Atlético apresenta evolução defensiva -ANÁLISE TÁTICA LA CALERA 1 x 0 ATLÉTICO-MG

Por Henrique Mathias

WhatsApp Image 2019-05-23 at 20.40.43

O Atlético Mineiro já viveu momento pior na temporada, com Levir Culpi perdido em suas ideias e com muita cobrança do torcedor. Desde que Rodrigo Santana assumiu o comando do clube, o trabalhado tem mostrado evolução, mas o duelo pela Sul-americana contra o La Calera era bastante complicado.

O Unión La Calera é uma equipe com pouca tradição dentro do futebol chileno e disputa uma competição internacional pela primeira vez em sua história, mas se trata de uma equipe com muitos jogadores experientes e talvez seja a segunda melhor equipe do futebol chileno na atualidade.

O jovem treinador Francisco Meneghini, tem apenas 30 anos de idade, foi assistente de Loco Bielsa e Jorge Sampaoli e tem trabalhado bastante a variação das formações táticas de suas equipes. Sempre mantendo a linha de 4 na defesa, mas mudando a forma do seu meio campo. 4-2-3-1, 4-1-3-2, 4-3-1-2, 4-1-4-1. Jogam com bastante agressividade e tem transição ofensiva forte.

Para o duelo contra o Atlético, Meneghini optou pelo 4-1-3-2, com Matias Laba à frente da defesa e Lobos-Leiva-Zuniga em linha, com Bou e Larrondo formando a dupla de ataque.Já no lado do Galo, Rodrigo Santana decidiu utilizar uma equipe com apenas um titular, Chará, montando assim sua equipe no 4-2-3-1 para atacar, com Jair-Adilson como dupla de volantes e o 4-1-4-1 para defender com Nathan deixando a ponta esquerda para compor por dentro e Vinicius ocupando a banda do campo.

Escalação La Calera.

WhatsApp Image 2019-05-23 at 21.34.12Escalação Atlético.

La Caleracomeçou o jogo controlando completamente a posse de bola, mas sem conseguir efetividade em campo ofensivo. Nathan e Adilson fizeram um bom trabalho impedindo linhas de passe e deixando o camisa 10 rival, SebastiánZuñiga, sem conseguir oferecer muito apoio no ataque.

WhatsApp Image 2019-05-23 at 21.25.48Zuniga sempre vigiado por Adilson e Nathan. (Imagem DAZN)

Rodrigo Santana foi inteligente no planejamento do duelo. Tendo consciência de que a La Calera tem um traço marcante de pressionar o rival após perde a bola e que sua transição ofensiva é muito forte, manteve o Galo em bloco baixo nos 25 minutos iniciais, esperando o desgaste físico dos chilenos para começar a pressionar a saída de bola rival. Mesmo que tenha sido uma pressão moderada, desta maneira diminuiu os danos da transição ofensiva dos rivais.

Francisco Meneghini trabalhou bastante a saída de bola em 3+2. Seja com Batalla trabalhando como passador ou a La Volpiana, saída de bola realizada com 3 jogadores, mais tradicional com Laba entre os zagueiros e Leiva-Lobos ajudando por dentro.

WhatsApp Image 2019-05-23 at 21.25.50WhatsApp Image 2019-05-23 at 21.25.36Imagem DAZN.

Com os ajustes que Rodrigo realizou, a dinâmica de jogo dos chilenos mudou. Alerrandro sobre Vilches e Chará sobre Alvarado. Vinicius alternou entre pressionar o Laba e ajudar a recomposição por dentro.

WhatsApp Image 2019-05-23 at 21.25.49 (2)Imagem DAZN.

O primeiro tempo contou com bons detalhes táticos, embora não tenha sido uma primeira parte animada. Os dois treinadores demonstraram qualidades, potencial e um panorama de bons frutos se tiveram respaldo de suas diretorias.

Francisco Meneghini tem apenas 30 anos e tem muito de Bielsa e Sampaoli em si, até por ter trabalhado diretamente com os dois, mas demonstra também que absorveu muitas outras vertentes e que está moldando algo único para sua carreira. Interessante o seu trabalho de variação na formatação de seu meio-campo e muito bom o modo como utiliza Larrondo, que tem muitas limitações técnicas, mas serve como um ponto de referência ofensiva, recebendo jogo direto e jogando de costas.

Já Rodrigo Santana pegou uma equipe muito abalada do ponto de vista emocional e está conseguindo restabelecer, pouco a pouco, um nível aceitável de confiança e comportamento tático nas partidas.Tem boas ideias sobre utilizar os pontas por dentro e varia muito bem o modo como o “camisa 10” do seu 4-2-3-1 participa do momento ofensivo. Além de tudo consegue alternar bem o que pede aos atletas em termos de ritmo nas partidas. O desempenho defensivo do time com ele está bem acima do que o número de gols que sofreu em si pode fazer parecer.

Dois treinadores jovens, que buscam seu caminho e vão ter percalços a se contornar como todo mundo que decide trabalhar com o futebol.

Na volta para o segundo tempo, o Atlético contou com uma presença ofensiva maior de Jair. Jogador de boa qualidade técnica, muita imposição física, capacidade de infiltração, boa cobertura defensiva.

Mesmo sem conseguir aumentar o seu volume ofensivo em si, o La Calera continuou tendo o controle da posse de bola e o gol acabou chegando num cruzamento lateral.

SebastiánZuñiga recebeu no lado direito, cruzou a bola buscando Larrondo no centro da área, mas foi o jovem Franco Lobos que se antecipou a Guga e testou para o fundo da rede. Lobos foi inteligente e é bem mais alto do que Guga, mas o lateral do Atlético precisa estar mais atento a esse tipo de jogada. Se perder concentração, seu físico sempre será uma desvantagem.

WhatsApp Image 2019-05-23 at 21.25.49Lobos atacando o espaço entre Guga e Leo Silva. (Imagem DAZN)

Depois que conseguiu a vantagem no marcador, Francisco Meneghini trocou Zuniga por Navarrete, saindo do 4-1-3-2 para o 5-3-2. Rodrigo Santana colocou Bruninho e Maicon Bolt em campo e o Atlético passou a se comportar no 4-4-2.

WhatsApp Image 2019-05-23 at 21.25.49 (1)Imagem DAZN.

Bruninho entrou bem na partida, somando muito com sua capacidade criativa, principalmente através dos dribles, mas sozinho o menino não conseguiu buscar o empate.

@riquemathias

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s