Gols, juventude e muito poder de fogo – o que esperar de Luka Jovic no Real Madrid

Por Gêra Lobo

WhatsApp Image 2019-06-12 at 13.23.24

Não é surpresa para ninguém que o Real Madrid está com muito poder neste mercado, ainda mais após a péssima temporada 2018/19. O clube voltou, depois de alguns anos, a ser o grande nome do mercado de transferências com as contratações, primeiramente, de dois jogadores: o jovem Luka Jovic e um dos melhores do planeta em EdenHazard. Pensando nisso, iremos preparar textos para apresentar as qualidades e como cada um dos jogadores se encaixará na equipe de Zinédine Zidane, diante dos diversos problemas da equipe na última temporada.

Começando sobre o mais novo e um projeto para agora e para o futuro,Luka Jovic, 21, sempre foi um jogador de potencial bem interessante. Porém, sua explosão na temporada 2018/19 chamou bastante atenção, ainda mais com excelente campanha do Eintracht Frankfurt, seu ex-clube, em todas as competições que disputou. Isso acabou chamando atenção dos dois gigantes espanhóis, Real Madrid e Barcelona, com os merengues levando a melhor.

Bom, é difícil falar que existe um “9 raiz” no futebol atualmente, ainda mais pela demanda que uma partida de futebol exerce, de um jogo bem tática, fechando espaços, recompondo, tendo que fazer várias funções ao mesmo tempo. Mas o caso de Jovic é algo que chega, provavelmente, o mais próximo daquilo que disse. Não, ele passa de longe de ser um cara “pesado”, que só briga com os zagueiros na área, mas a forma como se movimenta na área, sabe ler os movimentos dos adversários e criar para finalizar, na maioria das vezes, com apenas um simples toque impressiona.

WhatsApp Image 2019-06-12 at 17.27.32

Jovic é uma espécie de “antigo moderno”. Não é um cara que você vê tanto indo buscar a bola ou algo do tipo, mais para puxar o seu defensor e criar espaço para seus companheiros. Ele é um finalizador nato, muito objetivo, pegando a bola e querendo resolver com o mínimo de toques possíveis na bola. Isso num clube como o Real Madrid, que teve algumas secas de gols durante a última temporada, com praticamente só KarimBenzema (30 gols) se destoando bastante do resto, vai ser essencial, pois quem acompanhou o time viu, muitas vezes, trocas de passes excessivas, mas pouca objetividade. Com Jovic, o mínimo de espaço já é suficiente para ele criar.

WhatsApp Image 2019-06-12 at 17.50.06

Números interessantes que trazem bem essa objetividade dentro de área, como realmente um típico “9” bem finalizador, estão nos tipos de chutes de Jovic na última temporada da Bundesliga, onde ele colecionou um total de 96 arremates na competição, sendo 15 fora da área, 78 na grande área e 3 na pequena área. Além disso, ele também se mostrou ser um finalizador muito versátil. Dos seus 25 gols em duas temporadas na Alemanha, ele marcou 10 de direita, 10 de esquerda e 5 de cabeça.

Nada é certeza nesse mundo. Jovic é muito novo, tem alguns problemas em jogo associativo, e pode acabar não dando certo, como muitos grandes nomes não deram no Madrid. Porém, o potencial e a chance de ser algo prolífico é grande, ainda mais com um mentor que terá do lado em KarimBenzema, que provavelmente será importante nesse desenvolvimento por completo dele como atacante, não apenas um grande finalizador. Vai ser importante para potencializar Jovic, tanto que é esperado que eles sejam duplas em jogos do Real Madrid várias vezes, ainda mais pelas características distintas.

NÚMEROS DE LUKA JOVIC NA TEMPORADA 2018/19 (PELO FRANKFURT):

48 jogos
27 gols
7 assistências
69 key passes
849 passes totais (17.6 por jogo / 71% de precisão)
141 dribles totais
140 chutes totais (62 no gol)

@gerinhalobo_

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s