Análise dos melhores goleiros da temporada 2018-19

Por Rafael Maciel

WhatsApp Image 2019-04-25 at 19.43.23

Rapidamente estamos amadurecendo nossa forma de analisar individualmente o desempenho dos atletas de futebol. Com o aumento dos dados disponíveis, diversos tipos de análises podem ser elaboradas, sob as mais diversas perspectivas.

Por ser uma posição completamente distinta dos atletas de linha, as análises específicas dos goleiros sempre foi mais empírica e menos científica, mas isso vem mudando ao longo dos anos.

Nos primórdios, as análises dos goleiros consistiam basicamente no estilo técnico do atleta (subjetivo). Com a inclusão dos scouts básicos no futebol, a média dos gols sofridos por jogo foi ganhando espaço e se consolidou por anos, como o principal indicador de desempenho para determinar os melhores goleiros dos campeonatos (popularmente conhecido como “Goleiro Menos Vazado”).

Links com exemplos de análises de desempenhos de goleiros

      Melhores do Mundo 2015

      Melhores do Brasileirão 201

Após a explosão estatística que ocorreu no futebol na última década, diversos novos índices quantitativos ganharam importância para a análise de goleiros. Mas será que somente através da média de gols sofridos, jogos sem sofrer gols e média de defesas por jogo, teremos informações suficientes para elencar os melhores goleiros do mundo?

Com a evolução da posição de goleiro (link), as ações específicas (defesas e saídas em cruzamentos) passaram à representar menos que 25% das ações dos goleiros nas partidas. Ou seja, atualmente o goleiro acaba atuando mais na fase ofensiva do que na fase defensiva do jogo. Obviamente que as defesas possuem um grau de importância maior, porém não podemos descartar da análise, as ações que refletem os outros 75% das ações dos goleiros. Deste modo, é recomendado elaborar uma análise mais sistêmica, abrangendo as características do goleiro e a totalidade de suas participações dentro das partidas.

Em 2017, durante a análise do desempenho monstruoso de Jan Oblak (link), propus uma metodologia para análise dos goleiros, organizadas nos 4 aspectos de jogo (físico, tático, técnico e mental), conforme imagem abaixo:

WhatsApp Image 2019-04-26 at 10.22.02

Hoje, percebo que a ausência de um critério quantitativo fundamental: avaliação dos erros. Além classificar os erros que geraram gols sofridos ou os erros que geraram finalizações aos seus adversários, se faz importante detalhar o contexto em que as falhas ocorreram (falhas técnicas de defesa, falhas técnicas em saída de gol, falhas técnicas de reposição, etc.).

  • Classificação dos Melhores da Temporada

O primeiro passo foi definir uma listagem dos goleiros que mais se destacaram na temporada. Por se tratar de uma análise complexa, eu identifiquei em amarelo os 3 melhores goleiros desta temporada (de modo subjetivo), na minha opinião.

Considerando o nível de competitividade em que estão atuando, dos resultados que eles vem obtendo e pelos números apresentados, Alisson, Oblak e Stegen são os meus favoritos da temporada. Com destaque para Ederson, Lloris, Onana, Kepa e Benítez.

PS: Courtois não fez boa temporada, mas foi incluído na listagem, por ter sido eleito o melhor goleiro da última copa!

WhatsApp Image 2019-04-26 at 10.23.40

WhatsApp Image 2019-04-26 at 10.23.46

  • Goleiros Mais Completos da Temporada

O equilíbrio é a chave de tudo! Para analisar o desempenho dos goleiros não é diferente. Atualmente existem 2 classes dos tipos de goleiro: goleiro reativo (R) e goleiro pró-ativo (A). O tipo R foca nas ações defensivas e o tipo A tem características para atuar mais inserido no modelo de jogo (oferecendo linhas de passe e cobrindo a última linha defensiva).

Temos um bom exemplo destas diferenças entre os melhores goleiros do mundo:

Exemplos Tipo A:Neuer, Ederson, Alisson, Onana, Lloris, Kepa.

Exemplos Tipo R:Oblak, De Gea, Courtois

Não adianta o goleiro ser o melhor distribuidor e não ter um bom aproveitamento de defesa nas finalizações sofridas, do mesmo modo que não adianta o goleiro ter um excelente aproveitamento de defesa e um péssimo jogo com os pés. Por isso a importância de buscarmos o equilíbrio.

Para identificar os goleiros mais completos da temporada europeia, utilizamos os índices qualitativos que o Sofascore disponibiliza em seu site, para avaliar os seguintes critérios: defesa, jogo aéreo, antecipação, tática e distribuição.

WhatsApp Image 2019-04-26 at 10.25.33

Considerando os critérios apresentados, Alisson, Ederson e Stegen são os goleiros mais equilibrados do mundo, entre as características do tipo A e tipo R.

Comparativo de 3 dos melhores goleiros do mundo, segundo Sofascore.

WhatsApp Image 2019-04-26 at 10.26.52

  • Complexidade das Defesas

Considerando as defesas difíceis e a qualidade das finalizações enfrentadas (expectativas de gols), temos a seguinte situação:

WhatsApp Image 2019-04-26 at 10.27.03

Neste quesito, Oblak e Benítez estão incomparáveis! Nenhum goleiro de alto nível, evitou tantos gols diante das Expectativa de Gols enfrentadas nas ligas nacionais.

  • CONCLUSÃO

Escolher o melhor goleiro da temporada é questão de opinião, mas não podemos descartar completamente os números apresentados neste artigo. O que devemos é unificar a análise subjetiva com esta análise mais objetiva, conciliando aspectos quali e quantitativos.

Considerando o que vi na temporada e os dados analisados neste estudo, vejo o goleiro Alisson como um bom nome para confiarmos o título de melhor goleiro da temporada. Mesmo cometendo 3 falhas que ocasionaram gols na temporada, se analisarmos detalhadamente estas falhas, somente 1 foi referente à aspecto específico de defesa (diante do United). Uma foi diante de uma tomada de decisão incorreta quando optou pelo drible (diante do Leicester) e a última foi em um lance controverso de recuo de Van Dijk.

WhatsApp Image 2019-04-26 at 10.29.38

Além de ser um dos goleiros mais equilibrados do mundo, Alisson é indiscutivelmente o goleiro que possui o melhor 1×1 do mundo!

WhatsApp Image 2019-04-26 at 10.30.55

  • JUSTIFICANDO A RESPOSTA – Análise detalhada do desempenho de Alisson Becker na temporada 2018/19

Outras médias importantes apresentadas por Alisson em toda temporada!

WhatsApp Image 2019-04-26 at 10.32.36

@rafaellomaciel

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s