Análise de reforços – HERNANES

Por Pedro Galante

jesus risos

Hernanes é o quinto e principal reforço do São Paulo para 2019. Depois de ser fundamental na luta contra o rebaixamento em 2017, o Profeta volta pela terceira vez ao tricolor paulista e alegra os torcedores. Com um novo contrato de 3 anos, a informação é de que três milhões de euros (R$13,2 milhões) foram pagos ao Hebei Fortune, clube chinês.

É sem dúvidas a peça que faltava ao elenco. Ocupa a vaga de líder, traz hierarquia técnica e mental. Vamos ver a seguir como Hernanes se saiu na última temporada na China e como ele pode agregar ao São Paulo.

Na Super Liga Chinesa, Hernanes jogou 13 partidas, todas como titular. Marcou três gols, recebeu um cartão amarelo e não deu nenhuma assistência. De acordo com o WhoScored foram oito jogos como meia-central, dois como meia-esquerda, dois como meia atacante e um como volante. Veja abaixo alguns dados mais específicos do atleta:

jesus risos

Léo Hartung, analista dos times chineses no MW Futebol conta um pouco como foi a passagem do meio-campista na China. “O Hebei teve um treinador por semestre, os dois tinham ideias diferentes e isso refletia no posicionamento de Hernanes. Com Pellegrini jogava de meia-central em um 4-3-3/4-1-4-1 atacando os espaço gerados pelo falso nove do time. Com Coleman atuou inicialmente como segundo volante em um 4-4-2 e posteriormente como um meia avançado no 3-4-2-1.”

Como podemos perceber Hernanes é bem versátil e isso gera uma discussão acerca da melhor forma de utilizá-lo. Existem três principais possibilidades. A primeira é como jogou com Pellegrini, um meia central no 4-3-3. A segunda como meia-atacante no 4-2-3-1, com menos preocupações defensivas. Uma outra alternativa interessante é como segundo volante, para qualificar a saída de bola.

jesus risos

As principais possibilidades de Hernanes no São Paulo. (Foto: LineupBuilder)

Partindo desse leque de possibilidades, vamos comparar Hernanes com dois jogadores de posições diferentes: Nenê, que é meia-atacante; e Liziero que é um meia-central/ segundo volante. Veja a comparação abaixo:

jesus risos

Analisando esses dados, podemos traçar os perfis dos jogadores e entender melhor como Hernanes pode agregar ao São Paulo. Liziero é um jogador importante para manter a posse da bola, tem o maior índice de acerto de passe e o menor de perdas de posse. Hernanes e Nenê já se mostram mais ofensivos com índices de chutes e de perda de posse mais altos. Nenê tem vantagem em duas estatísticas importantes: passes importantes e participação em gol. Essa vantagem se deve ao fato de Nenê quase não desempenhar um papel defensivo, ficando mais “solto” para atacar. Veremos a seguir o comparativo dos dados defensivos:

jesus risos

Aqui podemos ver como Nenê é pouquíssimo ativo na fase defensiva, com nenhuma estatística acima de um. Hernanes por sua vez já contribui mais. Tem o dobro na média de interceptações, e é o melhor nos quesitos desarmes e duelos aéreos ganhos. A conclusão que se chega é que Hernanes é um jogador único no elenco. Tem poder de chegada, mas também contribui sem bola.

Para finalizar, mais um breve relato de Léo Hartung: “ A versatilidade de Hernanes permitia jogasse em posições diferentes sem deixar de desfilar suas virtudes: o vigor para acelerar as transições, boa leitura para ocupar entrelinha e atacar espaços próximos ao gol e a precisão na finalização de longa/média distância. Embora tenha destaque no processo ofensivo, seu perfil combativo e a rápida recuperação são destacáveis. ”

Hernanes será extremamente importante para o São Paulo em 2019. Além de exercer o papel de líder, será muito importante taticamente para manter o meio-campo funcionando.

@Pedro17Galante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s