Vitória segura do tricolor paulista – ANÁLISE TÁTICA SÃO PAULO 2 x 0 BOTAFOGO

Por Pedro Galante e Guilherme Monteiro

WhatsApp Image 2019-04-28 at 15.02.13

São Paulo e Botafogo fizeram a primeira partida do Campeonato Brasileiro de 2019. Em um jogo marcado pela intensidade das duas equipes, o tricolor venceu graças ao seu controle e precisão nas finalizações.

WhatsApp Image 2019-04-28 at 15.16.28Disposição inicial das duas equipes. (Foto: TacticalPad)

Pelo São Paulo, estrearam Alexandre Pato e TchêTchê. Além disso, Hudson voltou ao meio campo com Igor Vinicius entrando na lateral direita.

Mais uma vez os encaixes de Cuca permitiram que o São Paulo se defendesse sem sofrer. Por muitas vezes pressionando alto, principalmente com subidas de TchêTchê, o time impediu as progressões do Botafogo.

WhatsApp Image 2019-04-28 at 15.17.01Encaixes foram evetivos. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

No primeiro tempo a equipe alvinegra apresentou dificuldades especialmente quando detinha a posse de bola, pois o São Paulo exercia uma marcação forte e com as linhas avançadas. O ponto alto da marcação do tricolor foi conter as ações de Bochecha, principal responsável pela saída de bola alvinegra. Como o Botafogo encontrou seu líder para realizar a saída em apuros, optou por bolas longas, no entanto a equipe enfrentou dificuldades por não vencer os duelos e ainda executou alguns lançamentos e passes equivocados. Apesar de uma posse de bola expressiva ela foi estérea em boa parte do jogo.

WhatsApp Image 2019-04-28 at 15.17.09Gustavo sendo pressionado por três rivais. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

Sem a bola foi onde a diferença entre a equipe de Zé Ricardo e Barroca ficou mais evidente, o Botafogo foi uma equipe muito agressiva fazendo uma pressão bem forte, contudo a equipe confundiu muito fazer uma pressão intensa com faltas, visto que o Botafogo terminou o 1° tempo com 3 jogadores amarelados. Organizado num 4-1-4-1 com as linhas bem compactadas, o Botafogo buscou congestionar bem o meio campo e negou bastantes os espaços ao tricolor no centro do campo. No entanto sofreu bastante no lado esquerdo com as subidas de Igor Vinicius e a velocidade, habilidade e o 1×1 forte de Antony. Pimpão deixou muito a desejar neste aspecto, curiosamente nesta função onde ele se notabilizou com a camisa do alvinegro.

WhatsApp Image 2019-04-28 at 15.17.15Posicionamento médio e deslocamentos dos jogadores alvinegros no 2° tempo. Via: TacticalPad

Com a bola, o tricolor buscava criar jogadas pelos lados, principalmente o direito com Antony e Igor Vinicius. A ideia era progredir pelo lado para verticalizar no ultimo terço, principalmente com cruzamentos; e importante destacar a grande presença de jogadores na área para aproveitar esse tipo de jogada.

O gol saiu em jogada que sintetiza o último parágrafo: aos 41, Antony recebe na ponta direita, corta para dentro e cruza para Everton que entra em diagonal e marca de cabeça.

WhatsApp Image 2019-04-28 at 15.17.22Cruzamento de Anotny para infiltração de Everton. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

Na segunda etapa, o São Paulo abaixou suas linhas, deu mais espaço ao Fogão mas não sofreu defensivamente. No entanto, o time já não conseguia acelerar com a bola no pé. Alexandre Pato, que fez partida razoável fora de sua posição, não conseguia sustentar ataques sozinho. Cuca trocou Igor Gomes por Hernanes, e o time se manteve lento.

Aos 31, entrou o estreante Toró no lugar de Pato, e o rimto do São Paulo mudou drasticamente. Toró deu a explosão que o time precisava e por vezes enfrentou a defesa adversária sozinho.

Conseguindo chegar ao ataque de novo, o São Paulo marcou o segundo. Depois de ótima jogada de TchêTchê, Hudson finalizou de fora da área. Vitor Bueno entrou aos 42.

WhatsApp Image 2019-04-28 at 15.17.30Observe (em verde) a concentração da posse de bola do Botafogo. Nota-se que ela ficou localizada na faixa central do campo e pouco no terço final. Via: TacticalPad.

As ideias de Barroca são boas e a equipe demonstrou uma organização ofensiva destacável. O futuro é promissor. Se houver o aperfeiçoamento das ideias peças e de algumas ideias o Botafogo poderá alçar voos maiores na temporada.

Cuca conseguiu iniciar o Brasileirão com vitória – o que é importante. O time conta com a chegada de seus competentes reforços e uma garotada sedenta por oportunidades: serão essas as bases do time que Cuca vai montar. Mas isso só deve começar a se firmar lá pela decima rodada, até lá seguimos acompanhando a construção desse time.

@guizaomb19 e @pedro17galante

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s