Empate merecido – ANÁLISE TÁTICA INTERNACIONAL 1 x 1 GRÊMIO

Por Daniel Klabunde

WhatsApp Image 2019-07-22 at 17.06.20

Grenal 421 válido pela 11º rodada do Campeonato Brasileiro, onde os dois clubes estão separados por 2 pontos na tabela de classificação, os times foram à campo com times praticamente reservas, visando as partidas pela Libertadores no meio de semana.

O colorado foi à campo no seu  4-1-4-1 tentando povoar o meio de campo, e conseguiu na maior parte do tempo não deixando Romulo e Thaciano se aproximar dos homens de frente, Luan e Tardelli. Por outro lado, Luan e Tardelli não davam muitas opções de passe para os volantes na saída de bola, deixando um buraco ente meio e ataque, fazendo com que as jogadas se desenvolvessem mais pelas laterais.

WhatsApp Image 2019-07-22 at 17.16.02Espaço que um dos volantes deveria esta ocupando. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde.

E pelas laterais Pepê era bem marcado pelo bom lateral direito colorado, Heitor, que conseguiu inibir as subidas do atacante gremista negando espaços para movimentações. Pelo lado direito de ataque gremista uma escalação surpresa de Galhardo (Lateral direito), que não vinha tendo muitas oportunidades no time principal, mas que foi à campo na parceria de Léo Moura tentando equilibrar a marcação por este setor, já que Léo não possui mais o condicionamento físico de um garoto, e Juninho Capixaba ainda com problemas na marcação, principalmente se movimentando por dentro nesta partida, deixando Pepê dando amplitude.

WhatsApp Image 2019-07-22 at 17.16.14Pepê aberto na direita enquanto Capixaba marca por dentro, facilitando ainda mais a infiltração do jogador adversário nas costas dele. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde.

O Tricolor sofria com as investidas do Inter, que aplicava um jogo mais direto, mais vertical, sem trocar muitos passes e com uma intensidade alta, buscando principalmente Rafael Sóbis para as transações ofensivas.

Aos 20 minutos do primeiro tempo, uma falta para o Inter no lado esquerdo de ataque próximo a grande área, lado este o mais usado para atacar pois Heitor se incumbia principalmente de marcar as subidas de Pepê. Cobrança da falta por Rafael Sóbis e Paulo Miranda acaba marcando contra.

O primeiro tempo termina com 60% de posse de bola para o tricolor, mas sem levar muito perigo ao gol de Danilo.

No segundo tempo o Grêmio volta com a mesma formação, mas com os mesmo erros de posicionamento, meio campo distante do ataque e jogadas pelos lados não surtindo muito efeito. E logo aos 15 minutos Renato Portaluppi efetua a primeira troca, já prevista, entra Éverton no lugar de Galhardo, passando Pepê para a direita.

Podemos dizer que esta troca funcionou, pois saiu dos pés de Éverton o passe para Juninho Capixaba cruzar e Luan de cabeça empatar a partida aos 26 minutos. Luan com boa movimentação, quando a bola ainda está nos pés de Éverton, já mira o melhor posicionamento para receber na área, enquanto Klaus se preocupa com Thaciano e Heitor fica na marcação de Pepê, Luan aproveita para cabecear e empatar a partida.

WhatsApp Image 2019-07-22 at 17.16.23Luan começa a movimentação para a área.
WhatsApp Image 2019-07-22 at 17.16.34Luan entre o zagueiros encontrando o melhor espaço para cabecear. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde.

Após o gol, Darlan entra no time no lugar de Tardelli, colocando Luan de falso 9 e Thaciano como armador do time, a partir dai finalmente o Grêmio começa a ganhar o meio campo, sendo mais preenchido pela substituição, já que Thaciano tem características de volante.

Parte final da partida o colorado recua as suas linhas, o tricolor começa a ganhar cada vez mais campo, mas sem levar perigo ao gol adversário.

Um bom empate devidas as circunstâncias, com time reserva e ainda alguns jogadores abaixo do esperado para o elenco.

Luan mais uma vez se sobressaindo no time, com boa movimentação e desta vez marcando gol, já é hora de recoloca-lo no time titular.

@dktricolor do @barra1903

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s