O que muda no Cruzeiro com a entrada de Marquinhos Gabriel?

Por Davi Magalhães

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04Fred comemorando com Marquinhos Gabriel após receber assistência do jogador. (Foto:Vinnicius Silva/Cruzeiro).

Após a estreia de Marquinhos Gabriel pelo Cruzeiro na partida contra o Boa Esporte na 4° rodada do Campeonato Mineiro, Fred elogiou o novo companheiro:“Chega no fundo, levanta a cabeça, com movimentações interessantes para mim, que jogo de centroavante. Vai me ajudar muito. Tem profundidade, tem drible, e a gente estava necessitando nos últimos jogos. “

Depois da saída de Arrascaeta, o Cruzeiro foi ao mercado e trouxe Marquinhos Gabriel para repor a saída do antigo camisa 10. Porém, o futebol é como um quebra cabeça, onde cada peça tem seu formato e seu encaixe peculiar. Esse é o caso de Marquinhos Gabriel e Arrascaeta. Apesar de Marquinhos Gabriel ser um bom jogador, ele possui características diferentes do Arrascaeta. Diferença essa que reflete na forma de jogar do Cruzeiro.

Apesar de ser um jogador muito móvel, Arrascaeta nunca fui um jogador muito veloz, mas sempre foi um jogador com muita mobilidade, inteligência e de muita qualidade técnica. Por isso, ele procurava se movimentar para se apresentar para os companheiros como opção de passe e receber a bola, saindo do lado esquerdo em direção ao meio. Esse deslocamento permitia uma aproximação entre os jogadores.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04Arrascaeta flutuando pelo campo para receber a bola e ajudar na construção ofensiva. (Foto:InStat/Davi Magalhães).

Essa função que Arrascaeta exercia em campo gerava uma consequência na forma de jogar da equipe. Pois, quem executa as ideias do treinador são os jogadores. Com essa função do uruguaio, os jogadores no meio sempre tinham uma opção de passe curta, o meia esquerda saia do lado esquerdo e recuava para buscar o jogo, oferecendo aos companheiros, uma opção de passe curto e não á frente.

Do outro lado, Robinho fazia o mesmo. Saia do lado direito e recuava até o meio-campo para receber a bola dos volantes e organizar o jogo. A consequência era um Cruzeiro cadenciado, que tirava a velocidade de jogo e procurava criar chances de gol através da circulação da bola. Afinal, o time tinha poucas opções para esticar a bola e acelerar o jogo após a recuperação da bola.

Com a contratação de Marquinhos Gabriel isso muda. Ele não possui a qualidade técnica do uruguaio, porém é mais veloz, gosta mais do mano a mano. Em razão disso, ele não se desloca muito para o meio. Comparando os dois jogadores, Marquinhos Gabriel costuma ficar mais aberto e mais próximo ao gol também. Ainda que os dois atuem na mesma posição.

Caio Gondo, analista de desempenho

Com o mapa de calor de Marquinhos Gabriel é possível notar aquilo que Fred havia dito, o jogador entregará algo que faltava ao Cruzeiro: profundidade.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.04Mapa de calor de Marquinhos Gabriel na vitória do Cruzeiro sobre o Tupynambás, no último domingo (10). (FootStats).

Marquinhos Gabriel pode atuar pelos dois lados do campo. Pela esquerda, a tendência é ele procurar ir até a linha de fundo. Pela direita, ele procurará cortar para dentro e finalizar de média distância. Nas duas situações, ele agrega muito na criação ofensiva, dando profundidade ofensiva ao time. Pois de nada adianta ter apenas jogadores como Thiago Neves, Rodriguinho e Robinho se eles não tiveram no time um jogador que possa receber os lançamentos e criar chances de gol. Tornando a posse de bola do time efetiva, através de dribles, assistências e gols.

@magalhaesDavi_

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s