A Juventus de Massimiliano Allegri é uma das favoritas ao título da Champions League

Por Pedro Galante

Passou em primeiro no grupo H, com quatro vitórias e duas derrotas. Nove gols marcados, quatro sofridos. Vamos entender a seguir como joga a ViecchaSignora.

Se o estilo de Allegri tivesse que ser resumido em uma única palavra, certamente seria fluidez. A Juve é muito fluida dentro de campo, seus jogadores estão sempre se movimentando pelo campo, criando e atacando espaços em conjunto.

A mobilidade é a principal característica do ataque, principalmente quando Dybala e Cristiano Ronaldo atuam juntos. O argentino e o português sempre se movimentam para o lado da bola, com liberdade para criar chances de todas formas possíveis. Mas para que as duas estrelas sejam potencializadas com sua liberdade posicional é preciso que existam jogadores de equilíbrio, ou seja, jogadores que ocupam os espaços que a jogada pede. Os dois principais jogadores que fazem esse papel são Mandzukic e Cuadrado.

Ainda na fase ofensiva, é destacável o papel de Pjanic e Matuidi. O bósnio é essencial na saída de bola, orquestrando o jogo desde a defesa e também contribuindo mais a frente, acionando companheiros nas costas dos volantes e/ou zagueiros. Já o francês contribui com triangulações, mas principalmente infiltrações. Os laterais também são importantes, sempre atacando o corredor com muito vigor e gerando amplitude para o ataque.

caxirola-bahia-brown-1-originalPjanic acionando um companheiro atrás da linha de defesa. (Foto: Instat/ Juno Martins)

Allegri busca defender de forma agressiva, sempre pressionando o portador da bola e vencendo nos duelos no meio campo. Principal estrela do time, Cristiano Ronaldo não tem muitas obrigações defensivas, mas isso é compensado por Mandzukic.

caxirola-bahia-brown-1-originalManduzukic compensando a ausência de Ronaldo na fase defensiva. (Foto: Instat/ Pedro Galante)
caxirola-bahia-brown-1-originalMarcação alta contra a Internazionale. (Foto: Juno Martins)

O duelo contra o Atlético de Madri será interessantíssimo. Os espanhóis são conhecidos por sua defesa rígida em bloco baixo e a Juve tentará confundir essa marcação com sua mobilidade alucinante. Os italianos devem tomar cuidado para não serem surpreendidos nas transições.

@Pedro17Galante

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s