Aleluia! A 1° vitória alvinegra em 2019 – ANÁLISE TÁTICA BOTAFOGO 3 x 0 BOAVISTA

Por Guilherme Monteiro

WhatsApp Image 2019-02-03 at 21.58.31

Finalmente a 1° vitória do Botafogo em 2019, a equipe voltou a mostrar um bom futebol em Bacaxá, baseado num jogo mais reativo, com muitos lançamentos e contra-ataques velozes. O Boavista viu sua estratégia ser desmontada logo aos 2’ quando o Botafogo abriu o placar e mudou a história do jogo.

O Botafogo teve a seguinte disposição: Gatito, Rickson, Carli, Gabriel e Jonathan, Jean e Alex Santana como interiores, R. Pimpão, Ferrareis e Erik e Kieza na frente.

O Botafogo foi mortal logo no início do jogo, aos 2’ abriu o placar com Gustavo Ferrareis.

Gustavo Ferrareis era responsável pela criação. E por sinal foi o melhor jogador que foi testado na posição, após falhas com João Paulo, Alan Santos e Luiz Fernando. Fez bons lançamentos, verticalizou bem as ações da equipe alvinegra, que até então era a principal dificuldade ofensiva da equipe. Trocou constantemente de posição com Erik. No 1° tempo o Botafogo buscava sair pelo chão, conquanto o Boavista pressionava bastante a saída de bola alvinegra, forçando o arqueiro Alvinegro a diversos chutões. Quando saia pelo chão o Alvinegro saía com a bola na base de uma saída sustentada em encaixes 3+2.

WhatsApp Image 2019-02-03 at 21.58.31Fonte: Guilherme Monteiro, Edição: PicsArt Guilherme Monteiro.

Saída sustentada nos moldes: 3+2 (com 2 zagueiro e 1 lateral = 3 + 2 meio campistas).

A construção era por meio de lançamentos de Carli, que teve até bom aproveitamento nesses lances tendo 45% de acertos nesses lances, Kieza foi crucial ao reter bem as bolas lançadas pelo xerifão alvinegro.

WhatsApp Image 2019-02-03 at 21.58.31

Num desses lançamentos sai o 2° gol do alvinegro. Carli lança a bola pro campo de ataque, Kieza faz dá uma “raspadinha” e sobra para Erik de pé esquerdo ampliar o placar.

Erik fez sua melhor apresentação dele no ano até aqui, teve liberdade de movimentação, jogou aberto pelo lado esquerdo, cortando pro meio e atacando o espaço que a defesa do Verdão de Saquarema deixava, quando os zagueiros iam marcar Kieza. Kieza fez uma boa partida, com muita mobilidade, se posicionava no aberto pelo lado esquerdo, teve muitas vitórias nos duelos aéreos e reteve muitas bolas no campo ofensivo e foi peça crucial na hora de puxar a marcação e abrir espaços.

O Botafogo na bola parada defensiva fazia uma marcação mista com Erik e Luiz Fernando na sobra prontos para ligar o contra-ataque

WhatsApp Image 2019-02-03 at 21.58.31Fonte: Guilherme Monteiro, Edição: PicsArt Guilherme Monteiro.

Pimpão um dos melhores em campo hoje, com boas ações, ora por dentro, ora dando boa profundidade, em boa parte da partida sofreu com a falta de associações com o lateral direito improvisado Rickson, ainda sim contribuiu com assistências e desempenhou muito bem a fase defensiva. O jovem lateral Jonathan se apresentou muito bem na partida com muitas subidas a linha de fundo, fez algumas infiltrações e foi coroado com o gol que deu números finais ao jogo.

Boavista:

A equipe de Eduardo Allax, que vinha fazendo boas atuações até aqui, porém com o alvinegro marcando o 1°gol muito cedo destruiu as pretensões do verdão de marcar num bloco mais baixo e apostar exclusivamente nos contra-ataques, quando teve que propor o jogo a equipe teve muita dificuldade e pouco assustou. A equipe de Saquarema assustava em bolas paradas, mas se resumiu a isso, chutes de fora foram uma arma pouco explorada pela equipe de saquarema, já que o Botafogo neste começo de campeonato expos uma falha de sempre dar a oportunidade do chute de longa distancia ao adversário. Dija Baiano foi o jogador que mais levou perigo a equipe alvinegra, com boas associações pelo lado esquerdo, retornava a base para buscar o jogo e criar algo diferente na equipe de saquá. O que o Boavista executou razoavelmente bem foi a pressão na saída de bola, com encaixes individuais bem interessantes.

WhatsApp Image 2019-02-03 at 21.58.31Pressão na saída de bola do Botafogo, por meio de encaixes individuais. Fonte: Guilherme Monteiro, Edição: PicsArt Guilherme Monteiro.

Scouts do 1° tempo:

Boavista: 51% de posse de bola

Botafogo: 49% de posse de bola

Finalizações certas do Boavista: 1

Finalizações erradas do Boavista: 3

Finalizações Certas do Botafogo: 5

Finalizações erradas: 2

Dados: Footstats

2° Tempo:

O 2° tempo começa com um Botafogo marcando em um bloco mais baixo num 4-4-2 clássico, com Erik e Kieza mais a frente e com os extremos Ferrareis e Pimpão recompondo, com Ferrareis na esquerda e Pimpão na direita.

WhatsApp Image 2019-02-03 at 21.58.31Fonte: Guilherme Monteiro, Edição: PicsArt Guilherme Monteiro.

Neste 2° tempo houveram várias trocas de posições entre o quarteto ofensivo do Botafogo, ora Pimpão na esquerda, ora no centro, Erik ora centralizado, ora aberto pela direita, Ferrareis/Luiz Fernando, ora centralizado, ora na esquerda, ora na direita, Kieza/Leandro Carvalho ora no centro, ora pela esquerda. Neste segundo tempo o Botafogo tirou o pé e se limitou a administrar o jogo, promoveu algumas substituições e poupou alguns atletas que demonstravam cansaço. Aos 15’ do 2° tempo Zé retira Ferrareis e coloca Luiz Fernando que se limitou a ajudar na marcação. Aos 19’ do 2° tempo sai Alex Santana que dos homens do meio campo foi o que teve uma atuação mais discreta e coloca Alan Santos para dar um novo gás e intensidade na marcação, contudo demonstrou lentidão e exagero em cometer faltas bobas. E por fim aos 26’ Kieza dá lugar a Leandro Carvalho que pouco produz em campo e demostra desinteresse quando entra nas partidas.

Essa partida nos fez concluir que: Jonathan não pode ser reserva, com Carli a defesa se demonstra mais segura e sólida, Erik por dentro se tornou uma boa alternativa até o retorno de Léo Valencia. Agora o Alvinegro encara o seu 1° grande desafio no ano: A Copa Sul- Americana contra o Defensa y Justicia de Sebastian Beccacece.

Acesse nosso clube de vantagens e seja sócio do MWFutebol.

img-20190202-wa00201284753307.jpg

@Guizaomb19

 

Anúncios

2 comentários sobre “Aleluia! A 1° vitória alvinegra em 2019 – ANÁLISE TÁTICA BOTAFOGO 3 x 0 BOAVISTA

Deixe uma resposta