Conheça mais sobre a preparação física – Entrevista com Ary Bonadio

Por Breno Barbosa

O preparador físico é um profissional que fornece orientação para melhorar seu desempenho esportivo. Desta forma, convidei Ary Bonadio, preparador físico do Futsal Comercial Ribeirão, para uma entrevista e cessar algumas dúvidas sobre a função desenvolvida pelo preparador físico.

Ary Bonadio, graduado em Bacharel pela FMU-SP, pós-graduado em Ortopedia Multiprofissional pelo Hospital Israelita Albert Einstein, com passagens pelo Nacional-SP e Batatais-SP, atualmente é preparador físico do Futsal Comercial Ribeirão. Além de trabalhar com equipes de futebol, Ary tem experiência com atletas de outros esportes de alto rendimento, como do Surf e Skate. Bonadio é proprietário da @esporterapeutica (página no Instagram),uma clínica de prevenção de lesões, reabilitação e Preparação Física para pessoas que buscam qualidade de vida e atletas amadores e profissionais.

MW: Qual a diferença entre trabalhar com atletas de alto rendimento e pessoas que buscam apenas uma vida mais saudável?

Ary Bonadio: Os atletas buscam performance, enquanto às pessoas buscam saúde, são coisas distintas. A diferença é que nos trabalhos dos alunos que buscam saúde, eu sigo protocolo com cargas e volumes diferentes do que os utilizados com quem necessita da alta performance, pois esses atletas vivem de bons resultados, os treinos são diários e alinhados com os calendários de pré-temporada e das competições. Às pessoas comuns treinam no máximo de duas a quatro vezes com acompanhamento particular, por isso existe essas diferenças nas cargas e volumes de treinos que estão nas rotinas dessas pessoas. Por isso, temos os planejamentosdos treinos de acordo com os públicos.

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  • Ary trabalhando com jogadores de futebol, atletas de alto rendimento (skatista profissional) e pessoa comum. Isso demonstra como o preparador físico se adapta para montar os treinamentos.

MW: Qual a diferença entre trabalhar com uma equipe de futsal e um time do futebol?

Ary Bonadio: Por mais que os gestos motores sejam semelhantes, o futebol é um esporte que contém mais volume e tempo, porém menos ações de intensidade alta. O futsal, por sua vez, contém menos volume e tempo, entretanto com mais ações de intensidade alta. Outra diferença marcante, é que o futsal permite trocas constantes dentro do jogo. No padrão morfológico (estudo das diferenças estruturais das pessoas)do futebol, nós temos alguns perfis determinados, como goleiro alto e zagueiro alto, enquanto no futsal os jogadores têm características mais semelhantes, são leves e estaturas médias, inclusive os goleiros. Mas, é claro que existe algumas exceções nesses paradigmas. Nas partes das valências físicas (são qualidades físicas motoras passíveis de treinamento)a serem desenvolvidas, temos como prioridade a força, velocidade e potência. Enquanto no futsal, temos a força, potência e agilidade, por isso a diferença fica na prescrição e elaboração da parte física.

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  • Bonadio em ação na quadra e no campo

MW: O atleta de futsal precisa ser intenso o tempo inteirodentro de quadra. Isso proporciona mais possibilidades de lesões?

Ary Bonadio: Não. Ambos os esportes tem suas características e chances de lesões, sejam elas de fatores intrínsecos ou extrínsecos. Ambos os esportes tem contatos diretos, sprint de alta velocidade, mudança de direçãobruscas, desacelerações dos movimentos, saltos e riscos de lesões são semelhantes em ambos os esportes.

MW: Muitos não devem conhecer esses termos, então o que são fatores intrínsecos e extrínsecos?

Ary Bonadio: Fatores intrínsecos são fatores de dentro para fora, como a falta de flexibilidade, idade, lesões préviase técnica esportiva inadequada. Enquanto os fatores extrínsecos são sempre de fora pra dentro, o excesso de treinamento, piso inadequado e contato direto, são alguns exemplos.

MW: Quais exercícios você utiliza para o jogador controlar a energia e fôlego?

Ary Bonadio: Em um planejamento para atletas, contém diversas prescrições e protocolos de exercícios que irão colaborar nesse sentido. Priorizo nos meus trabalhos a prevenção de lesões, com exercícios de mobilidade articular, auto liberação miofascial (uma técnica importante para o relaxamento muscular), alongamento dinâmico e até mesmo exercícios de força encaixam nessa parte de prevenção. Na parte de potência e velocidade, utiliza exercícios pliométricos (atividades de potência com saltos) dentro do campo, com transferência para gestos específicos e sempre utilizando a bola. Costumo utilizar os trabalhos reduzidos, variando sempre os números de jogadores e o tamanho do campo utilizado. Variando também o tempo dos trabalhos reduzidos e suas regras, usando muito trabalho valendo um ou dois toques apenas na bola.

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  • A imagem ilustra exercícios de pré-treino com mini bands, comandado por Ary

MW: Os treinamentos são bem intensos dentro do futsal ou você busca dosar essas atividades?

Ary Bonadio: Essa é minha primeira experiência no futsal, mas dentro do esporte tenho trabalhado na mesma conduta que tive no futebol, utilizando protocolos de prevenção de lesão e alternando com trabalhos de força, potência e agilidade. Então no dia de prevenção, o volume é maior e a intensidade menor, e no treino de força, potência e agilidade, a intensidade é muito alta e o volume é baixo.

MW: O preparador físico colabora nas decisões do técnico para escalar a equipe?

Ary Bonadio: Não costumo interferir nas escolhas do treinador, a não ser quando sou questionado sobre a questão física de algum jogador do elenco. A nossa atual comissão no Futsal Ribeirão, é composta com técnico e também auxiliar, então minhas participações são apenas nas condutas das partes físicas dos atletas.

MW: Como é feito o planejamento físico na pré-temporada?

Ary Bonadio: A pré-temporada é uma parte da periodização aonde as cargas de treinamentos são mais altas, pois precisamos chegar no melhor nível de performance para o início do período competitivo. O planejamento é feito de acordo com o calendário das competições, analisando o período de dias disponíveis para realizar essa preparação e desta forma, planejamos o macrociclo (período grande), mesociclo (período médio)e microciclo (período curto) a serem cumpridos até o dia da estréia na competição.

Gostaria de agradecer ao preparador físico Ary Bonadio, pois gentilmente cedeu seu tempo e se disponibilizou a tirar diversas dúvidas. Tenho certeza que nossos leitores conseguiram cessar algumas questões, compreenderam um pouco mais dos exercícios físicos e a diferença no momento de planejar alguma atividade, de acordo com o público alvo.

@12brenobarbosa

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