Como música: na orquestra rubro-negra, o maestro foi o estreante – ANÁLISE TÁTICA VITÓRIA 2 x 1 VILA NOVA

Por Ícaro Caldas Leite e Ítalo Amorim

WhatsApp Image 2019-05-04 at 21.46.54

Na tarde deste sábado (4) Vitória e Vila Nova se enfrentaram pela segunda rodada da Série B de 2019.

Entre os mandantes, existia a obrigação de vencer e pontuar pela primeira vez no torneio. Entre os visitantes, existia a necessidade de vencer a primeira e se estabilizar na competição. Para o Vitória o jogo carregava alguns pesos, orubro-negro estava há 87 dias sem vencer e vinha de processos recentes de reformulação (eleições no final de abril, implantação de um novo projeto e saídas na semana pré-jogo: Wesley Dias, Leandro Vile infiltração do Rodrigo Andrade como terceiro homem do meio-campo) e o 4-3-3 (os pontas – Caíque e Ruan – se aproximam das linhas laterais e abrem o time, normalmente acompanhados dos laterais).

PRIMEIRO TEMPO: O Vitória começou o jogo com a cara do mandante: indo para cima, marcando a saída de bola do Vila Nova e colocando seis jogadores no campo adversário.

pressao campo do vila

Querendo ter a iniciativa das ações no jogo, o Vitória foi tentar impor seu ritmo em campo, mas as jogadas não terminavam na melhor ocasião. Muitos erros de passes, domínios, finalizações, cruzamentos… Com a bola, uma ideia “segura” de Cláudio Tencati:

capa e rocha

Enquanto um lateral subia para ir até a linha de fundo (Lateral apoio), o outro ficava “preso” (Lateral base) e o volante Léo Gomes ficava entre fazer a saída com os zagueiros e cobrir a subida do Capa.

Pelo outro lado, Rodrigo Andrade (o segundo volante), também fazia as coberturas. Uma boa leitura de jogo e espaço dele.

andrade cobertura matheusRodrigo cobertura ramos

O primeiro gol do jogo saiu aos 22 minutos do primeiro tempo, marcado pelo atacante do Vila Nova, Neto Moura. O gol de empate do Rubro-negro baiano saiu 4 minutos depois, aos 26 marcado pelo estreante, Ruan Potó.

O que chama a atenção no gol é o fato de ser uma jogada habitual de treinos, como podemos ver a seguir:

Gravação retirada de uma publicação no instagram oficial do clube.

 

Até o fim do primeiro tempo, o jogo foi bem trincado fisicamente, ambas as equipes não conseguiam criar chances reais de gols.

SEGUNDO TEMPO:

Na volta do segundo tempo, o jogo ainda foi meio“sonolento”, o Vitória tentou repetir a ideia do primeiro tempo e passou a pressionar a saída adversária.

Concentrou pouco mais de 65% em meados dos cinco minutos do segundo tempo mas rapidamente mudou sua ideia quando o gol não saiu no começo. Cedeu bola para o Vila Nova e recuou suas linhas.

Com 15 minutos de jogo o Vitória fez duas mudanças (forçadas) e abraçou outra ideia de jogo, liberou seus pontas (Ruan Potó, dessa vez na esquerda e   Felipe Garcia na direita) e transformou Léo Gomes no segundo volante (sendo Gabriel Bispo o novo primeiro
volante).

Foi assim até 20/25 minutos da segunda etapa, o Vila Nova explorando os lados (principalmente o seu lado direito ofensivo, já que a defesa do Vitória pela esquerda estava amarelada) e o Vitória buscando os pontas (algumas vezes com lançamentos).

Em meados dos 35 minutos Cláudio Tencati deu a sua última cartada: Nickson. O meia atacante assumiu inicialmente a posição de Andrigo (que o cedeu lugar) mas rapidamente foi transferido para a meia-esquerda (centralizando então Ruan Potó).

Como “sangue novo” o Vitória voltou a pressionar as linhas adversárias mesmo sem ter a bola, saindo assim o segundo gol: a defesa do Vila Nova faz a sua habitual saída pela esquerda com o Patrick, sem espaço ele é pressionado pelo Felipe Garcia e perde a bola, rapidamente o Garcia lança a bola para trás visando a infiltração do meia (Ruan Potó) que recebe, domina e finaliza. No fim, Vitória 2×1 Vila Nova.

 

@caldasicaro e @italoamorim08

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s