Impacto necessário em Madrid

Por João Victor Cardoso

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05

Não é de hoje que muitas responsabilidades caem sobre os ombros de jovens. Por vezes, eles possuem a coragem necessária para enfrentar muitas das problemáticas criadas pelas gerações anteriores. Nesse sentido, podemos citar inúmeros exemplos, como o movimento de Maio de 68, na França. Os protestos organizados por estudantes com o objetivo de reivindicar por reformas no setor educacional reverberaram de tal forma que ocasionaram várias mudanças no imaginário popular do ocidente, até então extremamente pautado por uma sociedade conservadora.

Mas como isso tem relação com o futebol? E mais especificamente com o momento vivido por Vinícius Júnior?

Bom, no âmbito futebolístico é mais fácil identificar algumas das nuances desse “espírito revolucionário” dos jovens. Primeiro, pelo fato de serem muito mais arrojados em tentar criar algo a partir de sua capacidade física e técnica e, segundo, por, muitas vezes, não terem real noção da magnitude de suas atitudes dentro de campo, sendo, costumeiramente, bem mais descontraídos e relaxados dentro de campo. Isso, com a evolução das comunicações, impacta de uma forma ainda mais forte no cotidiano das pessoas “comuns”. Surgindo, assim, as inspirações de dia a dia de outros garotos (e garotas também, por que não?) para que eles possam continuar acreditando e alimentando esse furor criativo característico da juventude.

Dito isso nos voltamos ao nosso personagem do texto: Vinícius Júnior. 18 anos.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04Twitter/Reprodução.

Criado nas categorias de base do Flamengo, sempre foi considerado um talento singular nos campinhos da gávea. Subiu para os profissionais com apenas 16 anos e já conseguia cavar seu lugar entre os titulares ou sempre aparecendo como opção de segundo tempo. Esse tipo de ascensão meteórica parece ser algo seu mesmo, pois chegou nessa temporada (18/19) no Real Madrid para ser utilizado na equipe B. Se destacou e também pintou entre os titulares com menos de 2 meses de clube. Hoje em dia é titular e uma das figuras mais adoradas pela torcida merengue e pelos brasileiros que acompanham futebol europeu.

Isso se deve, claro, a todos seus recursos técnicos (capacidade de drible, consciência tática, visão de jogo… características que falaremos mais adiante), mas, principalmente pelo impacto necessário na equipe. Desde a saída de Cristiano Ronaldo, faltava um jogador que possuísse a qualidade necessária para desequilibrar em ações ofensivas e, desse modo, levantar a moral da equipe (que começou a temporada muito mal). A força mental que a entrada de Vinícius reacendeu, recolocou os merengues nos trilhos e no caminho para o G-4, algo um tanto distante até então.

Com a entrada de Vinícius Júnior, os defensores adversários tiveram novamente a sensação de confusão e agonia de não fazer ideia do que o atacante adversário fará com a bola, algo que havia desaparecido desde a saída de CR7. Dessa maneira, a imprevisibilidade retornou ao ataque do Real Madrid, trazendo consigo a confiança que havia faltado no time no início da temporada.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04Susana Vera (Reuters).

Agora sim, voltando para o viés mais técnico e tático, os próximos parágrafos buscarão elucidar os seus movimentos e atributos dentro de campo que, justamente, ocasionaram o retorno da segurança no Real Madrid:

Começar pela já supracitada capacidade de oferecer desequilíbrios em campo ofensivo. Independente de onde receber a bola, seja na profundidade ou bem aberto, Vini tem uma leitura de jogo muito boa e reconhece os momentos perfeitos de cair por dentro driblando, ou então buscar uma jogada de linha de fundo. Ainda dentro disso é importante destacar sua visão de jogo e qualidade nos passes, tanto que já soma 8 assistências pelo Real Madrid em 23 jogos (UCL, La Liga e Copa do Rey).

Além disso, também é de se ressaltar a maturidade do garoto em entender as ideias e contextos onde está inserido (mesmo que o sorriso fácil e o carisma disfarce esse lado “adulto”). Vinícius tem uma consciência tática estupenda para sua idade, sabendo fechar bem os espaços na lateral quando a equipe adversária busca explorar o seu lado.

Além disso, também alia a sua velocidade com inteligência para atacar os espaços nas costas dos zagueiros adversários (os famosos desmarques de ruptura, ou facão). O garoto, com seu ótimo físico, rompe as linhas adversárias muito bem, aterrorizando os zagueiros adversários que veem aquela flecha disparar nas suas costas em direção ao gol.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04(Lineup Builder) – Aqui representados os principais movimentos ofensivos do ponteiro. Pode abrir para alargar o espaço efetivo da equipe, avançar para a linha de fundo (criar profundidade) ou também conduzir por dentro (atraindo a marcação e criando jogadas).

Claro que ainda há aspectos a se melhorar, mas lembrem-se, estamos falando de um jovem de apenas 18 anos que já é destaque no Real Madrid, uma das equipes com história mais gloriosa do futebol. O espírito revolucionário está presente aí também, encarando com jovialidade e firmeza os percalços impostos pela vida.

“Os jovens estão mais aptos a inventar que a julgar; mais aptos a executar que a aconselhar; mais aptos a tomar a iniciativa que a gerir.”

Francis Bacon 

@jvcardoso05

Anúncios

Um comentário sobre “Impacto necessário em Madrid

Deixe uma resposta