Situação Preocupante na UCL

Por Alif Oliveira

caxirola-bahia-brown-1-original

O PSG desde que foi comprado em 2011 pela Oryx Qatar Sports Investments, tinha um objetivo muito claro para se tornar uma das maiores potências do futebol mundial, conquistar a Uefa Champions League e dominar toda a Europa. De fato, o plano dos investidores do clube não tem dado muito certo até esta temporada, pesar mais ainda, o clube já investiu mais de bilhões para que esse desejo fosse realizado.

Nesta temporada 18/19, o clube deu o poder a Thomas Tuchel para comandar o elenco rumo ao objetivo maior. Pensando que a diretoria do clube não deu ao próprio, todos os reforços que o comandante pediu, o treinador fez boa campanha até aqui com o time tanto na competição estrelada quanto na Ligue 1. Por isso, mostraremos um pouco do PSG 18/19 e o que esperar do time, sem seu principal jogador ofensivo que é Neymar e sem seu principal artilheiro Cavani.

Com o treinador alemão, os jogadores estão se sentindo muito abraçados ao contrário do que era se falado quando o comandante chegou, sendo assim, o treinador tem total liberdade para potencializar seus jogadores, como, encontrar variações para que o time renda, ainda que conte com desfalques.

O QUE PODEMOS VER CONTRA O UNITED?

Diante de todos os desfalques que a equipe e seu treinador terá, imaginamos alguns pontos que poderão ser vistos diante dos Diabos Vermelhos e que podem elevar o time para que se avançe a próxima fase. É notório que diante das opções que o alemão tinha antes das lesões de seus jogadores principais colocaria um equilíbrio maior para o confronto, mas a situação mudou e é completamente diferente para o confronto em OldTrafford.

  caxirola-bahia-brown-1-originalPlataforma base diante dos desfalques que o treinador tem.

O treinador alemão é considerado um “mestre” na questão de fazer variações táticas, não é errado chamar seus times de laboratórios, porque ele realmente costuma fazer experiências com o material humano que tem. É um treinador que é que busca a verticalidade, agressivo no pós-perda e quer a todo momento a posse de bola para ser para ferir seu adversário com rapidez, com os jogadores que tem.

A seguir alguns pontos e processos que podem ser vistos nos jogos contra o United e que o comandante parisiense vem adotando:

caxirola-bahia-brown-1-original

Saída Lavolpiana

É muito comum vermos esta saída em times que buscam sair com a bola no chão sem dar o famoso “chutão” para que o centroavante a dispute lá na frente. Tuchel tem esse DNA de querer sempre criar superioridade numérica, mesmo que seja na saída de bola. Para entender mais sobre esta saída, o companheiro Lucas Mateus fez um texto sobre isso

caxirola-bahia-brown-1-original

Abrir campo e profundidade

Neymar é o mecanismo da equipe, digo isto no sentido de fazer funcionar o sistema ofensivo. Ele era a base tendo a bola, onde tinha linhas de passe, os laterais abertos para que a defesa adversária abra, os extremos entrelinhas e o centroavante dando a profundidade. Hoje é pouco visto em campo que os laterais abram tanto nesta média como estão, fora que a equipe não terá o seu camisa 10 para ser desequilíbrio.

Verticalidade

Como dito, o alemão gosta que seus times sejam verticais, e essencial que se tenha um jogador que pratique isto muito bem e que saiba quebrar linhas com passes de ruptura. Verratti é um jogador desta maneira e que acaba de voltar de lesão e que sempre foi muito bem neste requisito, a tendência é que Marco esteja entre os 11 titulares, que dá um poder de ofensividade maior aos parisienses mesmo que esteja sem Neymar.

Transição Ofensiva

caxirola-bahia-brown-1-original

Na transição ofensiva, a equipe do PSG costuma-se a ser vertical o mais rápido quando pode, para então pegar a defesa adversária em desvantagem numérica. A equipe é adaptada a atacar com 6 jogadores e defender-se com 4. Por isso desde o começo da temporada quando Tuchel chegou a Paris, ele utiliza sempre um zagueiro no meio de campo, muito também porque não tinha um jogador para a posição. Neste processo, era essencial que Neymar estivesse com visão total para o campo, para que pudesse fazer o desequilíbrio com sua habilidade e poder de tomada de decisão. Sem ele, cabe a Mbappé e Di Maria ambos com recursos compatíveis com o do camisa 10, para fazer a organização defensiva diante dos Diabos Vermelhos.

Transição Defensiva

caxirola-bahia-brown-1-original

Em organização defensiva, a equipe teve momentos em que esteve muito vulnerável, possibilitando que seus adversários atacassem a grande área com grande facilidade. O treinador alemão buscou trabalhar com a equipe para que não deixasse esse espaço, foi-se então que decidiu se defender em organização defensiva em 5-3-2 com os dois laterais/Marquinhos baixando para ajudar os componentes de defesa. Foi desta maneira que venceu a equipe do Liverpool no ParcdesPrinces.

Neste sentido, Thiago Silva é um dos melhores zagueiros do mundo em defender sua área, ajudando muito para o plano que o comandante parisiense tem para o jogo fora de casa.

Para se concluir, é preciso falar sobre a força que o estádio parisiense tem em disputas de Champions League, que mesmo sem seu principal jogador que é Neymar, sempre se acredita no título do maior campeonato da Europa. Na temporada passada, mesmo sem o camisa 10 e estrela do time, a torcida fez uma festa enorme contra a equipe do Real Madrid contaminando todos que estavam presentes, mas a vaga não veio graças a estrela de Cristiano Ronaldo.

caxirola-bahia-brown-1-original

Como diria o famoso pensador brasileiro Augusto Cury: “Desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade, porque quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar 100% das vezes…”, e isso é uma coisa que Thomas Tuchel e o Paris Saint Germain nunca faz, desistir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s