De interesse do Arsenal até artilharia do Barradão – O QUE ESPERAR DO RETORNO DE NETO BAIANO?

Por Ítalo Amorim

WhatsApp Image 2019-02-05 at 08.27.41

Polêmico, provocador e artilheiro, o rosto de Neto Baiano no Estádio Manoel Barradas não é novidade. Maior artilheiro do estádio com 53 gols, Neto teve sua volta selada após duas reuniões nessa semana (a primeira na tarde dessa segunda-feira (04/02) e a segunda nessa terça-feira (05/02)).

Agora com 36 anos, Neto retorna ao Vitória para sua 4° passagem no clube (antes atuou no rubro-negro em 2009, 2011-2012 e 2015), sendo essa última a mais irregular de todas, onde ele atuou pouco menos de 20 jogos e marcou cerca de 6 gols.

No geral, existe algumas questões que rondam o seu retorno. Vamos a elas:

Retorno técnico:                             

– Desde que saiu do clube, Neto marcou 23 gols e deu 3 assistências na Série B (em 108 gols).

– Na função de 9, Neto completou 48 desarmes nas últimas quatro edições da Série B.

– Neto precisou de, aproximadamente, 7 finalizações dentro da grande área para marcar um gol nas últimas duas edições da Série B (61 finalizações e 9 gols).

– Tendo como base a Série B de 2017 e 2018: 25% dos gols foram marcados de cabeça, 41% foram marcados com a perna esquerda e 34% foram marcados com a perna direita. Mostrando versatilidade frente ao gol.

– Ao lado de Getúlio (Avaí) e Uilliam (ex-Sampaio Corrêa), Neto foi o centroavante da Série B 2018 com mais de 25 jogos que perdeu menos chances frontais (6).

WhatsApp Image 2019-02-03 at 21.58.31Camisa 9 e a faixa? A expectativa é que Neto assuma o seu histórico número no rubro-negro (Foto: Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas).

Identidade:

O principal motivo do retorno de Neto Baiano é a sua identidade com o rubro-negro. Amado pela torcida e capaz de diminuir a pressão sobre a atual direção, a imagem de Neto provavelmente será usada para blindar um clube altamente pressionado internamente e externamente.

Perto dos 120 anos de clube e mais perto ainda de anunciar uma nova patrocinadora esportiva a provável ideia do Vitória é usar Neto Baiano como a cara do clube esse ano.

A importância de Neto é muito mais de marketing e extracampo que algo propriamente técnico. Esperar que ele refaça suas atuações de 10, 7 e 6 anos atrás não é algo justo até com o próprio atleta, todo retorno técnico que vier será lucro.

WhatsApp Image 2019-02-05 at 08.27.41Foto: Felipe Oliveira/EC Vitória.

O mais ‘caneludo’ dos grandes 9’s e o mais apaixonado dos rubro-negros, é inegável que Neto Baiano veste a camisa do Vitória como poucos e que sua presença já é um “trunfo” para a equipe.

Pensando racionalmente, não vejo com bons olhos a sua contratação, porém, como torcedor, não tem como dizer “não” para ele. Neto Baiano retorna ao seu lar.

@italoamorim07

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s