Mais um passo na busca pelo acesso – ANÁLISE TÁTICA ATLÉTICO MOGI 1 x 4 PAULISTA

Por Jhonata Souza

WhatsApp Image 2019-04-28 at 15.14.24

No último sábado (27), Atlético Mogi e Paulista se enfrentaram pela quarta rodada do Grupo 5 da Segunda Divisão do Campeonato Paulista no estádio Nogueirão em Mogi das Cruzes. A Segunda Divisão do Campeonato Paulista (equivalente à quarta divisão) é composta por 41 equipes divididas em cinco grupos com sete times e um grupo com seis times. As equipes foram escaladas por seus técnicos da seguinte maneira:

WhatsApp Image 2019-04-28 at 19.13.22

Por ter mais qualidade técnica que o adversário, o Paulista começou o jogo indo para cima do Atlético, buscando o lado direito do ataque com Victor e Anderson para criar chances. Curiosamente, o primeiro gol do Paulista surge num rápido contra-ataque, onde o camisa 10 Tuxa recebeu em condições de sair cara a cara com o goleiro para abrir o placar em Mogi. Alias, esse time do Paulista tem a característica de ser um time que faz a transição ofensiva de maneira rápida.

Os outros dois gols do Paulista no primeiro tempo surgiram de bolas cruzadas na área. No segundo gol, o lateral Yan aproveitou a bola que sobrou dentro da pequena área após cobrança de escanteio para marcar. Já no terceiro gol, o camisa 9 Edinan aproveitou um cruzamento para marcar o gol, detalhe que ele estava livre dentro da área. Após o segundo gol a partida ficou mais tranquila para o Galo da Japi. A equipe de Jundiaí alternou momentos onde ficou mais atrás na defesa com a intenção de pegar o Atlético no contra-ataque, e momentos onde a equipe tinha a posse de bola e tentava criar alguma chance de gol.

Um fato legal desse jogo foi que as duas equipes quase sempre tentaram sair jogando pelo chão sem dar aqueles chutões para frente. É claro que os dois times esbarraram muitas vezes nas próprias limitações técnicas na hora de fazer a saída de bola, o que gerou vários erros que proporcionaram chances de gol, principalmente para o Atlético Mogi que criou suas melhoras chances em roubadas de bola no campo de defesa do Paulista.

WhatsApp Image 2019-04-28 at 19.13.35As duas equipes pressionando a saída de bola da outra (Fonte: FPF TV).

O Paulista matou o jogo no primeiro tempo com os três gols marcados, essa vantagem deu uma tranquilidade para o time e na primeira metade do segundo tempo era visível que o time voltou numa intensidade menor na comparação com o primeiro tempo. Enquanto o Galo voltou num ritmo menor, a equipe do Atlético Mogi voltou para o tudo ou nada na segunda etapa. Os donos da casa voltaram numa intensidade maior, pressionando bastante a saída de bola do Paulista e criando chances de gol. Essa pressão rendeu o gol de Egino aos 17 minutos, o zagueiro aproveitou a falha da defesa e do goleiro adversário para marcar o único gol do Atlético na partida.

Essa pressão na saída de bola forçou o Paulista a mudar em vários momentos a forma como fazia a saída de bola. Ao invés de tentar sair tocando pelo chão como no primeiro tempo, a equipe visitante passou a utilizar de lançamentos do goleiro para os atacantes brigarem no alto, o que poucas vezes deu certo contra a defesa do Mogi.

WhatsApp Image 2019-04-28 at 19.13.42Atlético Mogi fazendo uma forte pressão na saída de bola do Paulista (Fonte: FPF TV).

Como era de se esperar, o Atlético não conseguiu manter aquela intensidade na marcação e depois da metade do segundo tempo o Paulista passou a dominar as ações da partida novamente. O galo chegou ao quarto gol na reta final do jogo com Felipe, ele aproveitou a bola que sobrou na pequena área para marcar o último gol da partida.

O Atlético Mogi voltou a cometer erros defensivos graves, além de mostrar deficiências técnicas na hora de finalizar as jogadas, erros que colocam a equipe em último no grupo. Já o Paulista venceu a partida com certa tranquilidade e ainda aumentou o seu saldo, algo que pode ser importante na briga pela liderança do grupo. O Paulista tem ideias interessantes, é uma equipe que tenta propor o jogo, fazer uma saída de bola pelo chão com participação do goleiro e que tem um contra ataque rápido. Essas ideias demandam tempo e treino para serem mais aperfeiçoadas, então é normal que a equipe cometa erros, esses erros fazem parte da evolução do time.

Porém no curto prazo será necessário melhorar a parte defensiva do time. Contra times melhores o Galo não poderá cometer tantos erros na defesa, pois isso pode custar até um acesso. Além disso, o time precisa caprichar mais na hora de finalizar as jogadas, pois poderia ter saído com um resultado maior. O importante é que a vitória venho e que mais um passo na busca pelo acesso foi dado pelo Paulista.

@jhonnysouza14

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s