÁTICA DE FLUMINENSE 1 x 2 SÃO PAULO

Por Pedro Galante

(Foto de André Durão)

Depois de vencer o Peñarol fora de casa pela Copa Sul-Americana, o Fluminense recebeu o São Paulo no Maracanã. Em situações distintas, os tricolores chegaram a um resultado que não traduz o que foi o jogo de fato.

O Fluminense veio a campo em um 4-1-4-1 com muita mobilidade e qualidade no meio campo, com o objetivo de dominar a posse e se impor jogando dentro de casa.

O São Paulo por sua vez, repetiu os onze jogadores que iniciaram contra a Chapecoense. 4-1-4-1, com Hernanes e Tchê Tchê trabalhando por dentro e Pato e Antony abertos.

O início do jogo foi disputado, principalmente no meio campo. O São Paulo dificultava a criação com Tchê Tchê e Hernanes saltando para pressionar, além de Luan acompanhar o centroavante Pedro e por vezes formar uma linha de cinco.

Luan formando uma linha de cinco ao acompanhar Pedro. Tchê Tchê e Hernanes prontos para combater pelo centro. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

O placar foi aberto aos 20 minutos. Falta frontal, distante do gol. Hernanes rolou para Reinaldo que avançou sem pressão, chutou forte e contou com a falha do goleiro Muriel para balançar as redes.

Depois do gol, o tricolor paulista diminuiu seu ritmo e abaixou suas linhas, se defendendo em um bloco cada vez mais baixo. O Fluminense foi se impondo e o São Paulo se retraindo. Apesar dos encaixes de Cuca serem efetivos, o há um problema defensivo considerável.
O São Paulo tem dificuldade em recuperar a posse em condições de contra-atacar. As recuperações da equipe são sempre em bolas rebatidas ou em duelos muito próximos ao seu gol. Isso ocorre porque a referência é individual, cada jogador foca no seu, e por isso deixa-se de lado um princípio defensivo muito relevante: o direcionamento.

Simplificando o direcionamento consiste em, ao defender, direcionar o seu adversário para determinada zona do campo onde é mais favorável roubar a bola. Ao não tentar direcionar seu adversário, o desenho defensivo estará condicionado pelo desenho de ataque adversário. E como o Fluminense ataca com seus laterais bem avançados, Antony e Pato estavam sempre muito recuados para puxar contragolpes.

Antony acompanhando o lateral adversário até a sua própria área. Como contra-atacar estando tão longe do gol? (Foto: Instat/ Pedro Galante)

E defender em bloco baixo, sem encaixar transições, é um convite para o adversário crescer na partida. O Fluminense cresceu e chegou ao gol aos 36. Allan deu um passe incrível para Marcos Paulo que tentou encobrir Tiago Volpi, a bola bateu na trave e sobrou para Yony González que só teve o trabalho de empurrar para dentro.

Depois do gol, o São Paulo subiu um pouco suas linhas e passou a disputar mais, mas o Fluminense manteve seu domínio. Essa dinâmica foi mantida no início da segunda etapa também.

Aos 15, Cuca trocou Pato e Hernanes por Toró e Everton, para dar mais fôlego e verticalidade ao time. Funcionou em certa medida, o time melhorou, mas não consegui criar bons contra-ataques ainda assim.
Guilherme, para os cariocas e Igor Gomes, para os paulistas, entraram em campo. O Fluminense cercava a área sem conseguir infiltrar e o São Paulo falhava em criar perigo quando recuperava a bola.

No último minuto de acréscimo, a bola bateu na mão de Allan dentro da área e com intervenção do VAR, o tricolor paulista teve pênalti, convertido por Reinaldo.
É um péssimo resultado para um Fluminense, que tem em Diniz um ótimo comandante, com boas ideias, mas que ainda mostra dificuldade em consolidar uma posse de bola efetiva. As diversas trocas no elenco não ajudam no processo. De qualquer forma, merecia melhor sorte pelo resultado apresentado.

Já o São Paulo conquista três pontos essenciais para permanecer na parte de cima da tabela. Apesar do bom elenco, o time ainda apresenta problemas consideráveis com e sem a bola. Cuca busca o melhor encaixe das peças e, muito provavelmente, isso passa por escolher entre Pato ou Hernanes em campo. Veremos o que decide o treinador.

@pedro17galante

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s