Indo as compras – Contratados EC BAHIA

Por Kleyton Sampaio

WhatsApp Image 2019-07-10 at 16.02.39

O Bahia foi ao mercado na tentativa de qualificar ainda mais o seu elenco para a sequência da temporada. O presidente do clube havia prometido reforços, já que a carga de jogos será grande ao decorrer do ano e com isso se torna necessário ter opções interessantes à medida que outros jogadores estejam indisponíveis.

O primeiro nome anunciado foi do zagueiro Juninho, reforço de 24 anos, jogador vindo do Palmeiras, empréstimo até o final da temporada. Zagueiro bem conhecido do técnico Roger Machado – com quem trabalhou na temporada passada. Ao chegar no clube paulista, o técnico escolheu Juninho para ser titular na sua dupla de zaga ao invés de outros medalhões de elenco, muito por conta de suas características, que facilitavam o encaixe dentro do modelo de jogo da equipe. Com Felipão o atleta passou a ser menos utilizado. Agora no Bahia, poderá ter sequência para recuperar a melhor forma.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 17.46.21Juninho sendo apresentado no Fazendão.

Juninho é um zagueiro que possui um ótimo passe – que possibilita achar companheiros entre as linhas de marcação – além de ter uma ótima leitura de jogo, – que facilita a execução dos movimentos de antecipação de jogadas. O atleta costuma iniciar constantemente a primeira fase da transição, conduzindo a bola em velocidade, facilitando se encaixarem times que gostam de contra-atacar rápido, que é o caso do Bahia. Por sua qualidade, já chegou até a jogar na lateral esquerda, nos tempos de Atlético-MG, além de ser bom no jogo aéreo defensivo e ofensivo. De início, chega para disputar posição com Lucas Fosenca eErnando, mas com grandes chances de ser titular.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 17.46.27Mapa de calor de Juninho no brasileirão de 2019 (SofaScore).

Principais qualidades:

  • Boa antecipação.
  • Boa interceptação.
  • Possui passes que rompem as linhas.
  • Qualidade para jogar na lateral.
  • Bom jogo aéreo ofensivo.

Guerra é mais um reforço vindo do Palmeiras, mais um que trabalhou recentemente com Roger Machado. Venezuelano de 34 anos, meia que foi eleito melhor jogador da Libertadores de 2016, Guerra chegou ao Palmeiras com uma expectativa enorme pelo que tinha mostrado no Atlético Nacional, mas nunca se provou com a camisa alviverde. Em São Paulo o meia conviveu com lesões e problemas familiares, que acabaram contribuindo para que o seu futebol não viesse a decolar. Fica como expectativa para o Bahia o fato da sua melhor fase ter sido sob o comando de Roger Machado – técnico que lhe deu mais oportunidades desde que chegou da Colômbia. Ofator “oportunidade” que deve ter sido um dos motivos da escolha pelo tricolor baiano, agora na nova casa, o meia terá mais tempo para mostrar seu futebol, coisa que não vinha acontecendo no clube paulista.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 17.46.32Guerra sendo apresentado no Fazendão.

Guerra é um meia atacante que possui caraterísticas bastante interessantes. Consegue articular bem as jogadas, distribuindo bons passes e usando de boas movimentações de apoio ao ataque. Uma boa virtude do meia é a constate chegada à área, o que aliado a bons arremates faz com que seja um homem surpresa nas investidas ofensivas, sempre aproveitando o espaço por trás do atacante par levar perigo ao gol adversário.

Por característica, o atleta chega para uma eventual mudança na forma de jogar. O Bahia vem com uma ideia mais evidente que destaca as transições rápidas ao ataque, Guerra chegaria para trazer um dinamismo maior em partidas que a equipe tivesse uma maior necessidade em se organizar para atacar com um pouco mais de paciência.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 17.46.38Mapa de calor do Guerra no brasileirão de 2018 (SofaScore).

Falando um pouco sobre encaixe dentro do esquema, é possível utilizar o meia como homem central à frente dos dois volantes, no 4-2-3-1, dessa forma, ele seria o jogador mais próximo da referência no ataque, podendo se associar também com os homens de lado.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 17.46.46Guerra centralizado em um possível 4-2-3-1 (TacticalPad).

Assim, o venezuelano também ficaria menos sobrecarregado no momento defensivo, pois se juntaria ao atacante referência para formar a primeira linha para se organizar defensivamente, o que evitaria deslocamentos longos e combates excessivos para o meia.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 17.46.58Guerra se juntando a Gilberto na primeira linha da marcação (TacticalPad).

Principais qualidades:

  • Boa capacidade associativa.
  • Bom jogo de entre linha.
  • Bom poder de finalização.
  • Qualidade no último passe.
  • Boa chegada a área.

Lucca ainda não foi anunciado oficialmente, porém a negociação já se encontra prestes a ser concretizada, conforme anunciado em entrevista por um dos dirigentes do clube. Atleta de muita versatilidade, que pode jogar em praticamente todas as posições do ataque, seja aberto por um dos lados, atrás da referencia ou até mesmo sendo a principal referencia no ataque, porém trazendo um pouco mais de mobilidade. O jogador de 29 anos se destacou em times como Corinthians e Ponte Preta, atualmente estava defendendo as cores do Al-Rayyan, do Catar.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 17.47.06Posições que podem ser ocupadas por Lucca no 4-3-3 do Bahia.

Falando um pouco sobre característica, é possível destacar o bom poder de finalização do jogador, o que possibilita manter uma boa média de gols nos clubes por onde passou. Além do bom poder de finalização, o atleta possui uma característica de ser voluntarioso no momento defensivo, característica essencial no modelo de jogo do Bahia, que requer muita dedicação na hora de se defender.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 17.47.11Mapa de calor de Lucca, destacando a dedicação defensiva pelo lado esquerdo (SofaScore).

Lucca também possui qualidade para cobrar faltas e escanteios, já anatou alguns gols na carreira através da bola parada, mais um bônus que o atacante trará ao novo clube. De início, vem para brigar por posição com Elber, pelo lado do campo, mas eventualmente, em uma mudança de esquema, ele poderia se encaixar até mesmo atrás da referência, em um possível 4-2-3-1, o que, teoricamente, faria ele disputar posição com o venezuelano Guerra.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 17.47.17Posições que podem ser ocupadas por Lucca em um possível 4-2-3-1 do Bahia.

Principais características:

  • Versatilidade para jogar em várias posições/funções
  • Ótimo arremate de longa e média distância.
  • Bom cobrador de faltas e escanteios.
  • Boa dedicação no momento defensivo.

Marllon chega ao Bahia para aumentar ainda mais a concorrência no setor defensivo. Zagueiro de 27 anos, que se destacou na Ponte Preta no ano de 2017, chegou ao Corinthians com muita expectativa, porém não conseguiu a titularidade. Zagueiro de imposição física, que tem muito bom tempo de recuperação, possui qualidade no jogo aéreo e também consegue ir bem nos duelos individuais, além de ter um bom desempenho para sair jogando desde o setor de defesa. Para destacar uma característica predominante para o atleta, é possível citar a regularidade, marca que fez conquistar espaço na Ponte e que acabou despertando o interesse do Corinthians. A tendência é que chegue para disputar posição, porém com grandes chances de ser titular.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 17.47.23Marllon anunciado como novo reforço do Bahia.

Principais qualidades:

  • Boa imposição física.
  • Bom tempo de recuperação.
  • Bom jogo aéreo.
  • Bom nos duelos individuais.
  • Regularidade nas atuações.

Ronaldo está em negociações adiantadas com o Bahia, como já foi noticiado em veículos importantes, como o Globoesporte.com. De todos os nomes até agora, o volante é um dos que mais me agrada. Jovem, com apenas 22 anos, é um atleta que tem um enorme potencial, mas que não vinha tendo muitas oportunidades devido à forte concorrência no time do Flamengo. Volante que pode atuar como primeiro ou segundo homem à frente da defesa, o que traria mais um leque de opções para Roger Machado.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 17.47.37Ronaldo em treino do Flamengo.

Se tratando de característica, é um jogador que tem um primeiro passe interessante, mas que também possui coragem e qualidade para tentar algo mais arriscado, visando encontrar companheiros mais adiantados no campo de jogo, passando a bola de forma vertical e acionando constantemente as entrelinhas. Um dos comportamentos mais interessantes – relacionado a contribuição ao modelo de jogo do Bahia – é que Ronaldo costuma fazer movimentos de área-a-área (famoso box-to-box), se tratando dos cenários de transições ofensivas (contra-ataque), seria um ganho interessante para equipe tricolor. Além disso, Ronaldo costuma aliar essas características ao arremate de média e longa distância, tornando um jogador completo para posição. A princípio, vem para ocupar a vaga deixada por Douglas Augusto, com fortes indícios de titularidade.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 17.47.37 (2)Mapa de calor de Ronaldo, indicando ocupação de área-área do campo (SofaScore).

Principais características:

  • Boa capacidade para iniciar as jogadas.
  • Qualidade nos passes curtos.
  • Capacidade para acionar entre linhas.
  • Bom tempo de bola pra antecipação.
  • Movimentos de área-a-área.
  • Chute de média e longa distância.

De todas as contratações, a do Giovanni Palmieri é a que menos me agrada. O lateral de 30 anos estava defendendo as cores da Ponte Preta, com quem rescindiu o contrato para assinar com o esquadrão. Lateral com características ofensivas, que gosta de apoiar bastante, aproveitando as ultrapassagens para chegar à linha de fundo, além de conseguir trocar passes curtos com facilidade, beneficiando times que gostam de encaixar triangulações pelos lados do campo. O fato de nunca ter se consolidado em grandes equipes gera uma certa dúvida de qual será o seu desempenho. Chega como uma incógnita, para ser o reserva imediato de Moisés.

Principais características:

  • Bom apoio.
  • Bom passe curto.
  • Boa leitura para movimentos de ultrapassagem.
  • Boa capacidade associativa.

Wanderson é mais um reforço vindo para reforçar o sistema defensivo. Chega para compor o elenco e quem sabe brigar por uma vaga no time titular, de início, chega correndo por fora na disputa. Zagueiro de 28 anos, Wanderson tem passagens por Ferroviária, Criciúma e Athletico Paranaense, atualmente estava no exterior, defendo as cores do Shimizu S-Pulse, do Japão.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 17.47.45Wanderson sendo anunciado como novo reforço do Bahia.

Zagueiro que se destaca pela imposição física, que consegue defender a área muito bem, com um bom tempo de bola para as rebatidas. Também se destaca no jogo aéreo ofensivo, além de ir bem nos duelos individuais.

Principais características:

  • Bom no jogo aéreo ofensivo.
  • Muito boa imposição física.
  • Bom defendendo a área.

No final das contas, o saldo de mercado do Bahia vem se tornando bastante positivo. Além de trazer atletas que aumentam o nível da equipe – se tratando de qualidade técnica – o clube aumenta o leque de opções para as configurações táticas, seja no desenho ou na estratégia para as partidas. Jogadores que cumprem diferentes funções e papéis, além de se encaixar para ambas estratégias, seja ela se defender um pouco mais para sair em velocidade, ou ocupar mais o campo do adversário para atacar de forma paciente e organizada.

@SampaioKleyton1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s