Empate com boa atuação – ANÁLISE TÁTICA DE LIVERPOOL 0 x 0 BAYERN DE MUNIQUE

Por Daniel Klabunde

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04

Nesta terça tivemos o primeiro duelo entre Liverpool e Bayern pelas oitavas de finais da Uefa ChampionsLeague, em Anfield na Inglaterra. A partida inciou com muita intensidade pelo lado dos Reds.

Com marcação alta, os comandados de Klopp pressionavam intensamente a zaga dos alemães, obrigando o goleiro Neuer a sair jogando dando chutão para frente, e esta foi uma das formas que os Reds mais utilizaram para recuperar e permanecer com a posse de bola.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04Firmino e Mané pressionam os defensores, enquanto Keita ocupa o espaço vazio não deixando Neuer sair com a bola no chão.

Pressão que durou por exatos 10 minutos, até que o Bayern encontrou uma válvula de escape pela seu lado direito, as costa de Robertson, o qual era deslocado mais para frente enquanto pelo outro lado Arnold era usado na saída de três na defesa.

Na imagem abaixo podemos ver que Robertson não aparece na imagem, pois já está bem adiantado aguardando um passe de ruptura ou lançamento em sua direção, enquanto Arnold se junta a Matip e Fabinho para iniciar as jogadas.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04

E foi nestes avanços que o Bayern conseguiu equilibrar o confronto após os 10 minutos de partida, com transição rápida utilizando Gnabry como válvula de escape. A partida ficou praticamente concentrada neste lado do campo, como Arnold não avançava muito, os ataques do lado direito ficaram por conta de Salah e Wijnaldum, que fizeram uma boa movimentação variando as posições.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04Mapa de atuação de Arnold e Roberson, mostrando que o jogo foi executado mais pela esquerda. Imagens: Sofascore.

Uma partida que poderia ter sido decidida ainda no primeiro tempo, se não fossem os seguidos erros de finalizações com Mané e Matip, este último errando um gol na cara de Neuer depois de um cruzamento de Firmino.

Firmino, como sempre muito importante na sua movimentação de recuo no ataque, movimentação esta que é muito executada neste esquema 4-3-3 de Klopp, o qual potencializa muito mais o camisa 9 e também quem se movimenta ao seu lado, tanto na direita quanto na esquerda. Isso é possível pela abertura de espaços no ataque que Firmino proporciona para seus companheiros.

Abaixo podemos ver um momento em que Firmino recua gerando espaços.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04

DESTAQUE:

Keïta, para mim o melhor da partida, foi o motor no meu campo dos Reds, acelerando a transição quando estava de posse da bola, chegando na frente com muita qualidade e intensidade.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04Dados de Keïta na partida, destaque para o número de duelos vencidos, 12 de 16 disputados. Imagem: SofaScore.

Qualidade de Keïta vista neste vídeo.

No jogo de volta na Alemanha teremos o retorno de Van Dijk na defesa, e provavelmente um meio campo formado com Wijnaldum, Fabinho e Keïta, o que será bem interessante de ver em uma partida desta dificuldade.

@dktricolor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s