10 REFORÇOS PARA FICAR DE OLHO NA LIGA MEXICANA

Por Juliano Rangel e Henrique Mathias

WhatsApp Image 2019-07-19 at 17.32.17

O Campeonato Mexicano retorna nesta sexta-feira (19) com o início do Apertura. Contando com 19 equipes, o campeonato apresenta ótimos nomes e destaca alguns reforços que chegaram as terras mexicanas. O MW Futebol preparou uma lista com 10 contratações para você ficar de olho ao longo do torneio. Confira!

GIOVANI DOS SANTOS

WhatsApp Image 2019-07-19 at 18.35.04

Distante daquela jovem promessa de 17 anosque surgiu no Barcelona em 2006, Gio retorna ao futebol mexicano tendo como grande desafio de ditar do ritmo no meio-campo do América vestindo a camisa 10.

Muito versátil e já conhecido pelo técnico de Las Águias, Miguel Herrera, o jogador pode contribuir atuando por dentro, pelos dois lados ou até trabalhando como um segundo atacante. Dono de um bom passe verticalizado e de um perfil driblador, o jogador de 30 anos também de destaca pela boa visão de jogo (com destaque para o bom número de assistências) e por sua velocidade que pode ser uma opção para rápidos contra-ataques.

Em seu último clube, o Los Angeles Galaxy, atuava mais centralizado e se aproximava dois atacantes nas transições ofensivas. Já na seleção mexicana, ainda sob o comando do colombiano Juan Carlos Osorio, mostrou sua adaptabilidade para atuar mais por dentro e pelos lados.

RICARDO CENTURION

26 anos / Clubes na carreira: Racing, Genoa, São Paulo, Boca Jrs e Atlético de San Luís / Habilidades: 1X1 afiado, velocidade, capacidade de trocar de direção em velocidade, visão de jogo.

A carreira de Ricardo Centurion tem sido sempre pautada pela disputa entre o seu talento e sua irresponsabilidade fora dos gramados. Entre conquistas pelo Racing e decepções em passagens por São Paulo e Genoa, o jogador entra em nova fase da carreira ao aceitar liderar o projeto do San Luis que acabou de retornar à primeira divisão do México.

Centurion é um jogador muito privilegiado em termos de capacidade de drible, sendo um cara muito complicado de marcar no 1×1 e que consegue elevar a criação das equipes onde atua a outro patamar. Seja jogando pelas pontas, no centro do ataque ou como o típico camisa 10, o argentino de 26 anos é uma certeza ofensiva para suas equipes. Mesmo com todos os problemas disciplinares e de relacionamento, nessa sua última passagem pelo Racing, contribuiu com 10 gols e 8 assistências em 29 jogos de SuperLiga.

Fica a pergunta, qual lado da balança ira pesar mais em sua trajetória no México, seu talento ou sua cabeça?

FERNANDO ARISTEGUIETA

WhatsApp Image 2019-07-19 at 18.35.13

Uma das grandes apostas que o Morelia faz para esse torneio Apertura, o atacante venezuelano Fernando Aristeguieta é o típico homem-gol que chega para fortalecer o setor ofensivo da equipe. Dono de excelentes números no quesito gols nas duas últimas temporadas pelo América de Cali, o jogador anotou 40 gols em 53 jogos.

Com seus 27 anos, Aristeguieta se destaca como um finalizador que tem facilidade das nas jogadas pelo alto, seja ofensivamente ou defensivamente, com seus cabeceios e chutes de média distância, além deapresentar um bom controle nas movimentações dentro das áreas adversárias.

Figura presente nas convocações da seleção vinotinto, o jogador esteve no elenco que disputou a última Copa América, mas acabou não entrando em campo, muito por conta da disputa no ataque com SalomónRondón e Josef Martinez.

JEFFERSON INTRIAGO

WhatsApp Image 2019-07-19 at 18.35.19

Um dos destaques desta nova safra do futebol equatoriano, Jefferson Intriagoé um volante que se destaca na fase de construção das jogadas. Com seus 23 anos, o ex-jogador da LDU chega ao Juárez tendo como principais características o bom desempenho na fase de criação das jogadas, uma boa visão de jogo aliada a passes curtos e longos, excelente controle de bola, além de ter um perfil marcador e pressionador com bons números no quesito desarmes.

GUILLERMO FERNANDÉZ

27 anos / Clubes na carreira: Boca Jrs, Rosário Central, Atlético Rafaela, Godoy Cruz, Racing Club e Cruz Azul / Habilidades: Finalização de longa distância, Intensidade, Capacidade de pressionar alto.

Pol Fernandez chega com uma enorme expectativa por parte da torcida do Cruz Azul. O Argentino chega ao clube para oferecer ainda mais dinâmica ofensiva, capacidade de chegada a área rival e um poder de fogo maior ao meio-campo de Pedro Caixinha.

Fernandez não é um jogador que se destaque efetivamente por sua capacidade de passe e diria até por sua capacidade com a bola aos pés. Se trata de um jogador intenso, que pressiona forte em campo rival, que sabe duelar fisicamente e que consegue produzir quando tem a chance de bater no gol. Na SuperLiga 2018/2019, onde o Racing se sagrou campeão, Pol somou com 3 gols e 3 assistências em 23 jogos.

Ao lado de peças como YoshimarYotun e Misael Dominguez, Pol Fernandez tende a atingir o melhor nível de sua carreira.

JOWN CARDONA

WhatsApp Image 2019-07-19 at 18.35.26

Chegando para ser mais uma opção no setor de meio-campo do Léon. Mesmo com seus 24 anos o colombiano JownCardona já possui uma boa bagagem, tendo inclusive passado de forma rápida pelo futebol brasileiro, em 2018, quando defendeu o Ceará.

Despontando como meio-campo que atua mais pela esquerda, mas que também pode jogar mais centralizado, o ex-Deportivo Pasto tem como principais características o drible, aliado ao bom poder de criação de jogadas e das boas movimentações em situações de contra-ataque.

Outrodestaque está nas finalizações já dentro da área eno poder dos chutes de média distância e nas cobranças de faltas e pênaltis que já são caraterísticas de suas atuações desde o período em que defendeu oCortuluá.

OSWALDO ALANÍS

30 anos / Clubes na carreira: Santos Laguna, Chivas, Getafe eReal Oviedo/ Habilidades: Tempo de bola, Qualidade no passe, Senso de antecipação, Liderança.

Oswaldo Alanís é um dos zagueiros de maior sucesso no futebol mexicano nesta década, tendo vencido Liga e Copa pelo Santos Laguna e pelo Chivas. Em 2018 o zagueiro saiu para o futebol espanhol, para jogar no Getafe. Acabou não tendo muito espaço na equipe de Madrid e foi emprestado ao Real Oviedo, da segunda divisão da Espanha.

Lá conseguiu demonstrar muito do que possui de melhor em seu jogo: Qualidade de construção, um tempo de bola que beira a perfeição, muita inteligência para se antecipar. Alanís volta ao Rebanho Sagrado para colocar o sistema defensivo da equipe em outro patamar.

Com Alanís no elenco, Tomás Boy poderá trabalhar uma alternância tática muito interessante, entre o 4-4-2 e o 5-3-2, devido a capacidade de cobertura do zagueiro, que pode ser utilizado tanto na sobra como em perseguições maiores.

OCTAVIO RIVERO

WhatsApp Image 2019-07-19 at 18.35.34

Retornando ao futebol mexicano depois de um ano, o uruguaio Octavio Rivero defendeu o Atlas em 2018, antes de se transferir para o Nacional. Agora com a camisado Santos Laguna, o atacante de 27 anos chega para ser mais uma opção para o técnico Guillermo Almada no setor de ataque.

Pode atuar pelo lado direito do ataque e, assim, fazer uma dupla com o argentino JulioFurch, Rivero também pode se posicionar por trás da referência. Dentre as suas habilidades se destacam o bom poder de finalização, seja dentro da área ou de média distância, a capacidade de movimentação com e sem a bola, criação de jogadas com bons passes e um bom desempenho nos contra-ataques.

Outro quesito muito bem aproveitado pelo uruguaio são as jogadas aéreas, nas quais o jogador se destaca com um bom índice de acertos nos cabeceios e, também, pode contribuir nos momentos defensivos, como em situações de bola parada.

LEONEL MIRANDA

25 anos / Clubes na carreira: Independiente, Houston Dynamo, Defensa y Justicia e Tijuana / Habilidades: Capacidade de passe, Organização ofensiva, passe longo apurado.

O Tijuana tem sido uma equipe sólida em boa parte dos torneios do México nesta década, mas em muitos momentos pesou a falta de uma figura técnica e de controle de jogo no meio-campo dos Rojinegros. Leonel Miranda chega para mudar isso.

O meio-campista que liderou o Defensa y Justicia a um vice-campeonato histórico na últimaSuperLiga é um jogador deenorme capacidade na saída de jogo, possui um dom natural para organizar o sistema ofensivo das equipes. Miranda consegue ativar companheiros na entre linha, trabalha bem os lançamentos para jogadas em profundidade e ainda possui uma boa bola parada.Seu dinamismo ofensivo deixa um pouco a desejar e seu jogo sem a bola poderia ser um pouco mais intenso, mas existem qualidades no jogador que podem elevar o patamar de competição dos Xolos.

LEONARDO FERNANDEZ

20 anos / Clube na carreira: Fénix / Habilidades: Construção ofensiva, boa finalização, dinamismo ofensivo e visão de jogo.

É incrível como o Uruguai tem produzido meias com muita qualidade ofensiva nos últimos dois anos e o Tigres garantiu a contratação de mais um dessa nova safra charrua. Leo Fernandez surgiu como um fenômeno nas categorias de base do Fénix e logo que subiu aos profissionais demonstrou os motivos. Jogador de boa velocidade, que sabe se movimentar em campo ofensivo, que trabalha bem sem a bola e possui uma busca constante por marcar gols. Sendo um meia que constrói muito bem com seus passes, mas que não se omite de finalizar e chamar a responsabilidade. No último apertura, Fernandez marcou 12 gols e deu 3 assistências em 15 jogos na competição.

O jovem deve demorar um pouco para conseguir minutos significativos com a camisa do Tigres, mas sem sobras de dúvidas, foi um dos melhores reforços da janela no México.

@Julianonords@riquemathias

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s