Os criticados foram exaltados – ANÁLISE TÁTICA BRASIL (4) 0x0 (3) PARAGUAI

Por Ícaro Caldas Leite

WhatsApp Image 2019-06-28 at 13.46.14

Brasil e Paraguai se enfrentaram na noite desta quinta feira (27/06), na Arena do Grêmio, pelas quartas de finais da Copa América.

O Brasil como favorito por jogar em casa e de uma boa apresentação diante do Peru e o Paraguai por conta das últimas duas eliminações que tirou a seleção vinha com um peso, mas os contestados Jesus e Alisson resolveram nas penalidades e mandou o Paraguai para casa.

Os donos da casa começaram o jogo com a posse, tentando atacar pelo lado direito e tabelas entre Jesus e Daniel Alves com passes curtos, mas nos primeiros 5 minutos não conseguiram levar perigo. Quando Jesus recebia a bola, os paraguaios faziam uma dobra de marcação, ele não conseguia progredir e voltava a bola.

A proposta do Paraguai era jogar por uma bola, a equipe muitas vezes ia ao ataque com pouquíssimos jogadores e sofria inferioridade numérica. Em tiro de meta, o Brasil fica com a linha sustentada e mais o volante de contenção para ganhar a primeira e segunda bola.

Brasil superioridade numerica na defesa

Meio-campo brasileiro com dificuldades para criar chances devido a escolha de Tite pelo Coutinho preso entre as linhas, Arthur sem opção e o Allan pouco produziu quando teve a bola no pé.

Coutinho preso entrelinhas

Os responsáveis pela saída, então, foram os zagueiros, especialmente Marquinhos, que quando via o centro do campo congestionado, tentava a bola longa para o ponta.

Primeiro terço do jogo (15min) foi resumido em um jogo com muitas faltas, poucas chances criadas pelos dois times e um Brasil que, desde à copa sofre com ansiedade nas tomadas de decisões.

No segundo terço do jogo (15’~30′), a seleção brasileira conseguiu encontrar alguns espaços, porém os pontas não conseguiam levar vantagem no 1×1 (quando tinham essa rara oportunidade).

Terceiro terço do jogo (30’~45′), Tite inverteu o lado dos pontas, com o objetivo de confundir os paraguaios e levar perigo ao gol de Gatito que não trabalhou muito no primeiro tempo. A sua única defesa difícil foi no chute do Coutinho.

pontas invertidos

Mais agressivo e atencioso na volta do intervalo aos 4 minutos de jogo, Coutinho chuta e obriga Gatito a fazer uma defesa.

Jesus e Everton voltaram a sua posição inicial e na primeira bola que teve, Jesus fez uma bela jogada que originou a expulsão do Balbuena ao fazer uma falta em Firmino.

Com uma marcação mais leve, Jesus conseguiu se livrar de dois marcadores e passar para Firmino com um toque em profundidade.

O jogo foi ficando mais tenso do que já era, a partir dos 15 do segundo tempo, todos os jogadores de linha estavam concentrados no campo de ataque do Paraguai. Brasil atacava no 4-3-3, mas com uma mudança circunstancial do jogo: Daniel Alves ataca por fora, Jesus e Firmino por dentro, Arthur mais avançado, Coutinho com mais liberdade.

433 brasil

O ferrolho paraguaio mesmo com um a menos ainda funcionava muito bem, então, Tite fez uma substituição que surpreendeu a todos. Ele tirou o Allan e colocou Willian. Daniel virou um meio campista ao lado do Arthur e Willian ficou espetado na linha lateral.

Daniel por dentro

Everton foi o que mais chamou a responsabilidade na seleção, mesmo tendo errado mais do que acertado no primeiro tempo, ele não se abalou e no segundo tempo comandou grandes chances reais de perigo à favor da seleção seja na individualidade, tabelando ou cruzando.

Jogo não saiu do zero e a decisão foi para os pênaltis mais uma vez. A terceira decisão nos últimos três confrontos pela Copa América.

Os criticados durante e depois da copa (Alisson e Jesus) se redimiram e foram importantes nos pênaltis. Alisson pegou a primeira cobrança, Jesus fez o da classificação e todos agora parecem não duvidar da capacidade de ambos.

@caldasicaro

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s