MESSI AINDA MAIS PROTAGONISTA – Análise do Barcelona de Ernesto Valverde

Por Breno Barbosa

Nas últimas temporadas, o Barcelona ficou marcado pelo famoso “tic-tac”, ou seja, por proporcionar um jogo posicional (valorização da posse de bola, jogadores ocupando suas posições definidas e aguardando para recebero passe. Além de realizaremassociações e triangulações). Pep Guardiola foi o principal protagonista deste modelo no século XXI, utilizando muitos atletas de Lá Masia (categoria de base), com a chegada do novo comandante Ernesto Valverde, às ideias principais foram mantidas, porémsofreram algumas mudanças de mecanismos, principalmente nas construções ofensivas.

Os Culés utilizam o esquema 4-3-3, mas com algumas variações (atuam no 4-1-4-1, 4-4-2 e outros modelos, varia de acordo com o contexto da partida e às ambições do time dentro de campo), entretanto sempre com Lionel Messi tendo muita liberdade para flutuar em todos os setores. Na recomposição, o argentino é quem menos tem responsabilidade de marcar, e quando tem a posse, o camisa 10 pode atuar em qualquer faixa do campo, tendo liberdade para atuar da forma que preferir, de acordo com a leitura que ele faça do adversário.

WhatsApp Image 2019-01-29 at 15.50.25

FUNÇÕES: Os laterais (Sergi Roberto e Jordi Alba) dão amplitude e atacam os espaços no corredor; Os zagueiros (Piqué) e (Lenglet)realizam a saída e coberturas nas costas dos laterais;o pivote Busquetsfica centralizado como primeiro homem no meio-campo, mas recua entre os zagueiros para a saída Lavolpiana;Arthur é um interior ritmista e faz algumas movimentações para receber a bola na zona descoberta; Rakitic tem função parecida, entretanto auxilia muito no lado direito e chega como elemento surpresa na área do adversário; Ousmane Dembele é a velocidade para quebrar uma linha de marcação, o extremo afunila muitopara o meio, abrindo espaço no corredor, consequentemente aproxima-se de Suárez e realiza associações; Suárez é muito participativo e oferece apoio, sendo em diversos momentos acionado por seus companheiros; Messi é quem gera o desequilíbrio final, com liberdade para flutuar, o “Et” gosta de partir em diagonal, atuar nas entrelinhas e atacar os espaços.

Irei destrinchar os principais pontos positivos do time Catalão, entretanto é necessário lembrar do que, para mim,é o principal defeito dos espanhóis: A transição defensiva. Por ser uma equipe que ataca com quase todos seus jogadores, por muitas vezes tem os dez atletas de linha no campo ofensivo, quando perde a posse da bola, a recomposição é lenta e espaçada, dando muitas oportunidades para o adversário criar o contragolpe em velocidade e levar perigo a meta de Ter Stergen.

WhatsApp Image 2019-01-29 at 15.50.25O Bétis colocou sete jogadores no grande área do Barcelona e marcou o gol. A recomposição Blaugrana foi lenta e os blocos ficaram espaçados, gerando espaços na entrelinhas.

Principais Características do Barcelona de Ernesto Valverde

  • Posse de bola:O Barça tem enraizado a cultura de ter a posse em seu domínio, valorizando e tendo paciência para achar os espaços. Apesar de aumentar seu repertório e utilizar por muitas vezes o passe vertical, essa característica ainda é bastante presente durante as partidas
Troca de passes do Barcelona, time faz associações rápidas e precisas, com movimentações a todo instante.
  • Saída Lavolpiana:O sistema defensivo sempre procura iniciar a saída com passes curtos e girando a bola, desta forma um membro do meio-campo recua até a base e torna-se um “zagueiro”, formando uma linha de 3, ele fica responsável por dar superioridade numérica quando o adversário for pressionar. Os outros dois componentes do meio-campo, tornam-se opções para um passe pelo meio, ocupando a entrelinha. Caso o time perca a bola, eles realizam rapidamente a recomposição.
Rakitic recua e auxilia os dois zagueiros na construção, quando a bola está no campo ofensivo, o croata avança e fica na proteção. Os outros dois meias interiores ficam próximos, por isso essa construção também é conhecida por “saída 3-2”.
  • Amplitude: Os laterais são os principais responsáveis por gerarem amplitudes. A ideia de usar todo o campo, de aumentar a largura, consequentemente abrir a defesa adversária, é utilizada com os dois laterais. Ambos sobem no mesmo momento e ficam abertos, explorando o corredor.
dsSergi Roberto e Jordi Alba dando amplitude.
  • Pontas construtores: Como os laterais geram amplitude e profundidade, os extremos (por muita vez apenas um, pois Messi circula o tempo todo), tem a missão de afunilar pelo meio, gerando espaços pelos lados (para os laterais apoiarem), além de criarem jogadas pelo meio e se aproximarem do centroavante Suárez, é aonde acontece associações e triangulações.
Dembele e Coutinho estavam atuando como extremos, os dois afunilaram para o meio e aproximaram-se do centroavante, explorando a entrelinha.
  • Velocidade na transição ofensiva:O time é letal quando arma o contra-ataque, são poucas passes e muita velocidade, sempre com duas ou três opções para o portador realizar a assistência. Isso capacita a equipe quando é sufocada, pois tem uma saída veloz e eficaz.

O time de Valverde deu aula neste contragolpe e marcou um belíssimo gol, essa intensidade na transição ofensiva vem sendo uma marca nesta temporada.

  • Pressing: Antigamente, o Barcelona optava pela pressão pós-perda 3s, ou seja, o jogador tinha três segundo para combater seu oponente e recuperar a posse. Com Valverde, os atletas não mantém a mesma intensidade, entretanto pressionam o portador e obriga ao erro. Quando recupera, fica mais próximo da baliza adversária e com recursos para conseguir a finalização.
dsBarcelona com encaixes individuais e pressionando o adversário, desta forma encurrala seu oponente e ocupa o campo ofensivo.
  • MESSI POTENCIALIZADO: Quando você tem o melhor do mundo na sua equipe, você precisa pensar como torná-lo peça chave do esquema. Valverde optou por dar carta branco ao argentino e deixá-lo realizar todas às ações necessárias. Messi atua nas entrelinhas, ao receber o passe, parte em diagonal e na maioria das vezes, opta pelo passe em profundidade para Alba ou a finalização de média distância. Fora essas características bem conhecidas e quase impossíveis de marcar, ”lá pulga” é simplesmente genial, pois encontra espaços inexistentes e nos proporciona momentos mágicos. Ernesto conseguiu tirar o melhor de Léo, isso fez com que exista uma dependência gigantesca e dobra as responsabilidades em cima do “Goat’

Messi controla a bola e o tempo, o argentino deu uma assistência magnífica para Jordi Alba e o lateral aproveitou a oportunidade.

Esses são os pontos principais para o funcionamento dos catalães, porém algumas peças recebem um destaque maior dentro do plano de jogo do professor Valverde. Irei mencionar os que vejo como os elos desta equipe: Ter Stergen, Jordi Alba, Arthur e Lionel Messi.

Ter Stergen: Além da qualidade em baixo das traves, sendo protagonista em diversos duelos, o arqueiro é fundamental para iniciar a construção das jogadas, pois tem ótima visão de jogo, precisão nos passes e frieza para trabalhar sob pressão e com pouquíssimo espaço. Por realizar um jogo propositivo e posicional, ter o goleiro trabalhando com os pés e tornando-se uma peça a mais nas contratações, é fundamental para os Culés.

Ter Stergen tem qualidade com a bola nos pés e inicia às jogadas, o arqueiro também é muito bom em baixo das traves, um goleiro completo.

Jordi Alba: O lateral-esquerdo participa de grande parte das ações ofensivos, sendo a principal procura de Messi quando está em diagonal, pois Alba da profundidade e principalmente amplitude, explorando todo o corredor esquerdo e sendo uma válvula de escape. O espanhol é muito inteligente, tem uma leitura qualificada e velocidade incrível, isso o torna indispensável para Léo Messi ser potencializado. O lateral já tem 14 assistências na temporada, atingindo sua melhor marca desde que chegou ao clube catalão.

dsO capitão Messi sempre procura Jordi Alba, que explora o corredor e mostra sua importância no poio ofensivo.

Arthur: Apesar de ter pouquíssimo tempo no futebol espanhol, o volante brasileiro sente-se em casa e atua com a classe necessária para ser um dos destaques dentro das quatro linhas. Arthur é muito inteligente com e sem a posse, ele ocupa espaços, sabe controlar a bola, éritmistae dinâmico, além da perfeição nos passes (em diagonal, profundidade, ruptura e inversão). O brasileiro é o termômetro do meio-campo, responsável por acelerar os lances ou valorizar a posse, ditando o ritmo das ações ofensivas do Barcelona.

ds

Arthur erra pouquíssimos passes e sabe cadenciar nos momentos corretos, sendo o ritmista da equipe espanhola.

O brasileiro deu um belíssimo passe em ruptura e Rakitic infiltrou-se para marcar o gol.

MESSI: Lionel Andres Messi, 31 anos e uma qualidade fora do normal. Após ser o melhor do mundo cinco vezes, o argentino está ainda mais decisivo e protagonista nesta temporada, simplesmente letal no último terço e inteligente em todos os quesitos. Faltam adjetivos para elogiar o “Et”, é incrível como ele atua, flutua nas zonas do campo, comportamento corporal, sua parte conectiva e tomadas de decisões. Messi é completo e tem liberdade para fazer o que quiser em campo, sem tantas obrigações táticas, mas responsável por desequilibrar uma partida e garantir vitórias para o treinador Ernesto Valverde. (26 jogos na temporada, 27 gols e 14 assistências).

Messi recebe na entrelinha, acha Jordi Alba no corredor, infiltra-se na grande área e finaliza para marcar o gol. É praticamente impossível deter o melhor do mundo.

O Barcelona tem diversos talentos individuais e alguns mecanismos interessantes, apesar de ser imprevisível em campo, pois não consegue controlar mais tanto os jogos, como nas últimas décadas. É extremamente divertido acompanhar às partidas, pois a intensidade vem sendo maior e sempre uma oportunidade acompanhar Luís Suárez e principalmente Lionel Messi em ação. Classifico os Blaugranos como um dos favoritos para conquistar a Champions League e o principal candidato a Lá Liga e Copa do Rei, ainda mais se contar com o melhor de Messi na reta decisiva dessas competições.

Vamos aprender juntos? Acesse o clube de vantagens do MW Futebol!

@12brenobarbosa

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s