Campeões, pela primeira vez

Por João Vitor SplendoreBonamin

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05

Pela primeira vez na história, o Equador venceuo sul-americano sub-20. Uma equipe muito regular, repleta de ótimos jogadores, em todos os setores. Foram 9 jogos: 6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas (ambas para o Uruguai).

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05Time base: 4-2-3-1; Tec. Jorge Célico.

O Equador teve a melhor campanha de toda a primeira fase. Somou 9 pontos (em 4 jogos), perdendo apenas uma partida, para o Uruguai, por 3×1, que, posteriormente, no hexagonal, voltaria a bater a equipe que se sagrou campeã (por 1×0).

Na fase final, em 5 jogos, 3 vitórias, um empate e uma derrota. O título veio com a vitória brasileira na última rodada, contra a Argentina, e foi merecido, pela consistência e pela qualidade individual e coletiva.

Aspectos coletivos

A consistência, citada anteriormente, foi fruto de muitas qualidades coletivas apresentadas pela equipe. Como ocupavam bem os espaços! Estes eram bem comprimidos (reduzidos) em fase defensiva, o que fazia com que os adversários sofressem para progredir e rompessem as linhas bem postadas do time do bom Jorge Célico.

Eles lançavam, muitas vezes, uma pressão-alta, alternando com uma marcação-média (onde aumenta-se a combatividade nas faixas centrais). Com a bola, a equipe organizava-se bem, tentando trabalhá-la pelo chão. Ela era sempre o referencial.

Individualidades                                                 

É difícil não falar de cada um. Todos, de alguma forma, se destacaram. O bom goleiro Wellington Ramírez, com suas saídas arrojadas, os dois laterais (J. Espinoza e Diego Palacios – este último, principalmente, muito habilidoso, apoiando muito bem), o zagueirão do Santos, J. Porozo, seu companheiro (Vallecilla ou Mina), o ótimo volante Sergio Quintero, e Segura, que atua pelos lados do campo e é muito veloz.

Além destes todos, cinco merecem olhares ainda mais atenciosos.

Cifuentes (19 anos, 2º volante/meia, América de Quito): foi um dos melhores da posição, em todo o torneio. Ótimo defendendo e ótimo com a bola nos pés, principalmente. Associa-se muito bem, destaca-se pelos passes curtos e longos e pelos giros para sair da marcação.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05

Que canhota tem Rezabala (18 anos, meia-atacante/meia-direita, Ind. del Valle)! O meia é muito refinado tecnicamente. Articula bem, cobra muito bem faltas e tem uma visão de jogo excepcional. Se melhorar um pouquinho no aspecto físico, tem tudo para brilhar, muito em breve. Foi um dos grandes destaques do torneio, sem dúvidas. Quiçá o melhor.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05

Alvarado (19 anos, meia-esquerda, SD Aucas): destro, partindo do lado do campo, sendo muito incisivo e tendo muitos recursos, foi importantíssimo para a equipe. Troca de direção facilmente e dribla excelentemente.

Gonzalo Plata (18 anos, meia-direita, Sporting) fez um bom sul-americano e com isso, conseguiu ser contratado junto ao Sporting, de Portugal. É muito veloz, dá profundidade pelos lados, dribla bem e também contribui bastante defensivamente.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05Alvarado, à esquerda e Plata, à direita.

Campana (18, atacante, Barcelona-EQU) foi o artilheiro (com 6 gols) e foi eleito o MvP do torneio, pela Conmebol. Foi muito decisivo nos últimos jogos, marcando um golaço (à laIbra) na última rodada, contra a Venezuela. Tem muita classe, técnica e precisão. Também tem uma boa estatura, um bom físico e um bom posicionamento. Transita excelentemente, ademais. Digo, tranquilamente, que ele já está pronto para reluzir.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 16.08.05

Em vista do que fora dito, espero, mais uma vez, que esta equipe cative no Mundial. O Equador tem condições de brigar pelo título. Que os jogadores evoluam e se apresentem no mais alto nível e essa fortíssima geração brilhe.O futebol sul-americano, no todo, agradece.

@jvsb28

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s