A influência da Liga das Nações da UEFA nas Eliminatórias para a Eurocopa

Por Jhonata Souza

WhatsApp Image 2019-03-23 at 11.14.11

Em setembro teve início na Europa a mais nova competição de seleções organizada pela UEFA,a Liga das Nações da UEFA envolve todas as seleções filiadas a entidade que cuida do futebol europeu dívidas em 4 ligas, que se dividem em 4 grupos por liga, onde existe um sistema de acesso e rebaixamento entre as ligas. A nova competição se comprovou um grande sucesso nos âmbitos esportivos e financeiros. Na parte financeira, ela gerou bastante lucro para a UEFA, o que fez com que outras confederações despertassem o interesse de fazer algo parecido em seus continentes, como no caso da CONCACAF que também criou sua própria liga das nações. No âmbito esportivo a competição foi um sucesso pois as datas-fifas que eram ocupadas por amistosos de pouco interesse e competitividade foram substituídas por jogos valendo por uma competição oficial.

O âmbito que mais nos interessa neste texto e o âmbito esportivo e de como a primeira edição da Liga das Nações irá influenciar nas eliminatórias para a Eurocopa de 2020. Até o último ciclo, as eliminatórias da euro eram a primeira competição após a copa do mundo e não se existia muita expectativa para o seu início já que o público estava ainda naquela ressaca pós Copa do Mundo. Agora as eliminatórias não são mais a primeira competição pós copa, a liga das nações vem antes e ela evita que o público entre naquele ressaca pós copa, pois os jogos valem algo. Isso influencia no começo das eliminatórias, já que agora as eliminatórias não significam o começo de um novo trabalho, mas, sim, o prosseguimento de um trabalho que teve o seu início na liga das nações, além de ser a competição onde podemos ver de perto as consequências do que aconteceu na Liga das Nações. Por ter um sistema de rebaixamento e acesso a liga das nações acaba proporcionando para algumas seleções feitos que dão muita confiança para elas nas eliminatórias, ao mesmo tempo a liga das nações coloca grandes pontos de interrogação no trabalho feito por alguns técnicos e até acabar com alguns e acelerar processos de renovação.

Em relação as principais seleções, as eliminatórias começam com a expectativa de saber a forma que seleções como Espanha, Bélgica e Alemanha irão reagir após mostrarem na liga das nações problemas que tiveram na última copa, além da curiosidade de como será feito o processo de renovação nessas seleções.Nos casos da Croácia, Polônia e Islândia, que foram rebaixadas ao lado da Alemanha, resta saber se essas seleções que tiveram o seu ápice recentemente vão conseguir voltar ao bom nível que mostraram ou se vão continuar em queda, isso vale mais para Polônia e Islândia que veem numa queda bem maior. Existem seleções como Holanda e Itália que a liga das nações serviu para lhes dar um norte e as eliminatórias serão para preparar as equipes para a Eurocopa. Já seleções como França, Inglaterra, Portugal e Suíça que tem um bom trabalho sendo feito, chegam para as eliminatórias em busca de aperfeiçoar ainda mais o que é feito para chegar ainda melhores na Eurocopa.

WhatsApp Image 2019-03-23 at 11.14.41Seleção Alemã que chega pressionada para as Eliminatórias após fracassos na Copa e na Liga das Nações da UEFA.

 A liga das nações influenciam bastante a forma como as principais seleções chegaram para as eliminatórias. Porém é nas seleções menores que percebemos ainda mais a influência das liga das nações da UEFA nas eliminatórias. Normalmente as seleções menores chegavam para as eliminatórias sem muita perspectiva de algo, entravam na disputa mais para cumprir tabela e quem sabe melhorar o seu desempenho ou conquistar algum resultado histórico contra uma grande seleção. Agora a perspectiva dessa seleções muda com a liga das nações, seleções menores que tiveram ótimos resultados na liga como Noruega, Finlândia, Kosovo e Geórgia chegam para essas eliminatórias com a expectativa de serem mais do que apenas coadjuvantes em seus grupos, a confiança que ganharam com os bons resultados na liga das nações dá a esperança que elas podem brigar e quem sabe até conquistar uma vaga para a a Eurocopa via eliminatórias, algo que era impensável para essas seleções.

WhatsApp Image 2019-03-23 at 11.16.03Seleção do Kosovo chega para as Eliminatórias com moral após conseguir o acesso para a Liga C na Liga das Nações da UEFA.

 Como dito anteriormente no texto, a liga das nações da UEFA foi um grande sucesso em todos os âmbitos, mas as consequências dentro de campo da sua primeira edição serão vistas de forma clara nas eliminatórias para a Eurocopa com seleções fortes e tradicionais buscando se recuperar dos resultados negativos na liga das nações e seleções sem tanta tradição chegando para esta eliminatória acreditando que podem mais. Para aqueles que como eu são fãs do futebol de seleções está será provavelmente a melhor eliminatória para a Eurocopa da história, pois cada seleção tem a sua própria história e expectativa para esta competição, o que torna os jogos ainda mais disputados e emocionantes.

@SuperJhonny14

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s