As armas de Tite e Scaloni – PRÉ-JOGO BRASIL x ARGENTINA

Por Ícaro Caldas Leite e Jorge Coutinho

page

O maior clássico da América e um dos maiores do mundo será disputado nesta terça-feira em Belo Horizonte pela semifinal da Copa América. Lá mesmo, no estádio onde o Brasil levou 7 (sete) na semifinal da Copa do Mundo de 2014 e onde, na sua volta, após o trauma, aplicou um belo três a zero diante da Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2018 e com grande exibição da seleção brasileira na era Tite.

De lá para cá, os hermanos tiveram três treinadores diferentes: Edgardo Bauza, Jorge Sampaolli e agora Lionel Scaloni. Nos três jogos desses comandados vs. Tite, uma derrota de Bauza, uma vitória de Sampaolli e uma derrota de Scaloni.

AS ARMAS DE TITE

Na era Tite, Messi enfrentou o Brasil em dois jogos, nos dois jogos teve um desempenho meio que “apagado”.

Ainda treinador do Caxias, Tite já tinha um dom muito diferenciado dos demais treinadores que é saber anular o melhor jogador adversário. Muito tempo antes de anular Neymar na semifinal da Libertadores, Riquelme na final da Libertadores e Messi nas eliminatórias, ele já tinha feito com bastante competência isso em cima de Ronaldinho Gaúcho lá em 2000.

Uma das ideias que o Tite utilizou para conseguir tal feito foi tirar o Messi da zona de conforto em que ele gosta de atuar: entre as linhas adversário, nas costas dos volantes e de costas para os zagueiros, ou então, vindo da esquerda para o centro.

Fernandinho foi o volante titular nos dois e tinha a função de não deixar o Messi jogar. Em 2016, clássico entre eles tinha começado num Barcelona x Man City no Camp Nou, Fernandinho o provocou bem antes da bola rolar, no vestiário.

No jogo pelas eliminatórias, logo aos 5 minutos de jogo, Fernandinho fez uma falta e recebeu cartão amarelo, tornando o que era difícil ainda mais complicado.

Uma marcação mista (setorizada/zonal com perseguição individual) é bem provável que seja utilizada com Casemiro, mas só no centro do campo (Por exemplo, se Messi sair deste setor, Casemiro então para de acompanhá-lo).

fernadinho vs messi ind

Sempre tinha um jogador da seleção colado no Messi em qualquer setor que ele estivesse. Messi não pode ficar sozinho e ter espaço para executar alguma jogada sequer.

Screenshot (45)

Este tem de ser o jogo da seleção mais uma vez, mas não se pode esquecer dos pontas argentinos que são bons e podem levar perigo.

A Argentina deve jogar optando pelo contra-ataque, marcando alto em alguns raros momentos, mas com seu time marcando mais próximo do seu gol porque se for para cima, tem grandes chances de sofrer uma goleada.

Os zagueiros argentinos caso acompanhem os atacantes da seleção correrão riscos de tomar bola nos espaços que podem gerar, e, a partir daí Coutinho pode infiltrar e marcar, como na estreia.

 

AS ARMAS DE SCALONI

Lionel Scaloni foi auxiliar técnico de Jorge Sampaoli no Sevilla e na seleção, e recebeu sua primeira oportunidade como técnico na Seleção principal da Argentina, após eliminação nas oitavas de final da Copa da Rússia.

O treinador argentino ao longo do torneio vem demonstrando não ser um “comandante engessado”. Iniciou a competição contra a Colômbia com o 4-2-3-1 usando Lo Celso aberto pela direita, Messi centralizado e Di Maria pela ponta esquerda, Aguero na frente. Ao longo dos jogos foi ajustando, corrigindo falhas e buscando a formação e as peças para dar fim ao jejum de títulos. Dentre as falhas corrigidas a fragilidade e exposição da primeira linha defensiva. A necessidade de um volante “camisa 5” clássico, priorizando a reposição na transição defensiva, fez Lo Celso perder a titularidade. Outro problema corrigido foi o isolamento do camisa 9, Aguero.  Di Maria que pouco pisava na grande área deu lugar ao jovem Lautaro Martinez.

WhatsApp Image 2019-07-02 at 10.08.54

O jogador da Inter de Milão é o símbolo desta nova Seleção da Argentina. Lautaro Martinez não começou a Copa América como titular entretanto conquistou seu lugar e hoje não só é titular como também é a referência do ataque. El Toro é um atacante de mobilidade, ambidestro, tem excelente poder de finalização, além de boa velocidade e uma capacidade tática de ler bem o jogo, por diversas vezes consegue quebrar as linhas adversárias.

WhatsApp Image 2019-07-02 at 10.09.02

Lionel Messi segue sendo o principal e mais badalado jogador da seleção Albiceleste. O melhor do mundo possui uma habilidade e técnica que dispensa apresentação. Faz até aqui uma Copa América abaixo do que ele é capaz. Mas será sempre uma arma seja para um último passe, para criar situações com ou sem a bola favoráveis à sua equipe, além de ser um excelente cobrador de faltas e um bom finalizador. No modelo proposto por Lionel Scaloni, Messi flutua pelo meio de campo, com liberdade para criar pelo centro ou pelo lado do campo.

WhatsApp Image 2019-07-02 at 10.09.10

Prevendo que Tite irá priorizar ter uma superioridade numérica nos momentos defensivos, e ciente que uma dupla de ataque formada por Lautaro Martinez e Kum Aguero requer ao menos 3 defensores, e um craque como Lionel Messi requer uma atenção redobrada. Não é difícil imaginar que alguns jogadores poderão ter espaços face a estas premissas. Caso isso se confirme, o meio campista da Udinese, Rodrigo de Paul, poderá encontrar espaços. Jogador de força, que tem boa habilidade para carregar a bola e puxar contra-ataques e que gosta de finalizar de longe.

WhatsApp Image 2019-07-02 at 10.09.46

A expectativa é que a Argentina inicie o clássico com a mesma formação que enfrentou a Venezuela, 4-4-2 com o seu meio de campo sendo formado por Marcos Acuna, Leandro Paredes, Rodrigo de Paul e Lionel Messi. Na frente Lautaro Martinez e Kum Aguero.

WhatsApp Image 2019-07-02 at 10.09.53

@caldasicaro e @JorginhoFFC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s