O Flamengo que a Nação queria! – ANÁLISE TÁTICA FLAMENGO 3 X 1 LDU.

Por Matheus Miranda e Luan Silveira

Demorou, mas finalmente o Flamengo teve uma atuação em 2019 condizente com o que se espera dele. Pra falar sobre essa partida, teremos a estreia de @MathEng_CRF pelo @AnaliseCRF.

Antes de falar sobre as estratégias dos dois times no jogo é importante ressaltar como o gol cedo (oito minutos) foi importante na parte anímica de ambas as equipes, uma vez que antes do gol o jogo se desenhava mais favorável ao time equatoriano.

Dito isto, a estratégia da LDU era simples, reduzir o espaço de ação e conduções dos pontas, dobrando a marcação com Ayoví e Vega bem abertos. Como observado em jogos anteriores, a linha de defesa dos equatorianos é muito agressiva, e buscavam sempre deixar um dos zagueiros sempre colado em Gabriel e a última linha bem estreita à frente da área com Orejuela e Intriago perseguindo quem caísse em seu setor, causando, portanto, buracos na sua entrelinha, já que Éverton Ribeiro flutuava a partir da direita arrastando um dos volantes, enquanto Pará ou Arão ocupavam o setor esquerdo da LDU, deixando o outro volante contra Diego e Arão ou quem caísse pelo meio. As flutuações de Éverton para o lado direito gerava situações de superioridade numérica e obrigava Rodríguez a quebrar a linha de defesa para anular essa superioridade, gerando espaços como o visto na imagem a seguir:
imagem 1

Diego ataca a área no espaço deixado por Rodríguez, mas Bruno Henrique opta por não o lançar.

Enquanto isso, ofensivamente, Aguirre e Julio ficavam mais abertos como opções de transições longas ou se aproximarem para associar com os volantes que temporizavam a transição para a ultrapassagem de Quinteros, porém a estratégia dos equatorianos esbarrou na excelente pressão pós-perda de bola realizada após o primeiro gol no início do jogo, como podemos ver aqui.

O fator preponderante para o 1° tempo não ter terminado em goleada foi pura e simplesmente a falta de precisão nas conclusões das jogadas por Diego e Gabriel, que tiveram muito espaço e pouca eficiência (refletidos inclusive nas notas recebidas do SofaScore no primeiro tempo).
Analisamos o gol perdido por Gabriel aqui!

 

Em linhas finais, destaca-se a partida exuberante de ER7, que não só mantém o ritmo ótimo do primeiro no segundo tempo, como levanta o desempenho de seus companheiros, temporizando, abrindo espaços, oferecendo criatividade nas associações e encontrando Gabigol e BH na profundidade com passes longos. Homem do jogo.

Outro digno de nota, Arão, como 2° volante de fato, proativo na saída e balanço defensivo, fechando a área ao lado de Cuéllar e mantendo sua presença no jogo aéreo ofensivo, tem que ser citado, ainda mais por se tratar de um jogador extremante criticado pela torcida, com razão, e que vai justificando sua titularidade na Libertadores.

Diego, que apesar dos pesares (pênalti besta cometido e a crítica no parágrafo anterior), fez sua melhor partida no ano, ainda pouco pra justificar sua titularidade, mas mostrando evolução. Belo domínio orientado pra sair da pressão no gol de Éverton Ribeiro.

Renê, sólido na defesa quando solicitado, decisivo no jogo apoiado, teve ótima noite em passes longos, acertando os 9 que tentou.

Cuéllar dispensa comentários, sempre cobrindo todo o espaço e conduções permitidas constantemente por Diego e Arão e sendo dominante nas recuperações de posse.

De negativo, a eterna facilidade de qualquer time, em boa ou péssima atuação, finalizar de média distância sem pressão da entrada da área. Com péssima partida de Intriago (absolutamente engolido pela atmosfera no estádio) e sumiço de J. Julio, não houve muitos testes ou trabalho à defesa.

Sigam-nos em @AnaliseCRF para mais análises e comentários.

@MathEng_CRF e @luansilveirap

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s