Retorno triunfal – ANÁLISE TÁTICA AUSTRÁLIA 1 x 2 ITÁLIA

Por Henrique Mathias

WhatsApp Image 2019-06-10 at 03.35.15

Em Valenciennes, Austrália e Itália se enfrentaram no Stade du Hainaut, abrindo o Grupo C, o grupo da seleção Brasileira. As Matildas, como são conhecidas as meninas da Austrália, chegam a competição como uma das forças do torneio. Já a Itália está de volta ao Mundial depois de 20 anos de ausencia.

Interessante notar como as duas equipes seguem muito do que a escola de futebol dos seus países tem por raízes táticas. A Austrália jogando no 4-5-1, buscando trabalhar a construção desde as zagueiras, mas sem jamais abandonar a força do jogo exterior para progredir em campo e ativar Sam Kerr no comando do ataque. Já a Itália trabalhando no 4-4-2, com bloco médio e momentos de pressão alta muito forte, buscando sufocar a saída de bola rival e recuperar bolas em campo ofensivo, para posteriormente trabalbar as enfiadas de bola para Bonansea e Girelli.

Primeiro tempo:

Bem superada a pressão alta da Itália. Os encaixes da treinadora Bertolini foram eliminados com alguma tranquilidade pela movimentação da Austrália, o que por si só diz muito sobre a qualidade das Matildas. Emily Van Egmond foi fundamental para que sua equipe superasse os encaixes citados.

WhatsApp Image 2019-06-10 at 03.33.42Emily Van Egmond sendo a peça fundamental da saída de bola da Austrália.

Organizando sua equipe desde a base do jogo, principalmente depois do 1×0. Trabalhou retornando a uma zona recuada, subindo metros em condução e ativando o jogo exterior de sua equipe. Falando em jogo exterior, que trabalho impecável de movimentação ofensiva da Austrália, que conseguiu quase sempre estar em superioridade numérica na transição. Normalmente ficaram as duas zagueiras e uma das laterais, o resto da equipe sobia com muita velocidade e realizava os movimentos corretos para gerar amplitude.

De positivo na Itália no primeiro tempo, tivemos os detalhes técnicos de Cristiana Girelli, que somou muito com seus apoios, com jogo de costas e passes de calcanhar. Foi ela quem fez o ataque da Itália fluir de maneira aceitável. Contudo, se Girelli mandou muito bem com a bola nos pés, esteve abaixo em termos de pressão alta.

Segundo tempo:

O jogo mudou com o empate da Itália, que saiu aos 10 minutos da segunda etapa, após falha de Polkinghorne, zagueira da Austrália, que tentou sair jogando, errou o passe e entregou a oportunidade ideal para Bonansea empatar a partida.

WhatsApp Image 2019-06-10 at 03.33.11Pressão alta da Itália. Girelli lidera a perseguição por dentro e Bonansea pelo lado direito.

Com o gol, a Itália cresceu em termos de confiança sobre seu jogo, sua pressão alta e suas perseguições mais longas. Deste modo, mesmo que tenha corrido riscos sempre que a Austrália conseguiu atrair a subida das atacantes/meias italianas, somar passes e sair pro jogo exterior, acabou desconectando Van Egmond da partida e obrigando que a saída das Matildas ficasse muito a cargo das zagueiras.

Milicic e Bertolini realizaram trocas pensando em revitalizar suas ideias de jogo, com De Vanna entrando no meio-campo Australiano para ajudar a recuperar a efetividade na saída de bola sustentada da equipe e Sabatino entrando pelo lado italiano para aumentar a força na subida de marcação e tentativa de roubos em campo ofensivo.

WhatsApp Image 2019-06-10 at 03.34.56Mapa da Construção: Volume de jogo Australiano apoiado no serviço de Egmond e o jogo direto Italiano.

O jogo ficou muito aberto, tivemos mais espaço depois dos 75 com a queda de rendimento físico e a partida foi crescendo em imprevisibilidade. Aos 96 minutos de jogo, quando o empate parecia certo, surgiu uma falta para a Itália pelo lado direito e Cernoia colocou na cabeça de Bonansea, que virou o jogo e garantiu um retorno triunfal para as italianas a Copa do Mundo.

@RiqueMathias

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s