Por Gêra Lobo
O Real Madrid do início de temporada tinha ideias empolgantes com Julen Lopetegui, mas era um time sem intensidade e preguiçoso, até certo ponto, além de não ter uma identidade tática muito bem formatada. Com Santiago Solari isso ficou para trás, principalmente pelo resultado deste sábado (9) contra o rival Atlético de Madrid no dérbi, onde os merengues saíram com a vitória por 3 a 1.
Pressão na sua essência (Foto: Reprodução)
A partida começou com um Atlético de Madrid extremamente intenso, marcando com vários homens no último terço do campo, pressionando de maneira quase que impecável, o que sufocava bastante o rival. Porém, o Real Madrid foi se adaptando com as circunstâncias do jogo, achando sempre espaços para sair de tal sufoco. O que mais surpreende na fase atual merengue é o comprometimento coletivo de todos, que fica bem nítido no frame abaixo: saída lavolpiana com Casemiro por dentro, Reguilón abrindo o campo para espaçar o campo, Vinicius Jr descendo para o apoio e Kroos atacando o espaço vazio deixado após a movimentação do brasileiro, que foi acompanhado por Arias. Maneira muito bem feita para sair da pressão de um time tão organizado.
Dedicação para sair da pressão. Uma arma muito bem utilizada pelo Real (Foto: Reprodução)
Outro fator que tem sido recorrente no time de Santiago Solari são suas movimentações com a bola usando Karim Benzema como principal arma. Sua inteligência em relação a descer para apoiar a criação e acabar criando espaço para os companheiros surpreende. A maioria das chances criadas pelo Real nos últimos jogos tem sido por conta de triangulações e criação de espaços em profundidade. Abaixo, Benzema desce para o apoio e isso acaba chamando a marcação, o que cria em uma avenida para Reguilón ganhar na corrida, o que é muito bom, pois o jovem lateral-esquerdo, que teve mais uma atuação muito sólida, dá muita profundidade e adora situações assim. Madrid sempre conseguindo achar espaços vazios com e sem a bola.
Mas acho que a grande demonstração de evolução tática é agora. Mesmo ainda sofrendo algumas panes, ainda mais por jogar com sua linha de zaga muito avançada, o Real Madrid tem uma dedicação no momento defensivo que impressiona. Luka Modric e Toni Kroos continuam se transformando, pois estão bem intensos nos combates, além das excelentes leituras do jogo. O mais interessante de se observar nessa marcação 4-1-4-1 do time de Solari é a movimentação de Lucas Vázquez e Vinicius Jr. Quando a bola está na esquerda do adversário, Vinicius recua e interioriza suas ações para fechar o meio, auxiliando a trinca de meias (Modric-Kroos-Casemiro), porém, sempre de olho no homem que está aberto. Quando a bola está do lado contrário, Vázquez faz esse movimento. Inteligência para fechar espaços, como bem mostra a imagem abaixo.
Ideias e dedicação tática merengue (Foto: Reprodução)
Uma coisa importante de se ressaltar no atual momento da temporada é que o Real Madrid chegou ao quinto jogo seguido marcando, pelo menos, três gols. Isso é uma evolução muito grande, pois vale lembrar que esse mesmo passou vários jogos se marcar um único gol nesta temporada. A questão é que os merengues crescem e muito no momento mais importante da temporada, com a Uefa Champions League batendo na porta, além de semifinal da Copa do Rei e a busca incansável para alcançar o líder Barcelona na La Liga.