Parar o líder: missão completa – ANÁLISE TÁTICA WEST HAM 1 x 1 LIVERPOOL

Por Felipe Holanda

caxirola-bahia-brown-1-original

O West Ham entrou em campo nesta segunda (4/2) com a missão de “parar” o Liverpool, atual líder da Premier League e principal postulante ao título. Com um modelo de jogo muito bem definido, os Hammers anularam as principais armas dos Reds e deixaram o gramado de cabeça erguida após o empate em 1 a 1 no Estádio Olímpico. A missão estava completa.

Com Chicharito no comando de ataque, o West Ham conseguiu criar boas chances já nos primeiros minutos de bola rolando. O mexicano vinha constantemente buscar a bola na intermediária e acabava confundindo a marcação dos Reds. No lance, com quinze no relógio, obrigou Alisson a fazer boa defesa após arremate de fora da área.

caxirola-bahia-brown-1-originalChicharito recuando para buscar a bola.

Seis minutos mais tarde, o Liverpool se impôs como líder e chegou ao gol com Sadio Mane. Milner, em posição de impedimento, recebeu passe Lallana e deixou o senegalês na cara do gol. Álgido, o camisa 10 dos Reds deslocou Fabianski e abriu a contagem na capital inglesa.

caxirola-bahia-brown-1-originalFrame que mostra o impedimento de Milner, camisa 7 dos Reds.                          

A resposta anfitriã não tardou e veio com bola parada. Em jogada ensaiada, Felipe Anderson tabelou com Snodgrass e deu passe preciso para deixar Michail Antonio na cara do gol.  O camisa 30 pegou de primeira com a perna direita, no canto direito de Alisson, deixando tudo igual no placar.

Ainda no primeiro tempo e em outra jogada de bola parada, o West Ham quase fez o segundo. Felipe Anderson tabelou com Snodgrass e cruzou na área. Rice, em condição legal, cabeceou consciente e errou o alvo por muito pouco. A bola passou acima de meta vermelha, assustando Alisson.

caxirola-bahia-brown-1-originalAnderson cruza com precisão, mas Rice mandaria por cima do gol.

O West Ham voltou com a mesma intensidade para o segundo tempo. Atacando e se defendendo em bloco, o time de Manuel Pellegrini parecia disposto a levar os três pontos. Do outro lado, mesmo com poucos espaços, o Liverpool seguia com mais posse de bola, mas sem muita produtividade.

Antonio, autor do gol do West Ham, mostrou que sua importância vai muito além de balançar as redes adversárias, que é o seu principal ofício. O camisa 30 se doa para ajudar na marcação, principalmente pelo lado direito, já que atua regularmente improvisado na lateral direita. Assim, voltava para a defesa e formava uma linha de cinco, uma espécie de 5-3-1-1.

caxirola-bahia-brown-1-originalAntonio recompondo para ajudar na marcação pela direita.

Se Antonio era sinônimo de doação, Felipe Anderson era só magia. Em noite inspirada, o brasileiro infernizou a defesa dos Reds, atuando em boa parte do jogo aberto pelo lado esquerdo. Depois de tabelar outra vez com Snodgrass, Anderson foi travado pela marcação, mas o rebote sobrou para Noble. O capitão pegou de primeira, errando o alvo por pouco e desperdiçando grande chance.

Vendo a melhora dos Hammers, Jurgen Klopp tentou reforçar o time. Colocou Shaqiri na vaga de Roberto Firmino, que teve atuação bem aquém do esperado. Assim, o Liverpool passou a ser mais perigoso no ataque.

Foi aí que o jovem Declan Rice mostrou seu poderio de marcação. O camisa 41 foi um dos destaques do jogo. Deu oito carrinhos certeiros (de onze tentados), mais do que qualquer outro que entrou em campo.

caxirola-bahia-brown-1-originalNúmeros defensivos de Rice/Via Stats Zone.

Com Rice e Fabianski salvando lá atrás, o West Ham segurou o empate e saiu aplaudido pelo torcedor que compareceu ao Estádio Olímpico de Londres. Na próxima rodada, os Hammers fazem dérbi londrino com o Crystal Palace, enquanto que os Reds medem forças com o Bournemouth, em Anfield.

@WHTaticas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s