Como Fernandão e Gilberto podem se encaixar no ataque do Bahia

Por Michel Corbacho

ds

O Bahia apresentou nesta semana o retorno do atacante Fernandão. O Tricolor adquiriu os direitos econômicos do atleta junto ao Al-Wehda da Arábia Saudita por R$ 4,5 milhões que serão pagos, parcelados, durante o tempo de contrato do jogador no clube – até o final de 2020.

Assim, o Bahia terá duas opções de alto nível para a posição de centroavante: Gilberto e Fernandão. A expectativa da torcida é vê-los em campo, ainda que Enderson Moreira tenha citado como uma opção válida, porém em situações eventuais.

A verdade é que, ao menos por agora, dificilmente possamos ver Gilberto e Fernandão atuando juntos entre os titulares do Bahia. Enderson teria que mudar a forma de atuar da sua equipe, organizar a recomposição e – talvez – até mudar a formação tática. Mas… não seria a função do treinador tentar encaixar os melhores na equipe principal?

O desenho inicial do Bahia é o 4-2-3-1, deste modo, atua com um único centroavante de origem. Existe a possibilidade da inclusão de Fernandão sem variar o esquema tático, visto que, Gilberto já demonstrou qualidade e poder de movimentação para fazer o chamado “fora área”.

Por características, Gilberto sai da referência para a infiltração dos homens que chegam de trás. É fato que o atacante opta por atuar mais próximo ao gol, porém, ele pode vir a fazer a função de Guilherme neste 4-2-3-1 atual – se posicionando por trás do centroavante, que no caso, seria o Fernandão.

dsFoto/Flagra: Michel Corbacho

Outra ideia seria alterar a formação tática. Possibilidade mais remota, visto que, agrada à Enderson Moreira atuar com jogadores pelos flancos (extremos).De todo modo, um 4-4-2, ao fortalecer o meio de campo na marcação e deixar Gilberto ao lado de Fernandão no ataque. Vale ressaltar, por exemplo, que Gilberto atuou ao lado de Lucas Pratto na época que vestiram a camisa do São Paulo.

O mapa de calor de Gilberto da temporada anterior demonstra o quão o atacante se movimenta e sai da referência. Ainda assim, Gilberto foi o artilheiro do Bahia no Campeonato Brasileiro 2018 ao marcar oito gols com a camisa do Esquadrão.

ds

Contudo, para que haja uma formação com a presença de Fernandão e Gilberto no setor ofensivo, deve-se haver uma organização e disposição tática dos demais no momento da recomposição. O fato é que, em algum momento – nem que seja a pedidos da torcida – Enderson Moreira vai escalar Gilberto ao lado de Fernandão na equipe titular do Bahia.

@michelcorbacho

Anúncios

Deixe uma resposta