Influências do Futsal no Futebol

Por Rafael Santos

WhatsApp Image 2019-03-14 at 14.42.08

Classificado como um jogo esportivo coletivo (JEC), o Futsal é uma modalidade de oposição/cooperação onde companheiros de equipe, em cooperação, lutam para alcançar seus objetivos ao mesmo tempo em que os adversários, em oposição, buscam impedir que esses objetivos sejam alcançados. Desse modo é possível analisar a estrutura da modalidade que tem os seus princípios fortemente ligados ao Futebol, porem com ênfase em ações em área reduzida, algo que está em evidencia no treinamento esportivo das grandes equipes pelo mundo.

O modelo de aprendizagem ideal trabalha com jogos situacionais que possibilitam a participação do aluno, durante esse processo é importante ressaltar o desenvolvimento motor de forma primaria para que o aluno tenha uma evolução técnica voltada aos fundamentos como domínio, passe, condução e etc. O processo de ensino-aprendizagem-treinamento deve ser formulado cuidadosamente, o que solicita do professor o conhecimento das diferentes alternativas metodológicas.

A lógica interna do jogo é o produto da interação contínua entre as principais ações do regulamento e a evolução das soluções práticas encontradas pelos jogadores, decorrentes das suas habilidades táticas, técnicas e físicas. Isso apenas comprova que o ensino deve ser sistêmico em formato de jogos organizados, o ensino analítico restringe a imprevisibilidade e direciona a aprendizagem apenas para a parte técnica e tática isolada.

O aluno precisa ter um repertório técnico é obvio porem se ele apresentar essas condições em varias situações distintas vai se sobressair em comparação com alunos do formato analítico. Ex: O aluno recebe o passe, faz o domínio e devolve o passe, sem nenhuma oposição. Enquanto isso no processo sistêmico ele vai estar posicionado em alguma área de atuação e vai receber um passe e assim que ele dominar a bola, precisa fazer um passe para um determinado ponto da quadra com algum objetivo.

Os JEC se caracterizam pela sucessão constante de situações de jogo, nas quais o participante deve resolver problemas através de inúmeras tomadas de decisões, decisões estas que envolvem um conteúdo tático e implicam em relacionar processos cognitivos com processos motores. A transição do Futsal para o Futebol deve ser progressiva, por que o aluno vai se deparar com novas variáveis e um solo pouco estável (saindo da regularidade da quadra para a imprevisibilidade do campo). Se o aluno chegar nesse estágio com os fundamentos previamente ensinados, ele vai precisar se adaptar e modificar algumas situações e alguns gestos técnicos, como a finalização que deixa de ser com a ponta do pé e começa a ser com o dorso do pé, o domínio que deixa de ser com a planta do pé e começa a ser com a lateral interna do pé.

E novamente o ciclo se repete essas novas adaptações devem ser aprendidas em formato de jogos organizados. O fato do aluno já ter passado por essa fase no Futsal, auxilia e estrutura melhor sua evolução em comparação com um aluno que não teve passagem pelo Futsal durante a iniciação esportiva. O Futebol evoluiu muito nos últimos anos, principalmente o treinamento que aborda a tática com uma novo olhar e essas situações propiciam muito os jogos reduzidos e com isso o aluno que teve passagem pelo Futsal se sente confortável em receber passes com marcação próxima, realizar uma finta e logo em seguida ter um novo marcador criando a oposição.

Na medida em que a ação de um jogador acontece obrigatoriamente na interação entre os demais elementos em jogo, cada uma das equipes que se comporta como uma unidade cujas interações dos seus elementos se sobrepõem características individuais. O aluno precisa se enquadrar em um formato tático mais complexo e abrir mão de algumas características do Futsal. Durante uma partida não existe tempo técnico para correções, não existem as substituições livres para descanso e o conjunto tático nunca pode ser secundário em comparação com o individualismo.

Desse modo o aluno precisa compreender a importância de ocupar espaços ao invés de correr por todo o campo, executar linhas ou triangulações de passes para manutenção da posse de bola (cadência de jogo) e acima de tudo solucionar problemas dentro de campo, ter uma consciência tática que se aplique ao coletivo e observe bem as variações dos adversários e crie oposições.

Considerações finais:

O Futsal é um ótimo facilitador para o Futebol, isso é fato. Analisando o desenvolvimento motor é evidente que a fase da infância em seus três estágios tem forte evolução com a pratica dos JEC e o Futsal apresenta uma maior familiaridade histórica no Brasil, levando vantagem em comparação com Handebol, Basquete e etc. A fase madura que é caracterizada por desempenhos mecanicamente eficientes, coordenados e controlados. O desenvolvimento psicológico e social está presente em uma modalidade em que a participação do aluno é frequente e com novos desafios todos os treinos, alem da evolução técnica ser evidente e apresentar melhoras a curto, médio e longo prazo. O desenvolvimento técnico é apresentado de forma sistêmica evidenciando os jogos organizados e fundamentos técnicos, a “metodologia do jogo” é até hoje a mais adequada.

O Futsal tem nomes como Marta, Ronaldinho Gaucho, Ronaldo Fenômeno, Robinho e Kaká que começaram no Futsal e posteriormente tiveram sucesso no futebol. Na ultima Copa do Mundo o Brasil contou com 12 jogadores que foram federados no Futsal, são eles:

  1. Alisson Becker (Internacional)
  2. Philippe Coutinho (Vasco)
  3. Douglas Costa (CEPE Gaucha)
  4. Fagner (Colaboradores do Imirim e Corinthians)
  5. Filipe Luis (Associação Desportiv a Jaraguá)
  6. Marcelo (Fluminense, Helênico e Vasco)
  7. Marquinhos (Corinthians)
  8. Miranda (AABB Paranavaí)
  9. Neymar Jr. (São Vicente e Santos)
  10. Pedro Geromel (Unidos da Vila)
  11. Renato Augusto (Grajaú Tênis Clube e Tio Sam)
  12. William (Corinthians e Helênico)

Twitter: Rafinha_Esporte.

Anúncios

2 comentários sobre “Influências do Futsal no Futebol

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s