Destaques do sul-americano sub-20: I – Defensores

Por João Vitor 

O sul-americano sub-20 terminou há mais de uma semana. O Equador venceu, e juntamente com a Argentina, o Uruguai e a Colômbia, se classificou para a Copa do Mundo da categoria. Ótimas seleções. Ótimos atletas. E este é o ponto: muitos já conhecidos a nível continental, alguns já a nível mundial. E muitos foram revelados agora.

Tentando conciliar tudo isto, seguem os grandes destaques individuais do torneio. 3 goleiros, 8 defensores, 7 meias, 5 atacantes. 23 jogadores serão descritos e muitos serão citados – eles não poderiam passar em branco. Ainda caberia mais. Nesta 1° parte, os defensores (estão inclusos os goleiros):

Goleiros

BRA – Phelipe (19 anos, Grêmio) foi um dos poucos que se salvou na seleção brasileira. Ele impediu que o vexame fosse ainda maior, com grandes defesas. Não é exagero dizer que a equipe talvez não conseguisse se classificar para a fase final sem ele. Phelipe é muito promissor e tem um ótimo posicionamento debaixo das 3 traves.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04

EQU – Wellington Ramírez (18 anos, Indep. del Valle) foi o arqueiro da equipe campeã. Fez grandes defesas e destacou-se pelas saídas arrojadas. Atua em uma equipe que revela muito e que vem fazendo um grande trabalho com as categorias de base nos últimos anos.

COL – Kevin Mier (19 anos, Atlético Nacional) foi eleito pela Conmebol o melhor goleiro da competição. Fez ótimas defesas e foi crucial para que a Colômbia se classificasse para o Mundial. A equipe sofreu apenas 3 gols na competição (em 9 jogos)

Outros: ARG – Roffo (18 anos, Boca Juniors);CHI – Ureta (19 anos, O’Higgings); VEN – Olses (18 anos, Esppor Club)

Lateral-direita

VEN – Bonilla (19 anos, Portuguesa-VEN) apoia e chega muito bem à frente. Também faz ótimas coberturas e combate otimamente. É ótimo no 1×1 (nas duas fases do jogo: ofensiva e defensiva).

BRA – Emerson (19 anos, Real Bétis – emprestado pelo Barcelona) fez um bom sul-americano. Ele dava profundidade à equipe, pelo lado do campo, rompendo muito, com muita potência. É muito forte fisicamente e faz bons cruzamentos. Em meio à competição, foi contratado pelo Barcelona (será cedido ao Betis só até o final da temporada). Vinha de um bom campeonato brasileiro pelo AtléticoMineiro.

Outros: ARG – Mura (19 anos, Estudiantes); URU -EzequielBusquets (18 anos, Peñarol); PAR – Candia (19 anos, Libertad)

Zagueiros

COL – Carlos Cuesta (19 anos, Atlético Nacional) é muito forte fisicamente e vai muito bem no jogo aéreo. Também é veloz e é espetacular defendendo a área. Considero o melhor zagueiro do torneio.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04

EQU – Jackson Porozo (18 anos, Santos) também fez um grande torneio. Foi muito bem na primeira fase, principalmente, tendo uma grande atuação contra a Argentina – venceu absolutamente todas as disputas. É rápido, é seguro e é forte. Pode aparecer em breve entre os meninos da Vila.

VEN – Makoun (18 anos, Juventus) defende muito bem a área. Já está na Juventus e atua na UEFA Youth League regularmente. Pode atuar também como volante, por ter qualidade no passe – faz bons lançamentos.

URU – Bruno Mendez (19 anos, Corinthians) acabou de ser contratado pelo Corinthians. É o futuro da equipe brasileira e o futuro da seleção uruguaia. É um zagueiro bastante ágil e que faz ótimas coberturas e antecipações. Ainda pode melhorar em alguns quesitos (como o jogo aéreo e a qualidade com a bola nos pés), mas é muito promissor.

Outros: BRA – Vitão (18 anos, Palmeiras); BRA – Walce (19 anos, São Paulo); PAR – Roberto Fernández (19 anos, Guaraní-PAR); ARG – N. Pérez (18 anos, Atlético de Madrid)

Lateral-esquerda

EQU – Diego Palacios (18 anos, Willem II) apoia muito bem. Tem muitos recursos ofensivos e é bem habilidoso. Já atua com certa regularidade no futebol holandês. É bem promissor.

COL – Bryan Vera (20 anos, Leones) é outro lateral que apoia muito bem. Também é bom defensivamente e pode atuar na zaga. Tem qualidade com a bola nos pés.

Outros: BRA – Luan Cândido (17 anos, Palmeiras) e URU – Maximiliano Araújo (18 anos, Montevideo Wanderers)

@jvsb28

Deixe uma resposta