Filme repetido – ANÁLISE TÁTICA CORINTHIANS 1 X 0 SÃO PAULO

Por Jhonata Souza e Pedro Galante

WhatsApp Image 2019-05-27 at 17.10.34

Reeditando a final do Campeonato Paulista, Corinthians e São Paulo se enfrentaram nesse domingo (26). O Corinthians foi superior e efetivo na sua proposta. O São Paulo perdido não foi capaz de vencer na Arena Corinthians, mais uma vez.

Fábio Carille decidiu escalar o mesmo time que bateu o São Paulo no segundo jogo da final do Paulistão, que parece ser a escalação para os grandes jogos com: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique e Avelar; Ralf; Pedrinho, Urso, Sornoza e Clayson; Vagner Love. A equipe alvinegra atuou no 4-1-4-1 que é o esquema principal da temporada.

WhatsApp Image 2019-05-27 at 19.03.074-1-4-1 do Corinthians. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

Ainda buscando a melhor escalação sem a possibilidade de um centroavante – e sem Toró, suspenso – Cuca escalou um 4-4-2 quadrado. TchêTchê e Hudson de volantes, Everton e Antony como meias e Pato e Vitor Bueno como dupla de ataque.

O gol no começo mudou o rumo da partida, pois a estratégia do Corinthians mudou, passou de uma equipe que tinha mais a bola e tentava criar para uma equipe reativa que buscava o contra-ataque para chegar ao segundo gol, o que lembrou bastante a equipe de 2017. O Corinthians se postou muito bem no campo de defesa com as suas linhas de marcação próxima a grande área e de forma bem compacta, isso impediu que o tricolor achasse jogadores entre as linhas de marcação do Timão, já que o funil da defesa do Corinthians esteve muito bem fechado durante todo o jogo. No primeiro tempo o Corinthians pouco foi ameaçado pelo rival.

WhatsApp Image 2019-05-27 at 19.03.24Corinthians protegendo o funil. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

Com a bola, os laterais tricolores avançavam bastante, os volantes davam sustentação e o quarteto de ataque se movimentava por dentro, buscando criar tabelas. Mais uma vez Cuca insistiu no jogo pelo centro e mais uma vez não teve sucesso. O Corinthians se defende muito bem, e sempre tinha Ralf protegendo a entrada da área.

WhatsApp Image 2019-05-27 at 19.03.40São Paulo atacando: ideia era criar superioridade pelo meio. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

Além disso, faltaram movimentações de infiltração. Concentrados pelo centro, os meias recebiam de costas e muito pressionados. Foram poucas as vezes em que os jogadores de desequilíbrio do São Paulo enfrentaram a defesa de frente, ou receberam essa bola em velocidade atrás da linha adversária.

WhatsApp Image 2019-05-27 at 19.04.17Jogadores do São Paulo posicionados de costas e com as linhas de passe fechadas. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

Mais uma vez o lado direito de ataque foi o ponto forte do Corinthians no jogo, enquanto o lado esquerdo do ataque ficou devendo, as melhores jogadas do Timão no primeiro tempo surgiram com Fagner, Urso e Pedrinho triangulando pela direita. Destaque para Pedrinho que mais uma vez fez um bom jogo e que teve muita liberdade para se movimentar em campo.

WhatsApp Image 2019-05-27 at 19.04.36Pedrinho, Fagner e Urso formando triangulo, lado direito foi o forte do Corinthians. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

Outro destaque ofensivo foi Vagner Love que se movimentou bastante no ataque dando trabalho à defesa tricolor, ele foi importante na recuperação de bolas no ataque e na puxada dos contra-ataques. No todo, foi um primeiro tempo bem controlado pelo Corinthians.

Na volta do intervalo, Cuca tentou dar mais espaço para Pato o trazendo para a ponta esquerda, no entanto o camisa sete foi facilmente anulado por Fagner. Com Pato na esquerda, Everton veio para dentro e aqui outro erro de Cuca: Everton é um jogador de lado, de explosão, não tem a característica para atuar armando o time pelo centro. Aos 15, Hernanes entrou em seu lugar.

Com Hernanes, o time passou a ter um pouco mais de físico para competir por dentro, mas ainda faltava desequilíbrio. Cuca trocou Igor Vinicius por Igor Gomes, deslocando Hudson para lateral, afim de dar mais movimentação e poder de infiltração. Antes do fim da partida Helinho ainda entraria na vaga de Vitor Bueno.

WhatsApp Image 2019-05-27 at 19.05.01Entrada de Igor mudou o meio campo. TchêTchê na base e Igor mais Hernanes a frente. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

No segundo tempo o Corinthians deu a posse para o São Paulo e apostou ainda mais nos contra-ataques, até como forma de se aproveitar da fragilidade do São Paulo na transição defensiva. Só que o Corinthians esbarrou nas tomadsa de decisões erradas por parte dos seus jogadores, principalmente de Clayson, que acabou matando alguns contra ataques promissores. Destaque para Junior Urso que além de ser fundamental na defesa também é muito importante na transição ofensiva, chegando na área como se fosse um atacante.

WhatsApp Image 2019-05-27 at 19.05.15Corinthians teve bons contra-ataques, mas não soube aproveitar. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

Mesmo dando mais a posse para o rival, o goleiro Cássio foi pouco exigido em campo, uma melhora em relação aos últimos jogos. Destaque para as partidas de Fagner e Manoel, o lateral mais uma vez mostrou o porquê de ser o melhor lateral do país ao ter uma atuação consistente no ataque e na defesa, enquanto o zagueiro teve mais uma atuação bem segura na defesa, onde ganhou a maioria das disputas, o que só confirma a evolução de Manoel desde a chegada ao Corinthians.

O filme se repetiu mais uma vez na Arena Corinthians. O Corinthians novamente venceu o São Paulo em casa, num jogo onde foi superior na parte tática, técnica e mental. Vimos um Corinthians numa intensidade e numa concentração bem alta, enquanto o São Paulo em diversos momentos pareceu estar um pouco desligado em campo. No lado do Corinthians, a vitória aliada a atuação serve para dar mais confiança antes da decisão na Copa do Brasil.

É uma derrota péssima para um São Paulo que não vive boa fase e que pode ver tudo piorar se cair na Copa do Brasil na quarta-feira. Cuca têm tentado suprir a falta de centroavante com muito jogo interior (pelo centro) e tem sido muito criticado. Talvez não seja a melhor escolha de fato, mas não é como se preferir usar os corredores fosse garantir resultados. Olhos atentos para os próximos capítulos.

@jhonny14sousa e @pedro17galante

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s