Vitória que pode trazer o título- ANÁLISE TÁTICA TOLEDO 1 x 0 ATHLÉTICO

Por Rafael Santos

A primeira partida da final do campeonato estadual paranaense não foi movimentada, porem foi interessante para identificar algumas deficiências defensivas e falta de criatividade ofensiva.

A equipe do Toledo veio a campo no 4-4-2 apostando muito nas linhas defensivas atuando de forma conjunta, o meia-atacante Julio Pacato atuava atrás da linha da bola auxiliando os encaixes da segunda linha de quatro, isso fez com que o Athlético apostasse muito na ligação direta para o Bérgon entre os defensores Everton e Eduardo Luiz e nas finalizações de longa distancia, porem não surtiram efeito.

WhatsApp Image 2019-04-17 at 19.34.19Estratégia utilizada para infiltração entre as linhas de quatro com passe para o centro da área.
WhatsApp Image 2019-04-17 at 19.34.26Estratégia utilizada para infiltração entre as linhas de quatro com finalização.

Ofensivamente a equipe apostou muito nos contra-ataques com Marcelinho e Wainy, porem a defesa athlética conseguiu inibir essas jogadas e o Toledo também ficou refém das finalizações de longa distancia.

WhatsApp Image 2019-04-17 at 19.34.33Contra-ataque toledense pouco eficiente, porem muito acionado na partida.

No primeiro tempo a equipe da casa recuperou 10 bolas enquanto o Athlético apenas três, porem não conseguiu executar bem os contra-ataques de forma eficiente e não conseguiu manter a posse de bola, fato que o Athlético teve quase 70% de posse de bola no primeiro tempo.

Na segunda etapa o Athlético tirou dois jogadores centrais e substitui por jogadores ofensivos Janderson e Chritian deram especo para Gabriel Poveda e Demethryus, porem as alterações modificou apenas o desenho tático, por que a estratégia de jogo se manteve a mesma. Agora atuando no 3-5-2 conseguiu manter sua defesa protegida pelo centro e tinha duas referencias na área, porem o excesso de lançamentos continuou e a defesa do Toledo se deu melhor.

WhatsApp Image 2019-04-17 at 19.34.39

Finalização de longa distancia devido a forte marcação, porem ineficaz e nesse momento era possível o passe e criação de jogada.

Enquanto isso o time da casa também modificou o seu desenho tático, retirou um dos atacantes e colocou mais um jogador central defensivo, dessa forma deu mais liberdade para Julio Pacato tentar a criação atuando no 4-5-1 sem a bola e no 4-4-1-1 com a bola. Porem no decorrer da partida o desenho tático voltou ao 4-4-2 com a entrada de Léo Teles na vaga de Khevin.

No apagar das luzes Fandinho entre quatro marcadores marcou de cabeça depois de jogada pela direita, talvez na única jogada trabalhada em toda partida. O placar de 0x0 seria justo, porem o Toledo foi premiado por devido ao fato que o técnico Agenor Piccinin tentou modificar o jogo e fez uma boa leitura defensiva.

WhatsApp Image 2019-04-17 at 19.34.47Movimentação pela direita e cruzamento central, a defesa athlética não subiu e deixou o zagueiro cabecear com liberdade.

A partida foi fraca tecnicamente, nenhuma equipe conseguiu impor ou criar alguma movimentação eficiente e eficaz, ambas as equipes apostaram muito na finalização de longa distancia ligação direta para os atacantes e usaram pouco as laterais, enquanto a região central ficou congestionada.

O time da casa foi feliz marcando o gol no ultimo lance e o Athlético não teve a atenção necessária, algo que aconteceu corriqueiramente quando a equipe juvenil atuou. Possível que no jogo de volta, alguns jogadores do dito “time A” entrem em campo para ajudar a reverter o placar.

O Toledo precisa manter as suas linhas de quartro e manter o padrão defensivo, mas precisa criar elementos e estratégias para furar o bloqueio do adversário e levar mais perigo ao gol do goleiro athléticano.

@Rafinha_Esporte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s