Analisando a conexão de passes das equipes através de Índices Quantitativos

Por Rafael Maciel

A conexão de passes é fundamental dentro do jogo de futebol, independente do estilo das trocas de passes (mais longas ou mais curtas), pois através da qualidade dessas conexões que as equipes podem progredir no campo adversário em busca da vitória.

Na medida em que as análises foram evoluindo, os “campogramas analíticos” também foram acompanhando as evoluções e nos deparamos com o Passing Network(conforme modelo abaixo do 11tegen11), onde nos deparamos com o posicionamento médio da equipe, considerando as linhas de passes, suas frequências e jogadores mais influentes (com mais passes trocados).

funil

Imagem do site 11Tegen11

Através desta abordagem, é possível analisar qualitativamente as conexões de passes das equipes, ou seja, seu comportamento, rotas preferenciais e os jogadores primordiais da cadeia de passes.

Mas como analisar quantitativamente as conexões de passes?

Agregando a quantidade de passes trocados, % de passes certos e passes decisivos, junto ao Passing Network (exemplo acima), obtemos uma breve noção de como esse fluxo de passes ocorreu, mas ainda não é possível, por exemplo, analisar se coletivamente os passes foram bem executados entre quem efetua o passe e quem o recebe.

Mesmo aparentando ser algo simples de se medir, o passe está no centro de diversos aspectos preponderantes dentro do jogo: qualidade técnica do passador, qualidade de domínio do receptor, poder de interceptação do adversário, condições do gramado, tomada de decisão, etc.

funil

Ou seja, um simples passe, contempla muitos fatores que o torna muito mais complexo e acaba exigindo dados mais “sofisticados” do que simplesmente o TOTAL DE PASSES CERTOS.

funil

Imagem do Artigo – O que seria linha de passe e quais as suas abrangências (Caio Gondo)

funil

  • NÚMEROS QUE NOS AUXILIAM NAS ANÁLISES DOS PASSES

Média dos Valores Informados no Whoscored

Estes são alguns exemplos de indicadores extremamente úteis para analisar a qualidade e o comportamento dos passes das equipes.

Para complementar ainda mais essa análise e utilizando os dados coletados no site Whoscored, montamos um critério para o INDICADOR DE CONEXÃO DE PASSES!

funil

Justificativa: Desse modo, estimamos a proporção dos Passes Não Interceptados pelo adversário, em relação ao total de passes certos (pois desconsidera os passes para fora). A ideia é fornecer um número que represente o quão difícil é interceptar a conexão dos passes certos da equipe.

Para descobrir se estávamos no caminho certo com os valores refletindo a realidade, definiu-se que a validação deste novo índice se daria através do resultado apresentado pelo Manchester City de Guardiolana PremierLeague 2018/19 (uma vez que Pep é praticamente a personificação do Jogo de Posição e extrema valorização de troca de passes): se o City estivesse entre os primeiros, o indicador seria considerado promissor e seria incorporado nas análises. Mas se o City estivesse com resultados abaixo da média, a métrica estaria invalidada e não seria utilizada.

passe

Resultado: Aprovado! Guardiola e Sarri lideram na PremierLeague e o Atlético-PR montado por Diniz e melhorado por Tiago Nunes, lideraram no Brasileirão!

Com este resultado, passamos à ter incorporado mais um Indicador de Desempenho que pode ser útil nas nossas análises.

Deixe suas dúvidas e opinião sobre o Indicador de Conexão de Passes nos comentários!

Materiais Relacionados com Linhas e Conexões de Passe Recomendados:

Bolívar Silveira (Footure) aborda as conexões de passe mais realizadas por cada uma das 16 seleções classificadas para as oitavas de final da Copa do Mundo 2018: http://www.footurefc.com.br/blog/conexao-russia/

Caio Gondo (Medium) falando sobre a caracterização das linhas de passe e suas abrangências: https://medium.com/@CaioGondo/o-que-seria-linha-de-passe-e-quais-as-suas-abrang%C3%AAncias-9068fb36e8db

Ted Knutson (StatsBomb) explicando o que são as Redes de Passee (Passing Networks) e como são montadas: https://statsbomb.com/2018/08/explaining-xgchain-passing-networks/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s