Em busca da liberdade posicional

Por Kleyton Sampaio

WhatsApp Image 2019-06-17 at 23.36.36

Existem muitos questionamentos sobre o jogo de posição ser ou não a melhor estratégia para a seleção brasileira. Uns alegam que as características dos atletas não prevalecem diante deste sistema, outros acreditam que através dos ajustes essa proposta pode vir a funcionar. A estreia da seleção serviu para trazer reflexões referente a organização ofensiva da equipe. Apesar do bom resultado, o Brasil encontrou dificuldades na criação de jogadas durante boa parte do confronto contra a Bolívia.

WhatsApp Image 2019-06-18 at 13.40.08Organização Ofensiva Brasil x Bolívia(TacticalPad)

A ideia de Tite passa por criar superioridade numérica pela faixa central, para em seguida gerar o desequilíbrio pelos lados do campo. Com isso, posicionou os 3 meio campistas mais Felipe Luís (lateral esquerdo) pelas zonas centrais, com a intenção liberar os espaços nas laterais, que posteriormente seriam aproveitados por Daniel Alves e David Neres —responsáveis por jogar em amplitude, atacando pelos corredores. Trocar uma boa quantidade de passes pelo centro, facilitaria para o Brasil atrair o adversário para esta área do campo, porém na prática isso não foi possível de desenvolver, a bola ficou mais pelos lados, do que pela faixa central, área que, em tese, era para estar descongestionada. A troca de passes do Brasil não obteve dinamismo suficiente para desorganizar o sistema defensivo boliviano, e o que se viu durante boa parte do jogo foi uma equipe que não conseguiu envolver o adversário. A conexão entre os meios campistas foi praticamente nula, o que resultou na circulação da bola em formato de “U”.

WhatsApp Image 2019-06-18 at 13.40.18Interações entre os atletasBrasil x Bolívia(BetweenThePots)

Para explicar um pouco do porquê desta execução ineficaz, é necessário diferenciar posição, função e característica. Em sua escalação, Tite optou por usar Fernandinho ao lado de Casemiro, com a intenção do volante do Manchester City executar movimentos de apoio para municiar os homens de frente, porém essa não é a função que o jogador costuma exercer no Manchester City  — onde atua como volante central à frente dos zagueiros, ditando o ritmo na base da jogada. Para esta função, o mais indicado seria o Allan, — atleta que já atuou dessa forma no comando de Maurício Sarri, e executa os movimentos necessários com mais naturalidade. O volante da equipe napolitana tem características favoráveis a ação receber a bola entre linhas e se movimentar de forma vertical para gerar os apoios, teria mais facilidade em se adaptar ao modelo pretendido por Tite.

WhatsApp Image 2019-06-18 at 13.40.29Allan se juntando aos meio campistas(TacticalPad)

A entrada de Artur — atleta que possui um ótimo passe e boa movimentação para ditar o ritmo do jogo—, seria uma ótima sacada para trazer mais fluidez, dinamismo e manutenção da posse pelo centro do campo. Porém é necessário fornecer liberdade para que o atleta possa se movimentar em função da bola, e assimmantê-lo mais confortável diante das suas características.

WhatsApp Image 2019-06-18 at 13.40.38Arthur se juntando aos meio campistas(TacticalPad)

Outro fator e ser analisado seria a função de David Neres. Na seleção o ponta atua em amplitude total, busca concluir as suas jogadas a partir da linha lateral, porém foi com liberdade total que ele começou a se destacar no Ajax, podendo circular por todo o lado esquerdo do ataque. Na equipe holandesa Neres atacava pelos flancos, mas também aproveitava os espaços gerados por Tádic, buscando a diagonal em direção a área.

WhatsApp Image 2019-06-18 at 13.40.47Mapa de calor de David Neres(Sofascore)

Diante disso, seria ideal que o Tite pudesse testar outros desenhos e movimentações, na tentativa de adaptar os jogadores as funções que eles exercem em seus clubes, e desta forma potencializar o que eles têm de melhor. Uma alternativa seria se organizar-se ofensivamente para usar a amplitude através doslaterais, posicionar o Allan ou Artur próximo ao Coutinho, tendo Neres e Richarlison para aproveitar os espaços gerados por Firmino.Assim, a maioria das peças em campo faria papeis semelhantes aos executados em seus clubes, em uma tentativa de potencializar ao máximo suas principais características.

WhatsApp Image 2019-06-18 at 13.40.56Organização ofensiva em 3-4-3(TacticalPad)

@SampaioKleyton1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s