La Tranquilidad De Una Victoria – ANÁLISE TÁTICA CORINTHIANS 2 x 0 MONTEVIDEO W

Por Jhonata Souza

WhatsApp Image 2019-07-27 at 00.25.49

Na noite da última quinta-feira (26), na Arena Corinthians, as equipes do Corinthians e do Montevideo Wanderers se enfrentaram pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O Timão venceu por 2×0, gols de Clayson e Pedrinho. Fábio Carille escalou o Timão no 4-1-4-1 da seguinte forma: Cássio; Fagner, Manoel, Gil e Avelar; Gabriel (Jadson); Pedrinho, Urso, Sornoza (Vital) e Clayson (Boselli); Vagner Love. Já o técnico Roman Cuello escalou os visitantes da seguinte maneira: De Arruabarrena; Barrandeguy, Macaluso (Andueza), Bueno e Morales; Bravo, Veglio, Barboza e Albarracín (Lopes); Gonzaléz e Barreto (Coitiño).

WhatsApp Image 2019-07-27 at 08.45.10Corinthians no 4-1-4-1.

Primeiro Tempo

A primeira etapa foi um ataque x defesa. O Corinthians teve mais a posse de bola e controlou a partida com tranquilidade. A defesa foi pouco exigida, porém nas vezes que foi atuou muito bem. Destaque para o zagueiro Gil que mais uma vez teve uma atuação muita segura em campo. A equipe uruguaia pouco criou no ataque e se resumiu em se defender. O Montevideo subiu seus meias abertos com a intenção deles se juntarem a dupla de ataque e formar uma linha de quatro que pudesse dificultar a construção do Timão.

WhatsApp Image 2019-07-27 at 08.45.17Montevideo fazendo uma linha com quatro jogadores para dificultar a construção das jogadas.

Por não ter um centroavante que consiga fazer o pivô e prender a bola no ataque, a equipe alvinegra acaba tendo de jogar bastante pelos lados de campo, onde usa bastante das triangulações para tentar envolver o adversário. O jogo do Timão se concentrou, como quase sempre, pelo lado direito com Fagner, Pedrinho e Urso dialogando bastante por aquele setor.

Pedrinho fez uma ótima partida. Foi à referência técnica da equipe, chamou a responsabilidade na criação e foi bem participativo partindo da ponta direita para o centro. Um exemplo disso foi no lance do primeiro gol onde ele recebe de Sornoza e dá um belo passe para Love servir Clayson.

WhatsApp Image 2019-07-27 at 08.45.24Lance do primeiro gol destacando o passe de Pedrinho para Love e como Urso puxou a marcação deixando Clayson livre na área.

O artilheiro do amor novamente teve uma atuação irregular. Ele lutou muito, se movimentou, deu assistência… Só que mais uma vez ele pecou demais na finalização. Destaque para as partidas de Sornoza e Urso. O meia equatoriano manteve o bom nível que vem mostrando após a pausa, enquanto o volante teve participações decisivas na partida, como no lance do gol, porém ele ainda está abaixo do que já mostrou na temporada.

Segundo Tempo

O panorama na segunda etapa permaneceu o mesmo na segunda etapa com o Corinthians tendo o controle do jogo e o Wanderers se defendendo. O Timão começou num ritmo abaixo e insatisfeito com o resultado magro, o técnico Fábio Carille promoveu as entradas de Vital e Jadson nos lugares de Gabriel e Sornoza. Essa mudança fez Urso atuar como esse primeiro volante, enquanto Jadson e Vital jogassem por dentro armando a equipe.

WhatsApp Image 2019-07-27 at 08.45.30Posicionamento de Vital e Jadson no segundo tempo.

As mudanças fizeram o Corinthians voltar ao ritmo da primeira etapa e pressionar o adversário em busca do segundo gol. O problema é que o Timão erra bastante quando chega perto da área. A equipe melhorou após a pausa, consegue chegar com mais facilidade ao último terço do ataque, mas, peca no momento do último passe, do cruzamento e da finalização. O Corinthians chegou ao segundo gol com Pedrinho que acertou um belo chute de fora da área. Esse gol só coroou a boa partida do jovem meia. Pedrinho ainda é irregular dentro dos jogos, mas vem mostrando evolução nos últimos jogos e se tornando cada vez mais uma peça fundamental na equipe de Carille.

Após o gol, a equipe alvinegra ainda teve alguns contra ataques que poderiam ter sido mais bem aproveitados. No segundo tempo o Wanderers se aproveitou de um Corinthians mais aberto no meio para conseguir alguns contra ataques e levar perigo com chutes de fora da área.

WhatsApp Image 2019-07-27 at 08.45.36Estatísticas do jogo via SofaScore.

O Corinthians conquista uma boa vantagem para o jogo de volta semana que vem no Uruguai. Não foi a mais brilhante das atuações, porém foi uma partida boa e segura, o que aumenta a confiança na evolução da equipe para os próximos jogos.

@jhonny14souza

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s