Surpreendentemente nas semis – ANÁLISE TÁTICA ITUANO 0 x 1 SÃO PAULO

Por Pedro Galante

WhatsApp Image 2019-03-28 at 20.06.44

Apesar de toda bagunça administrativa, da confusão com o cargo de treinador e de todo o descrédito decorrente dos fatos mencionados, o São Paulo está nas semifinais do Campeonato Paulista. A classificação foi selada depois de duas boas partidas contra o Ituano.

O principal destaque é a inclusão de jovens jogadores na equipe titular. Liziero e Luan formaram a dupla de meio campo e foram excelentes, dando ótima circulação de bola para a equipe. Um pouco mais a frente, Igor Gomes e Antony se mostraram jogadores de muita qualidade técnica e poder de desequilíbrio.

WhatsApp Image 2019-03-28 at 20.16.43Mapas de calor e estatísticas da dupla formada em Cotia. (Foto: SofaScore)

Outro novo argumento é Hudson, agora utilizado como lateral direito. O camisa 25 joga mais fixo, sem buscar jogadas na linha de fundo, mas continua sendo importante. Sua função ofensiva é de ajudar na construção, ficando na base da jogada pelo lado direito.

WhatsApp Image 2019-03-28 at 20.17.31Local e direção de todos os passes de Hudson vs Ituano. (Foto: Instat).

Ainda está longe, muito longe de um time com uma identidade bem definida, assimilada e executada, mas começa-se a perceber um esboço de equipe. Esboço que ainda será modificado, afinal o elenco deve contar com a volta de jogadores importantes como Hernanes e Éverton, a chegada já confirmada de Alexandre Pato e outros possíveis reforços.

O ponto é que a situação tricolor já é bem mais otimista, não no sentido de estar próximo de chances de título, mas no futebol praticado e no ânimo do torcedor. Pela péssima campanha na primeira fase, muitos desacreditavam da classificação para o mata-mata, e chegar as semis com um bom futebol é considerável.

Para o jogo contra o Palmeiras, a melhor opção para o tricolor paulista é repetir a estratégia usada na última vez que os clubes se enfrentaram, obviamente fazendo as devidas correções – já que o time saiu derrotado na ocasião. O problema no último choque-rei foi a falta de proximidade dos jogadores no ataque, coisa que melhorou muito com a entrada de Igor Gomes no time titular. Portanto, deixar o Palmeiras com a bola e buscar aproveitar os momentos ofensivos com seus talentos combinados é a melhor rota para a vitória.

WhatsApp Image 2019-03-28 at 20.17.39Contra o Palmeiras, jogadores de ataque muito distantes. (Foto: Instat/ Pedro Galante).

Cuca já será oficialmente técnico no jogo da volta. Na próxima semana, discutiremos as ideias do treinador e como elas se manifestarão no elenco são-paulino.

@pedro17galante

Deixe uma resposta