Análises de reforços do São Paulo – Willian Farias

Por Pedro Galante

funil

Willian Farias, volante de 29 anos é o sétimo contratado pelo São Paulo. Willian foi revelado pelo Coritiba, teve passagem pelo Cruzeiro e seu último clube foi o Vitória, rebaixado na temporada passada.

Farias é de longe a contratação mais questionável dos sete reforços anunciados até então. O jogador chega para atuar em um setor que já conta com nomes como Jucilei, Hudson, Luan e Liziero. Hernanes e Araruna também pode ser aproveitados na posição.

Willian disputou 21 partidas, quatro delas partindo do banco. Deu uma assistência e recebeu dois cartões amarelos. Atuou como primeiro volante, sendo bem participativo na saída de bola. Tem um bom chute de média-distância, muitas vezes funcionando como elemento surpresa. Vamos compará-lo com seus companheiros de posição:

jesus risos

Analisando os números percebemos que Jucilei é o jogador que mais produz passes, sejam eles importantes ou longos. Willian Farias se mostra superior no quesito de chutes e de acerto no passe. Pela tabela Luan parece ser muito inferior, mas há uma característica de Luan que os números não conseguem expressas: seu dinamismo. Willian Farias e Jucilei são pesados e lentos, enquanto Luan é bem mais móvel, até por isso pode atuar mais a frente.

jesus risos

Agora analisando a questão defensiva. Percebe-se que Willian não tem muito poder de recuperação, como indicam os baixos índices de desarmes, interceptações e cortes. Vale destacar que a pressão na bola, maior mérito de Luan na fase defensiva é muito difícil de ser colocado em números.

Willian Farias certamente não é mau jogador. Os fatores que tornam sua contratação questionável não estão ligados à sua técnica. O jogador tem problemas com lesões, desde 2017 não tem conseguido disputar quinze partidas em sequência sem se lesionar. Outro fator negativo é sua instabilidade, varia constantemente entre bons e maus momentos. Por fim, uma preocupação muito válida é se a chegada de Farias não tiraria espaço de Luan e Liziero, jovens volantes do elenco, ou até mesmo jogadores que integram o sub-20e poderiam subir eventualmente.

Existe também a possibilidade de a contratação do jogador ser um pedido de Vagner Mancini, o novo diretor de futebol. Ambos trabalharam juntos no Vitória e tem uma relação de confiança. O trabalho de Mancini é fazer o elo entre o grupo do futebol e o administrativo, Farias seria sua voz no vestiário.

@Pedro17Galante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s