Jogo de um time só – ANÁLISE TÁTICA SANTOS 1 x 0 CORINTHIANS

Por Rodrigo Costa

WhatsApp Image 2019-06-13 at 13.10.50

Pela última partida antes da parada para a Copa América, o Santos enfrentou o Corinthians na Vila Belmiro no 4-3-3 com Éverson; Ferraz, Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Alison, Pituca e Jean Lucas; Marinho, Soteldo e Sasha.

Defensivamente, a equipe se postava no 4-5-1, com os três meiocampistas alinhados (e não Alison mais atrás, cobrindo as entrelinhas), onde faziam perseguições curtas pressionando os adversários de forma agressiva, conseguindo várias roubadas de bola, que inclusive criaram algumas chances. Nessa partida, o Santos foi mais precavido, marcando em bloco médio baixo, fechando espaços.

WhatsApp Image 2019-06-13 at 17.49.58WhatsApp Image 2019-06-13 at 17.50.08Fonte: Globo e InStat. Edição: Rodrigo Costa.

Destaque para o perde-pressiona santista (perder a bola e buscar recuperá-la o mais rápido possível), sendo bastante eficiente, principalmente no final do primeiro tempo.


WhatsApp Image 2019-06-13 at 17.50.42Fonte: Globo e InStat. Edição: Rodrigo Costa.

Na saída de bola (fase de construção), o Santos manteve a saída sustentada em 2+3 como de costume. No momento de criação da equipe, podíamos ver o 2-3-5 mas com liberdade para os atletas trocarem de posições: Aguilar-Gustavo Henrique; Jean Lucas-Alison-Jorge; Ferraz-Marinho-Sasha-Pituca-Soteldo. Mais fixos, Jorge e Jean Lucas ficaram apagados, o primeiro sem buscar conexões e ultrapassagens; e, o segundo sem tentar infiltrações para furar a defesa corintiana.

WhatsApp Image 2019-06-13 at 17.51.26Fonte: Globo. Edição: Rodrigo Costa.

Com isso, a equipe passou a ser realmente mais perigosa nos últimos 15, 10 minutos, principalmente quando Pituca teve liberdade para buscar o setor da bola, além de Jorge buscar mais o lado esquerdo auxiliando Soteldo na criação das jogadas, tornando assim o lado esquerdo o mais forte da equipe. Aliado a isso, Marinho e Soteldo começaram a ganhar mais lances no 1×1 em cima dos defensores adversários, criando perigo.

WhatsApp Image 2019-06-13 at 17.51.34Fonte: Globo e InStat. Edição: Rodrigo Costa.

O segundo tempo permaneceu da mesma maneira, com o Santos bem mais incisivo, muito por conta do perde-pressiona, que evitava qualquer tentativa de contra ataque corintiano, pois o Peixe conseguia recuperar a bola rapidamente, principalmente na segunda bola, aquela que é rebatida da defesa, assim saiu o gol santista. Detalhe para a liberdade de ataque que teve Jorge, após roubada de bola santista, para participar da jogada e chegar na área para concluir a gol. O lateral pode e deve ser usado mais à frente, com liberdade de ataque.

WhatsApp Image 2019-06-13 at 17.51.34

No gol, vemos que a eficiência santista pós perda, ganhando praticamente todas as segundas bolas. Destaque para Jorge, percebendo o espaço vazio e progredindo até a área. (Fonte: Globo. Edição: Rodrigo Costa)

Nem o abafa corintiano (ou tentativa) levou perigo à meta de Éverson. Momento em que Sampaoli modificou o esquema tático da equipe para o 3-5-2 com as entradas de Luiz Felipe (Marinho), Sánchez (Alison) e Felipe Jonatan (Jean Lucas), este último atuando como volante/meio campista.

WhatsApp Image 2019-06-13 at 17.51.40Fonte: Globo e InStat. Edição: Rodrigo Costa.

Com isso, defensivamente o time se organizava no 5-3-2 e buscava transições ofensivas rápidas, principalmente pelas laterais (Sánchez criou boas chances pelo lado direito, inclusive com Sasha metendo bola na trave), mas em alguns momentos os jogadores se precipitavam na tomada de decisão.

Peixe vai para a folga da Copa América brigando pela liderança, com boas variações táticas, modelo de jogo claro e definido, e confiança para o restante da temporada.

@costa_rodrigo95

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s