Loco Abreu decide clássico para o Rio Branco – ANÁLISE TÁTICA RIO BRANCO 2 x 1 VITÓRIA

Por Vinícius Lodi

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05

El Loco Abreu abriu a sua contagem de gols no Espírito Santo no clássico mais antigo do futebol capixaba, contra o Vitória, pela quinta rodada do Campeonato Capixaba, no estádio Kleber Andrade. O seu tento marcado e a assistência para o zagueiro Wesley foram fundamentais para a virada do capa-preta na partida e a conquista dos três pontos.

O jogo se mostrou bastante intenso e foi decidido no último lance. Os técnicos Erich Bomfim e Wesley Martinelli tentam se estabelecer em suas equipes, Rio Branco e Vitória, respectivamente, após assumirem o cargo no decorrer do torneio. Decidido nos detalhes, o confronto saiu com resultado satisfatório para o trabalho de ambos. Os times estão em evolução.

Bomfim veio a campo com um 4-2-3-1. Sua referência no meio-campo era Ronicley, quem tinha a liberdade de flutuar por trás de Loco Abreu e em alguns momentos formou linha com o atacante uruguaio. Ele também se aproximou dos meias laterais, principalmente pelo lado direito, tendo o apoio do lateral-direito Sorriso. A interação de ambos foi importante para a construção de jogadas, junto com Edu, que esteve mais agudo.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05Troca de passes envolveu defesa do Vitória e Edu teve liberdade para finalizar (Imagem: Torcida ES).

O Rio Branco tentou sair de seu campo utilizando passes curtos para aumentar os espaços entre as linhas adversárias, porém, com a pressão dos marcadores, os defensores tentaram lançamentos buscando os jogadores mais avançados, mas nem sempre obtiveram sucesso nas tentativas.

Loco Abreu era o principal alvo das bolas aéreas e ganhou boa parte dos duelos. O atacante também se destacou ao atuar como pivô, com sua qualidade no passe. Desta forma era produtivo, sem precisar se movimentar muito. Nota-se o melhor entrosamento com seus companheiros.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05Canário observa o espaço deixado entre as linhas do Vitória e o explora. (Imagem: Torcida ES).
WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05Quando cercado, vê Loco Abreu se posicionar para efetuar o pivô, e logo toca para o uruguaio. (Imagem: Torcida ES).
WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05Canário se desvencilha da marcação adversária, recebe passe de Loco Abreu e fica de frente para o goleiro, que bem antecipado, faz a defesa. (Imagem: Torcida ES).

Em um 4-4-2, o Vitória tinha seus meio-campistas ocupando regiões do centro de campo e o atacante Vitinho e o lateral-esquerdo Thainler revezando pelo flanco esquerdo, como alternativas para dar amplitude ao jogo. Pelo outro lado, Cássio também era forte no apoio, mas participava mais da construção.

Carlos Vitor tinha liberdade para se posicionar entre as linhas de ataque e meio-campo, sendo o jogador que possui qualidade para conduzir a bola e entregar para os avançados, assim como armar passes verticais. Quando teve a oportunidade de fazer transições velozes, o time tentava chegar ao ataque com a presença de jogadores do meio-campo.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05Laterais dão amplitude e Carlos Vitor se apresenta entrelinhas para receber a bola. (Imagem: Torcida ES).

O gol do Vitória veio em um contra-ataque construído após cobrança de bola parada e a desorganização defensiva adversária. Pela direita, Baiano avançou e contou com a falha da defesa. Tocou para trás e o meio-campo Thiago aproveitou a chance dentro da área.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05Erros da defesa do Rio Branco custaram caro. A zaga mal posicionada, após sucessivas tentativas de cortes, deu espaço para Thiago infiltrar e receber sem marcação. (Imagem: Torcida ES).

No segundo tempo, o Vitória tinha mais a posse de bola e cadenciava a velocidade do jogo com passes curtos, enquanto que o Rio Branco era direto. Ronicley continuou se movimentando para se associar a João Paulo, mais atuante nesta etapa, pelo lado esquerdo. Os três jogadores do meio capa-preta.

Erich Bomfim foi ousado e substituiu o zagueiro Petróleo para colocar o atacante Danilo Mariotto. O volante Dênis Pedra foi recuado para a defesa. Apesar de conseguir criar pelo chão, o gol riobranquense veio pelo alto. Em uma jogada direta, Wesley lançou para Mariotto desviar. Edu recebeu e cruzou na segunda trave. Loco Abreu, bem posicionado, encobriu o goleiro com a cabeçada.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05Edu cruza perfeitamente para Loco Abreu, que na segunda trave, consegue melhor ângulo para finalizar. A bola encobre o goleiro Harrison. (Imagem: Torcida ES).

O jogo ficou aberto, as duas equipes buscavam o ataque e utilizaram mais as bolas longas.

Martinelli trocou seus jogadores de frente, o que deu mais mobilidade e trocas de posições. Keverson e William abriam o jogo pelas pontas, Carlos Vitor e Deivison vinham por trás. Por outro lado, Erich preferiu fortalecer a marcação no meio-campo com a entrada de Thomas no lugar de Ronicley.

No último lance do jogo, em uma cobrança de falta na área, João Paulo cruzou na medida para Loco Abreu escorar e Wesley arrematar para o fundo do gol.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05Em bola alçada à área, Loco Abreu ganha no alto e serve para que Wesley se desmarque de Léo Breno e feche na segunda trave para finalizar. Marcação de bola aérea do Vitória deu condições para que jogada acontecesse.

Na sequência do campeonato, fica o desafio para as equipes conseguirem se aproximar do líder Real Noroeste. A classificação para a próxima fase não está garantida ainda, mas, por conta do regulamento e a pontuação dos dois últimos colocados, deve acontecer nas próximas rodadas.

@ViniciusLodi_

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s