Confirmação da ótima fase – ANÁLISE TÁTICA ATLÉTICO DE MADRID 1 x 3 REAL MADRID

Por Gêra Lobo

caxirola-bahia-brown-1-original

O Real Madrid do início de temporada tinha ideias empolgantes com Julen Lopetegui, mas era um time sem intensidade e preguiçoso, até certo ponto, além de não ter uma identidade tática muito bem formatada. Com Santiago Solari isso ficou para trás, principalmente pelo resultado deste sábado (9) contra o rival Atlético de Madrid no dérbi, onde os merengues saíram com a vitória por 3 a 1.

caxirola-bahia-brown-1-originalPressão na sua essência (Foto: Reprodução)

A partida começou com um Atlético de Madrid extremamente intenso, marcando com vários homens no último terço do campo, pressionando de maneira quase que impecável, o que sufocava bastante o rival. Porém, o Real Madrid foi se adaptando com as circunstâncias do jogo, achando sempre espaços para sair de tal sufoco. O que mais surpreende na fase atual merengue é o comprometimento coletivo de todos, que fica bem nítido no frame abaixo: saída lavolpiana com Casemiro por dentro, Reguilón abrindo o campo para espaçar o campo, Vinicius Jr descendo para o apoio e Kroos atacando o espaço vazio deixado após a movimentação do brasileiro, que foi acompanhado por Arias. Maneira muito bem feita para sair da pressão de um time tão organizado.

caxirola-bahia-brown-1-originalDedicação para sair da pressão. Uma arma muito bem utilizada pelo Real (Foto: Reprodução)

Outro fator que tem sido recorrente no time de Santiago Solari são suas movimentações com a bola usando Karim Benzema como principal arma. Sua inteligência em relação a descer para apoiar a criação e acabar criando espaço para os companheiros surpreende. A maioria das chances criadas pelo Real nos últimos jogos tem sido por conta de triangulações e criação de espaços em profundidade. Abaixo, Benzema desce para o apoio e isso acaba chamando a marcação, o que cria em uma avenida para Reguilón ganhar na corrida, o que é muito bom, pois o jovem lateral-esquerdo, que teve mais uma atuação muito sólida, dá muita profundidade e adora situações assim. Madrid sempre conseguindo achar espaços vazios com e sem a bola.

caxirola-bahia-brown-1-original

Mas acho que a grande demonstração de evolução tática é agora. Mesmo ainda sofrendo algumas panes, ainda mais por jogar com sua linha de zaga muito avançada, o Real Madrid tem uma dedicação no momento defensivo que impressiona. Luka Modric e Toni Kroos continuam se transformando, pois estão bem intensos nos combates, além das excelentes leituras do jogo. O mais interessante de se observar nessa marcação 4-1-4-1 do time de Solari é a movimentação de Lucas Vázquez e Vinicius Jr. Quando a bola está na esquerda do adversário, Vinicius recua e interioriza suas ações para fechar o meio, auxiliando a trinca de meias (Modric-Kroos-Casemiro), porém, sempre de olho no homem que está aberto. Quando a bola está do lado contrário, Vázquez faz esse movimento. Inteligência para fechar espaços, como bem mostra a imagem abaixo.

caxirola-bahia-brown-1-originalIdeias e dedicação tática merengue (Foto: Reprodução)

Uma coisa importante de se ressaltar no atual momento da temporada é que o Real Madrid chegou ao quinto jogo seguido marcando, pelo menos, três gols. Isso é uma evolução muito grande, pois vale lembrar que esse mesmo passou vários jogos se marcar um único gol nesta temporada. A questão é que os merengues crescem e muito no momento mais importante da temporada, com a Uefa Champions League batendo na porta, além de semifinal da Copa do Rei e a busca incansável para alcançar o líder Barcelona na La Liga.

@gerinhalobo_

Anúncios

Deixe uma resposta