Avassalador e eficiente: esse foi o Ituano! – ANÁLISE TÁTICA ITUANO 5 X 1 SANTOS

Por Rodrigo Costa

ituano capa

Marcação alta, muita pressão ao portador da bola, definição rápida no último terço do campo e eficiência nas finalizações. Não, essa descrição não foi do Santos de Sampaoli desta vez, mas sim do Ituano de Vinícius Bergantin que replicou conceitos do Santos e aplicou uma goleada histórica em Itu.

Sampaoli voltou a armar o time no 4-4-2 em losango (algumas vezes em quadrado) com a volta de Diego Pituca, que era o volante pelo lado esquerdo com Carlos Sánchez sendo o volante pelo lado direito, e manteve Copete de lateral na linha de quatro defensores. Ofensivamente o Santos se organizava gerando amplitude com seus laterais, com Felipe Aguilar e Gustavo Henrique construindo com a ajuda de Alison, que recuava para fazer a saída Lavolpiana, mas às vezes a saída era feita apenas com os dois zagueiros. Como vem acontecendo desde os primeiros jogos, Jean Mota tinha total liberdade para se movimentar entrelinhas e realizar infiltrações.

itu 1Construção com saída Lavolpiana, mesmo após placar adverso.

Defensivamente o Alvinegro praiano se organizava no 4-3-3, com Jean Mota pressionando na primeira linha junto com os dois atacantes. Às vezes o Peixe se defendia no 4-4-2 quando Jean Mota recuava para a linha dos meio campistas, mas sempre com marcação alta e pressão pós perda. Mas nada disso deu certo. Aos 20 minutos já estava 3×0 para o Ituano, que utilizou das mesmas armas que Sampaoli. O time de Itu marcou alto, pressionou muito o portador da bola e definiu rápido após recuperar a posse de bola. Defensivamente se organizou com duas linhas de 4. Eficiente, brutal. Os dois primeiros gols aconteceram assim, com duas falhas de Felipe Aguilar.

itu 2Organização defensiva santista. Copete (em amarelo) fazendo perseguições individuais, muitas vezes quebrando a linha.

O time santista tentou ter calma, manter a posse de bola e buscar maneiras de diminuir o placar. A criação e finalização das jogadas passava muito pelas inversões de bolas para os laterais, principalmente Victor Ferraz, com o apoio de Carlos Sánchez por aquele lado – autor da assistência, pela direita, para o único gol santista em uma infiltração de Jean Mota para finalizar na área – mas como não era eficiente, o Ituano foi, através de contra-ataques constantes. Primeira etapa acabou 4×1 para o time de Itu.

itu 3Momento de criação do Santos.

Sampaoli voltou do intervalo com Yuri Alberto no lugar de Alison, modificando o time para um 4-3-3 na fase ofensiva, com o objetivo de ter uma referência alta na área, abrindo os outros dois atacantes (Derlis e Soteldo, depois Arthur Gomes). Sem Alison, a construção se baseava na aproximação dos dois volantes (Pituca e Sánchez) para criar superioridade numérica, deixando Jean Mota entrelinhas. Derlis, pela direita, e Soteldo, pela esquerda, fechavam em diagonal para darem espaço no corredor para os laterais. Na fase defensiva a mesma formação era utilizada, 4-3-3, e quando o Ituano estava na fase da criação, os dois atacantes das beiradas recuavam para ajudar a defesa, fechando, portanto num 4-5-1 em alguns momentos.

itu 4

Observe alguns números do jogo de acordo com o SofaScore. Mostrando que Sampaoli apesar de modificar o esquema não modificou o seu modelo de jogo, mesmo não tendo sucesso, algo que o Ituano teve e muito, de maneira muito eficiente, fechando o placar após uma bola parada. Veja:

itu 5Estatísticas mostram a efetividade do Ituano e a manutenção do modelo de jogo do Santos

A derrota viria em algum momento, mas do jeito que aconteceu enaltece os defeitos do time santista. Copete não compromete como ala em uma linha de 5, mas como lateral na linha de 4 é fraco, ainda há a necessidade de um centroavante e talvez um meia armador ou um atacante pelas beiradas. O Ituano foi gigante, eficiente e inteligente. Soube aproveitar as falhas individuais santistas (Felipe Aguilar foi terrível, participação negativa em 4 gols do adversário) mas muito por causa da estratégia montada por Vinícius Bergantin. O Santos precisa de reforços pontuais e necessários para Sampaoli poder brigar por títulos maiores.

Já conhece nosso clube de vantagens?img-20190202-wa00201284753307.jpg

@costa_rodrigo95

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s